Catálogo da BE

sábado, 4 de setembro de 2010

COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO MAR em Viana do Castelo

11 a 26 de Setembro - “2010: Ano do Marítimo”


A Câmara Municipal de Viana do Castelo associa-se ao Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, IP (IPTM) para as comemorações do Dia Mundial do Mar.

Sob o lema "2010: Ano do Marítimo", o IPTM disponibiliza na sua página da Internet o programa geral das comemorações um pouco por todo o país, incluindo Viana do Castelo, cidade onde a programação decorrerá entre os dias 11 e 26 de Setembro com diversas actividades.

O programa preliminar para Viana do Castelo está disponível no site do CMIA.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Escola de Darque comemora 20 anos de funcionamento e relembra antigo director.

O Agrupamento de Escolas de Darque no meio da preparação árdua de um novo ano ainda tem tempo para se lembrar que faz 20 anos e é preciso ter festa.

A actual EB23 Carteado Mena, na vila de Darque, iniciou o seu funcionamento há exactamente 20 anos. Para lembrar a data vai realizar uma abertura de ano lectivo especial no dia 10 de Setembro, a partir das 17 horas. Entre as actividades previstas inclui-se um homenagem ao professor Fernando Campos, anterior presidente do Conselho Executivo, já falecido.

Estas comemorações coordenam-se com uma recepção festiva aos novos alunos, a entrega de um Prémio relativo ao 1º lugar do Concurso BES para cartazes para as bibliotecas escolares e a entrega dos certificados dos adultos do Centro Novas Oportunidades.

EXPOSIÇÃO Escolar CMIA

“PROJECTO PEDAGÓGICO COMPOSTAGEM NAS ESCOLAS”

Exposição de trabalhos das 46 escolas envolvidas no projecto pedagógico “Compostagem nas escolas”.

Retratam um pouco do trabalho dinamizados pelas escolas do concelho de Viana do Castelo durante o ano lectivo 2009/2010 sobre este tema em escolas desde o pré-escolar ao ensino secundário.





LOCALIZAÇÃO DO CMIA: http://www.cmia-viana-castelo.pt/index.php?option=com_google_maps&Itemid=46

Para mais informações contacte o site do CMIA onde encontra um Banco de Imagens das actividades já desenvolvidas.

EXPOSIÇÃO TEMÁTICA DO CMIA



“BIODIVERSIDADE EM ESPAÇOS NATURAIS DE VIANA DO CASTELO”

Exposição produzida pelo Município de Viana do Castelo em parceria som a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.

Apresenta uma breve descrição dos espaços naturais mais marcantes do concelho e sua biodiversidade e um aquário de água doce.

Reporta-nos para a importância de reconhecer o valor que cada elemento natural tem no meio ambiente e necessidade da sua protecção.

Está disponível no CMIA o catálogo de conteúdos mais detalhados sobre o tema

A exposição estará patente no CMIA de Viana do Castelo até dia 16 de Outubro -- a entrada é livre.

Integrará a partir de Novembro de 2010 o conjunto de exposições itinerantes que o CMIA tem disponível para requisição por qualquer entidade.

ACTIVIDADES NO CMIA Viana do Castelo – SETEMBRO 2010


ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO “BIODIVERSIDADE EM MEIO AQUÁTICO, integrado no Programa Bandeira Azul da Europa.

4 de Setembro (17H00-19H00) - "Detectives de Animais"

O CMIA convida-nos a descobrir como encontrar os animais discretos que vivem nas Veiga de S. Simão.

Com recurso a armadilhagem, câmaras fotográficas automáticas, estações de cheiro e pesquisa de vestígios, procurar-se-á demonstrar ao público a presença de animais que habitam a Veiga de S. Simão, com maior ênfase nos mamíferos.

Horário: 17H00-19H00, com ponto de encontro no CMIA e saída às veigas de Viana do castelo (S. Simão e/ou Areosa).

Dinamizado por Pedro Gomes da Sociedade Portuguesa para a Vida Selvagem / Universidade do Minho.

11 de Setembro (9H00) - "Avifauna no litoral marinho"

Num percurso de barco, vamos descobrir as diversas aves que se interrelacionam com o nosso litoral, estuário e costa vianense.9H00: Ponto de encontro no CMIA.

9H15: Saída de barco para estuário e mar.

Dinamizado por Hélder Araújo e Jorge Santos da Sociedade Portuguesa para a Vida Selvagem / Universidade do Minho.

Inscrições obrigatórias para as duas actividades (participação gratuita). Jovens até aos 18 anos de idade devem ser acompanhados por adultos.









quinta-feira, 2 de setembro de 2010


Campeonatos escolares superTmatik - ano lectivo 2010/11 - com inscrições abertas para escolas.

Destinados a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico de escolas públicas e privadas, os campeonatos abrangem este ano lectivo mais três competições: Matemática, Sinónimos - Língua Portuguesa e Cristianismo. Regulamentos e inscrições disponíveis na secção Campeonatos (clique nos botões respectivos). Mais informações contacte: dep.cultural@eudactica.com ou 309 826 948 (rede fixa).



Especialmente dedicada ao desenvolvimento de materiais didácticos estimuladores da agilidade mental, surge em Dezembro de 2007 a editora EUDACTICA. Representante exclusiva das marcas portuguesas superTmatik e PIGNUSMANIA, a empresa concentra também a sua actividade na criação de outros produtos facilitadores do desenvolvimento cognitivo e na organização de campeonatos escolares, cuja adesão massiva de alunos reflecte a excelência das suas publicações.



Continuar a contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas Escolas e Famílias é a meta EUDACTICA!





Até 31.JAN, Escolas



Inscrição de alunos do básico



III Campeonato Escolar superTmatik Quizz



Língua Portuguesa



http://www.eudactica.com/





Mais um novo ano lectivo!


Os Professores Bibliotecários desejam à Direcção, professores e assistentes operacionais um bom regresso à escola e que o ano lectivo, que agora se inicia, seja repleto do maior sucesso. Aos professores, em particular, desejam que tornem uma constante, na sua prática, o trabalho colaborativo e articulado. Perante as novas exigências "impostas" à escola, tudo se tornará mais fácil e agradável se entre todos reinar a inter-ajuda e a partilha de estratégias e metodologias didáctico-pedagógicas numa atitude pró-activa na edificação do sucesso. Como no pretérito ano lectivo, encontrem na BE/CRE uma parceira na assumpção de um mesmo ideal: que o nosso Agrupamento seja um Agrupamento de sucesso e de reconhecido mérito.