Catálogo da BE

sábado, 5 de dezembro de 2009

Título: O Conto da Ilha Desconhecida.

Autor: José Saramago Género: Conto Um homem vai ao rei e pede-lhe um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei pergunta-lhe como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas. Este pequeno conto de José Saramago pode ser lido como uma parábola do sonho realizado, isto é, como um canto de optimismo em que a vontade ou a obstinação fazem a fantasia ancorar em porto seguro. Antes, entretanto, ela é submetida a uma série de embates com o status quo, com o estado consolidado das coisas, como se da resistência às adversidades viesse o mérito e do mérito nascesse o direito à concretização. Entre desejar um barco e tê-lo pronto para partir, o viajante vai de certo modo alterando a ideia que faz de uma ilha desconhecida e de como alcançá-la, e essa flexibilidade com certeza o torna mais apto a obter o que sonhou. "...Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós...", lemos a certa altura. Nesse movimento de tomar distância para conhecer está gravado o olho crítico de José Saramago, cujo optimismo parece alimentado por raízes que entram no chão profundamente. Que neste Natal vejamos (re)nascer novos sonhos nos nossos corações e façamos nascer outros tantos nos corações daqueles que amamos, tornando-nos mais solidários. Tal como afirmou Charles Dichens, procuremos honrar o Natal nos nossos corações e conservemo-lo durante todo o ano. FELIZ NATAL.

domingo, 29 de novembro de 2009

Fazer rimas.

Fazer rimas é divertido. Junta-te a nós nesta fascinante aventura!
A Biblioteca Escolar apresenta aqui uma proposta de trabalho em articulação com as várias turmas dos 2º e 3º Ciclos. Esta proposta, ainda em fase embrionária, pretende ser uma oportunidade de trabalho colaborativo a desenvolver no âmbito dos Conselhos de Turma.


Grupos intervenientes: Todos os Departamentos de todos os níveis de ensino e Biblioteca Escolar

Objectivo: Contextualizar o acontecimento histórico da Implantação da República através da banda desenhada.

Público-alvo: Todas as turmas do Agrupamento.

Metodologia:
1ª Etapa - Apresentação do livro "ViAna"- História de Viana do Castelo, em banda desenhada, apresentada pela sua autora – Inês Madeira
- Sessões na Biblioteca Escolar
- Apresentação do projecto a desenvolver com cada turma em articulação interdisciplinar, ao longo do ano lectivo (De Outubro a Maio).

2ª Etapa - Área de Projecto - Planificação do trabalho a realizar ao longo do ano, com base na temática da República.
- O que fazer?
- Como fazer?
- Como divulgar?
Elaboração de uma grelha de planificação que servirá de instrumento de trabalho interdisciplinar que circulará no livro de ponto para que todos os professores possam intervir no âmbito da sua disciplina.

3ª Etapa - Calendarização de sessões de pesquisa orientada sobre o tema do projecto no âmbito das aulas de Estudo Acompanhado em articulação com a disciplina de História - O que é a Republica?

4ª Etapa - Selecção de um tema de trabalho, por turma, a desenvolver no âmbito dos conteúdos pesquisados na 3ª etapa.
• O professor de História (2º e 3º ciclos) e o professor titular de turma (pré-escolar e 1º ciclo) são os coordenadores desta fase do projecto e orienta os alunos na escolha de um conteúdo a aprofundar tendo em vista a sua reprodução em Banda Desenhada.
• Após a pesquisa, espera-se que os alunos filtrem a informação relacionada com o tema de pesquisa, que é a Republica, de forma a poderem seleccionar em sub-tema para a elaboração do texto a apresentar em banda desenhada.
• O delegado de cada turma, orientado pelo respectivo director de turma/professor titular de turma fica com a responsabilidade de inscrever o sub-tema seleccionado, em folha própria, disponibilizada na biblioteca.

5ª Etapa – Calendarização/realização de Workshops com Inês Madeira "Como fazer banda desenhada?"

6ª Etapa – Língua Portuguesa/ EVT - Definição da linguagem a utilizar para transmitir



os conteúdos pesquisados
- O dialogo (L.P)
- As personagens (L.P/EVT)
- Representação gráfica de alguns conteúdos resultantes de pesquisa (EVT)

7ª Etapa - Composição dos textos (diálogos e narrativas) com os elementos gráficos e as personagens.
- Construção de balões, vinhetas e tiras Banda Desenhada para uma folha A3, por turma (EVT).

8ª Etapa – Maio - Sessão de apresentação dos trabalhos por ano de escolaridade/Exposição.