Catálogo da BE

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

À conversa com Maria do Céu Nogueira

No dia 23 de Fevereiro, os alunos da Escola E.B. 1 da Igreja, Meadela, estarão à conversa com a escritora Maria do Céu Nogueira, numa iniciativa promovida pelos docentes daquela escola em parceria com a BE/CRE do Agrupamento.
Nesse dia, estará patente, naquele estabelecimento, uma exposição e venda de livros da referida escritora, com sessão de autógrafos.
A BE/CRE felicita o trabalho desenvolvido peloa professores da escola e mostra-se receptiva não só em colaborar neste actividade, mas também  em iniciativas futuras.

Breve bibliografia da escritora
Nascida em Vila Verde, estudou na Faculdade de Filosofia de Braga onde se licenciou no curso Filosófico-Humanístico.
Foi professora de Português aproximadamente quarenta anos.
Entre 1990 e 2005, fez parte da Associação Cultural e Literária «Autores de Braga».
Como escritora, colabora em vários jornais com textos de crítica literária e social, artigos de opinião, pequenas peças de teatro, contos, crónicas e poemas.
  • Histórias Doces de Missangas(1992),
  • Duas mãos.Um Conto.Dois olhos(1998),
  • Um Ponto, Artifícios de Fogo Preso (2001),
  • Contos na Diferença (2003),
  • Brincalendo (2006),
  • Variações em Fantasia (2007),
  • A um Deus Conhecido ( 2007),
  • A Magia do Sonho (2008),
  • Mais Perto do Céu ( 2009),
  • Histórias, Memórias e Contos Tontos (2009)
  • Na fenda (2010)
é co-autora de muitas outras publicações.


À Conversa com Franclim Pereira Neto

No dia 25 de Fevereiro, os alunos do Jardim de Infância da Meadela estarão à conversa com o escritor Franclim Pereira  Neto, numa iniciativa incluída no Plano Anula de Actividades daquele Jardim e em parceria com a BE/CRE do Agrupamento.
A partir do dia 22 de Fevereiro, estará patente, naquele estabelecimento, uma exposição e venda de livros do autor citado, aberta à comunidade educativa.
A BE/CRE felicita o trabalho desenvolvido pelas educadoras e mostra-se receptiva  não só em colaborar neste actividade, mas também  em iniciativas futuras.


CNL 2011 – FASE DISTRITAL

CNL 2011 – FASE DISTRITAL

O Concurso Nacional de Leitura (CNL), fase distrital, realizar-se-á no dia 07 de Abril, no Auditório da Casa das Artes/Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo de Arcos de Valdevez, entre as 13h30 e as 17h30, muito à semelhança da edição de 2009.
As obras seleccionadas a concurso são:

@ Aguiar, João  - Inês de Portugal
@ Alegre, Manuel  - Cão como nós

Em breve, entraremos novamente em contacto para comunicar outros detalhes do concurso. Cada escola poderá fazer-se acompanhar de uma pequena claque composta por 5 a 6 elementos, incluindo os professores acompanhantes. As claques devem ser constituídas por alunos (colegas dos concorrentes) e professores.

Aviso e divulgação.

Comunica-se que a BE/CRE encerra:

i)           Quarta-feira, a partir das 15:00 horas;
ii)          Quinta-feira, parte da manhã.

Tal justifica-se pelo facto de, na quarta-feira à tarde, ser necessário organizar o espaço para a actividade DINAMISMO NA PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: O CAVALEIRO DA DINAMARCA – A BELEZA DA OBRA E DA FANTASIA… que se realizará na 5.ª feira de manhã.
Nota: As aulas de apoio funcionarão, normalmente, na sala de informática.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Correntes d´Escritas

Vai realizar-se, entre 23 e 26 de Fevereiro, na Póvoa de Varzim, a XII edição das Correntes d`Escrita - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, dirigidas a todos aqueles que gostam de ler, mas de extrema importância para professores e especialmente aqueles que, de alguma forma, se interessam por literatura e têm como missão ensinar a transmitir aos jovens o gosto pelo livro e pela leitura.
Estão confirmados para este evento, mais de meia centena de escritores, críticos, professores universitários, editores, tradutores e jornalistas, portugueses, africanos, brasileiros, espanhóis e de outros +países da América Latina, que estarão na Póvoa durante quatro dias, para um contacto mais directo com o público e para reflectirem, precisamente, sobre a importância do que escrevem e sobre aquilo que é também o papel do escritor na sociedade e seu desenvolvimento e na relação entre a literatura e as outras artes, numa altura em que são cada vez maiores os desafios que se colocam ao Homem e em que a PALAVRA assume plena importância´.
Para além disso, decorrerão outras iniciativas paralelas, como sejam, as sessões de autógrafos, sessões de poesia, lançamento de livros, teatro, cinema, para além de encontros de escritores com jovens estudantes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário.
No final, será passado um Certificado de Presença.
O programa deste evento pode ser consultado na BE/CRE da Escola Sede.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

O CIAC- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - vai assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, dia 15 de Março, com várias acções de sensibilização. Este Centro gostaria muito de contar com a presença de educadores e professores nessas acções. Destacam a acção dos dias 16 e 17 de Março, destinada a Professores Bibliotecários. Contudo, caso haja colegas interessados e familiarizados com os temas, podem inscrever-se através do correio electrónico cultidade@cm-viana-castelo.pt ou pelos telefones nºs 258806267 ou 258806262. Por último solicitam que confirmem a vossa presença.
PROGRAMA
DIA 15
Acção de sensibilização no espaço Interface a “Poupança”
1ª sessão - 9.30h -10,30h (Jardim de Infância de Vila de Punhe)
2ª sessão - 10,30h-11,30h (Escola do 1º ciclo de Vila de Punhe)
A acção vai ser dinamizada pelos alunos desta Escola
14,30h-16,00 – Divulgação do CIAC
DIA 16
 I PARTE
Acção de Sensibilização/Formação, destinada a Professores Bibliotecários
Horário: 14,30h-16,45h – Auditório da Biblioteca Municipal
A acção vai ser dinamizada por Ana Matos Dias Doutorada em Ciências da Comunicação-Universidade Complutense de Madrid. Assessora Principal da Direcção-Geral do Consumidor até Dezembro de 2010.
Tema: “A Família/o Consumo/Poupança”
Objectivo Geral: promover a sensibilização e informação dos Professores Bibliotecários. O convite será extensivo a outros professores interessados.
DIA 17
 II PARTE
Acção de Sensibilização/Formação, destinada a Professores Bibliotecários
Horário: 14,30h-16,45h – Auditório da Biblioteca Municipal
A acção vai ser dinamizada por Ana Matos Dias Doutorada em Ciências da Comunicação-Universidade Complutense de Madrid. Assessora Principal da Direcção-Geral do Consumidor até Dezembro de 2010.
Tema: “A Família/o Consumo/Poupança”
DIA 18
Acção de sensibilização no Mercado Municipal, destinada ao público frequentador do Mercado, CONSUMIDORES/VENDEDORES:
Tema: “Saber gerir o seu orçamento familiar”
Horário: 9,30h -10,30h;
A acção vai ser dinamizada pelo CIAC
Acção de sensibilização destinada ao público frequentador do Atelier de Pintura:
Tema: “Saber gerir o seu orçamento familiar”
Horário 10,30h-11,30h.
A Acção vai ser dinamizada pelo CIAC
Acção de sensibilização destinada ao público frequentador do Espaço Internet:
Tema: “Saber gerir o seu orçamento familiar”
Horário 11,30h-12,30h.
Acção de sensibilização destinada a alunos do 1º ciclo das escolas da cidade, no Espaço Internet:
Tema: “A Cigarra e a Formiga”, dramatização levada a cabo pelas Técnicas da secção Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Horário 14,30h - 15,30h
               15,45h – 16,45h