Um blogue que será o ponto de encontro da BE/CRE com toda a comunidade educativa. Um ponto de encontro de partilha/cooperação, experiências positivas e motivadoras... Um blogue ponto de encontro para todos os que diariamente se entregam a um trabalho exigente mas enriquecedor... Um ponto de encontro de professores, alunos e restante comunidade educativa com a sua BE/CRE. O blogue do Agrupamento Vertical de Escolas da Abelheira.
domingo, 10 de janeiro de 2010
Livro seleccionado para o Concurso de Leitura - 3.º ciclo.
Aventuras de João Sem Medo
Poucos livros conseguiram operar de forma tão nítida este prodígio:
Foi escrito para a juventude, mas os chamados adultos identificaram-se plenamente com o universo mágico que ele encerra
José Jorge Letria
Autoria: José Gomes Ferreira
Data de publicação: 1963
Local de publicação: Lisboa
Recorrendo a um imaginário mágico, prodigioso de imaginação e engenho narrativo, João Sem Medo é “…um rapaz que vive em Chora-Que-Logo-Bebes …onde os homens, perdidos dos enigmas da infância, haviam instalado uma espécie de Parque de Reserva de Entes Fantásticos.”
Fábula fantástica por vezes de inspiração surrealista, retrata um “estar” que, de todo, não nos é alheio, “…os choraquelogobebenses — infelizes chorincas que se lastimavam de manhã até à noite — mal tinham força para arrastar o bolor negro das sombras…” transporta-nos de uma imagem de um Portugal – Estado Novo, para a nossa vivência num país que no século XXI mantém inalterável um estado de espírito, “…a andarem de monco caído, sempre constipados por causa da humidade, e a ouvirem com delícia canções de cemitério ganidas por cantores trajados de luto, ao som de instrumentos plangentes e monótonos.”
João Sem Medo, somos nós, ou muitos de nós, que nos refugiamos na utopia, no sonho, acabando a maior parte das vezes, não resignados, mas antes num estado de sobrevivência quotidiana, na esperança que um João qualquer, mas sem medo, desmantele o “Muro” que nos priva do livre pensamento. “…um dia, João Sem Medo farto de tanta chorinquice e de tanta miséria que gelava as casas e cobria os homens de verdete, disse à mãe…”. Folheia este maravilhoso livro e enquantra mil e uma aventuras de fascínio e encantamento!
Podes lê-lo, também, clicando em:
http://www.dquixote.pt/pdf/aventurasdejoaosemmedo.pdf
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário