O Museu Virtual RTP ( http://museu.rtp.pt/ ) é uma iniciativa que tem como objectivo dar a conhecer ao público em geral uma parte importante da colecção museológica de rádio e televisão.
Esta iniciativa vem permitir, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de um conjunto de novas aplicações interactivas, que realçam o papel de vanguarda que se pretende desenvolver na área criativa e da inovação deste projecto.
O conceito do Museu Virtual RTP parte de uma visita por diversos espaços, objectos, imagens, vídeos e documentos, que possibilite ao utilizador "viajar" de uma forma graficamente apelativa, proporcionando-lhe uma experiência interactiva cativante pelo mundo da Rádio e da Televisão .
O Museu Virtual RTP disporá de uma versão em inglês. Começou o seu percurso, em 2009 e a solução técnica foi desenvolvida pela Wiz Interactive.
A visita virtual é feita através de flash vídeo com capacidade interactiva em 3D. Dispõe ainda de uma galeria com imagens/vídeos de peças museológicas, complementadas com conteúdos - televisivos e radiofónicos - que fizeram história em Portugal e no mundo. Todo este material está organizado por décadas, permitindo efectuar a pesquisa através de um motor de busca.
Paulatinamente, irá contar com novos conteúdos, destacando-se o acesso à base de dados da área museológica da RTP, uma visita virtual em flash vídeo com capacidades interactivas em 3D à Nova Colecção Visitável de Rádio e Televisão e uma visita ao 1.º carro de exteriores da RTP. Poderemos também ter acesso a uma galeria de exposições temporárias, um Estúdio Virtual de Televisão (onde o utilizador, que possua uma Webcam, poderá gravar o seu próprio programa), um laboratório técnico, jogos didácticos, alargando, desta forma, a dinâmica deste projecto e criando novos pólos de interesse para os utilizadores.
A dinâmica deste projecto foi complementada com a abertura ao público de uma Nova Colecção e Reserva Visitável Museológica de Rádio e Televisão, espaço instalado na Sede da RTP, em Lisboa. Com a conclusão destas acções, a RTP concretizou mais uma das suas missões de Serviço Público.
Sem comentários:
Enviar um comentário