Catálogo da BE

sábado, 21 de abril de 2012

"A imagem como motivação para a leitura e a escrita"


No dia 17 de abril, pelas 11h55, no âmbito da Semana da Leitura, tivemos oportunidade de assistir à dinamização da atividade A imagem como motivação para a leitura e a escrita. Assim, num primeiro momento, os alunos tiveram a oportunidade de participar num pequeno jogo: Jogo da Forca que inclui algumas palavras relacionadas com o "tema" a ser abordado. Já num segundo momento decorreu a atividade descobre a partir do toque elementos presentes na imagem. Aqui, os alunos tiveram a oportunidade tocar e identificar objetos colocados num saco e relacioná-los com as histórias contadas. Num terceiro momento, dinamizou-se um jogo que pretendeu demonstrar a importância da imagem para completar e interpretar determinada palavra/texto. Seguidamente, procedeu-se à interpretação das imagens, num trabalho de discussão oral. Os alunos tiveram, também, que identificar o sentimento/palavra que podia estar presente em diferentes imagens, para, seguidamente, passarem para uma atividade de escrita continuação de uma história. Todas estas atividades foram dinamizadas no espaço da Biblioteca Escolar pela alunas estagiárias Marisa Carvalhido e Rute Vieira e teve como suporte as obras:

i)              O meu livro de contos, de Marie Tenaille;

ii)            Perto, de Natalia Colombo;

iii)          A festa de anos, de Luisa Ducla Soares;

iv)          Abecedário maluco, de Luisa Ducla Soares;

v)            Letras e letria, de José Jorge Letria e André Letria;

vi)          A arca de não é, de Miguel Neto;

vii)        A Familia C, de Bruno Mariona Cabassa;

viii)      Coração de mãe, de Isabel Minhos Martins;

ix)          Os de cima e os de baixo, de Paloma Valdivia.

A turma convidada para assistir a esta atividade foi a do 5.º E.

"Era uma vez, uma vez"

No dia 16 de abril, pelas 11h00, no âmbito da Semana da Leitura, tivemos oportunidade de assistir à dramatização da peça Era uma vez, uma vez… Os atores Eva Fernandes e Jorge Alonso presentaram-nos um espetáculo baseado nas obras de Paula Rego, sobre os contos: Peter Pan, Cinderela, O Capuchinho Vermelho, Branca de Neve e Jane Eyre. Este espetáculo teve como objetivo dar a conhecer que na pintura, existem obras criadas, a partir de contos da literatura juvenil. Esta foi uma forma de promoção do livro e da leitura, através de um espetáculo/animação teatral., vocacionado para os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico. Esta atividade realizou-se no bar dos alunos e contou com a presença das turmas 7.º E e 9.ºA.

1.º prémio no Concurso "Contos para a Inclusão"

No dia 16 de abril, pelas 09h15, e no dia 20, pelas 10h15, a professora Paula Barbosa, no âmbito da Semana da Leitura, dinamizou, com a turma 6.º C, uma atividade de dramatização de um conto elaborado pela sua aluna  Carmen Maria Challinor Santos, no espaço da Biblioteca Escolar. Esta discente venceu o 1.º prémio no Concurso Contos para a Inclusão. A Biblioteca Escolar agradece à professora, aos alunos e a aluna Carmen estes momentos de partilha e salutar convivência. Todos saímos mais enriquecidos e certos que, unindo esforços, se conseguem realizar grandes obras. As turmas contemplas para assistir a esta atividade foram o 6.º E e o 6.º A

A história “O Flautista de Hemelin”

Os alunos do 1.º D da E.B.1 da Igreja - Meadela, resolveram fazer um pequeno filme sobre a história “O Flautista de Hemelin” do (Plano Nacional de Leitura (PNL). Para isso, dramatizaram as cenas que acharam ser mais relevantes e gravaram a narração e algum diálogo da mesma história. Foi muito divertido!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conto “A que sabe a Lua”

No dia 18 de Abril, pelas 8h30, realizou-se uma atividade elaborada pelas alunas estagiárias da Escola Superior de Educação, na qual estiveram envolvidos os alunos do 5.º ano da turma A.
Esta atividade integrou-se na Semana da Leitura, onde foi apresentado e trabalhado um livro com os alunos, visando promover a leitura, aproximando a comunidade educativa à Biblioteca Escolar.
O livro apresentado foi “A que sabe a Lua”, de Michael Grejniec, que apresenta um conto relacionado com a curiosidade de vários animais relativamente ao sabor que a lua poderia ter. No final, chegamos à conclusão que a lua sabe àquilo que cada um mais gosta.
Agradecemos à docente de Lingua Portuguesa, professora Helena Ramos, o facto de ter colaborado connosco, disponibilizando o tempo da sua aula.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Otelo Saraiva de Carvalho na nossa "Semana da Leitura".

Apresentação de "História breve da Lua", de António Gedeão, pelo Grupo Caracol de Corrida.

Apresentação da obra "Os eco-heróis do Planeta Verde".

Apresentação da obra "Um Chá não toma Xá"

Atividade "Era uma vez uma vez..."

Cartaz da "Semana da Leitura"

Semana da Leitura: grelha cronológica das atividades.

Concurso Nacional de Leitura (CNL) - fase distrital


No dia 14 de abril, pelas 13h30, as alunas do 9.º F, Ana Isabel Côrte e Leonor Francisco, participaram no Concurso Nacional de Leitura. Estas duas alunas representaram o nosso Agrupamento na Fase Distrital que se realizou na Biblioteca Municipal de Valença. O aluno Andrez Pereira, da mesma turma, não pode estar presente porque se encontrava doente. Que recupere rapidamente e continue a ser um bom leitor! À professora Fátima Castro deixamos o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com estes alunos.