Catálogo da BE

sábado, 31 de outubro de 2009

A BE/CRE enquanto estratura educativa.


A dinâmica de uma Biblioteca Escolar/CRE deve interpelar para o desafio da formação integral dos nossos educandos, num horizonte de princípios promotores de uma participação cada vez mais consciente, livre e responsável porque, enquanto cidadãos, são eles os construtores da sociedade e os dinamizadores dos valores culturais do país.
A Biblioteca Escolar/CRE deve, também, contribuir para a construção de uma Escola “de todos, para todos, de sucesso e qualidade”, aberta ao exterior, numa dialéctica de competitiva/complementaridade. Numa sociedade em crescente formação/informação, esta Escola tem que, obrigatoriamente, fornecer aos alunos não só este binómio, mas também contribuir para uma formação integral do indivíduo enquanto cidadão, ser necessariamente social e, por isso, ser interveniente, com deveres e obrigações, consciencializados que interagem numa sociedade de valores e normas de conduta, que existem não para tirarem ou restringirem a nossa liberdade, mas para que possamos e sejamos capazes de respeitar a liberdade dos outros.
Tendo como princípio que a razão de existir da Escola começa e acaba no aluno, ela deve incutir neste não só uma instrução dita “formal”, mas também uma vertente marcadamente cultural e social e deve, deste modo, contribuir para a satisfação plena dos jovens que a procuram.
De facto, “é assim a Escola que queremos” e, para isso, a Biblioteca Escolar vai procurar motivar todos os intervenientes no processo educativo, promovendo uma gestão participativa e colaborando, também, com diversos parceiros educativos (culturais e sociais). Pretendemos construir uma Escola mais dinâmica, mais interventiva, mais cultural/social, uma autentica , uma oficina de prazer e lazer. Uma Escola Global. Que todos sejamos autênticos artesãos e, como tal, que os nossos olhos se possam maravilhar com o trabalho saído das nossas mãos. Pode ser uma peça singela, mas é fruto do nosso trabalho, num processo de conquista de potencialidades e de promoção e integração no todo social, reflexo da nossa cidadania e da nossa formação global como Homens.
Para tal, a Biblioteca Escolar/CRE apresenta-se, também, como espaço privilegiado de aquisição e/ou desenvolvimento de competências académicas, muitas das quais transversais às várias disciplinas que constituem o currículo dos nossos alunos, mas também de todo um conjunto de competências e saberes que constituem o individuo enquanto cidadão, (co)responsabilizando-o e alertando-o para os valores da cidadania participativa/interventiva, rumo ao prosseguimento de estudos ou para a integração na vida activa.
Assim, a Biblioteca Escolar/CRE deve-se apresentar como um espaço aberto de cooperação e troca de informações e experiências. Existe para contribuir para uma melhoria continuada das aprendizagens significativas dos nossos alunos, contribuindo, desse modo, não só para o seu sucesso educativo mas também para combater o abandono escolar na medida que se apresentará como espaço privilegiado de integração dos alunos e de partilha e construção de saberes, apoiando os alunos nas várias dimensões da sua aprendizagem. Procuraremos edificar um espaço agradável, acolhedor e proporcionador de prazer, porque acreditamos que as bibliotecas escolares e os centros de recursos são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem e que nós próprios só poderemos evoluir se o fizermos em conjunto. Por isso, procuraremos fomentar a cooperação e a partilha de recursos, promoveremos actividade e projectos em colaboração com toda a comunidade educativa e com os vários actores sociais, económicos, políticos e culturais em que a nossa escola se encontra inserida, estimularemos a comunicação entre as escolas, e desenvolvemos instrumentos de gestão que ajudem a Biblioteca/CRE a atingir o seu objectivo. Apresentar-se-á como um local de descoberta e divertimento, no qual toda a comunidade educativa possa encontrar respostas para as suas dúvidas, pesquisar para os diversos trabalhos, ou simplesmente passar os tempos livres, num ambiente acolhedor e descontraído. Trata -se de garantir que a biblioteca escolar se assume, no novo modelo organizacional das escolas, como estrutura inovadora, funcionando dentro e para fora da escola, capaz de acompanhar e impulsionar as mudanças nas práticas educativas, necessárias para proporcionar o acesso à informação e ao conhecimento e o seu uso, exigidos pelas sociedades actuais.
Estas são as linhas mestras que nortearão o nosso trabalho enquanto Professores Bibliotecários enquanto dimensão da relação cooperativa entre todos os actores escolares e da comunidade onde a nossa escola se encontra inscrita.