Catálogo da BE

quinta-feira, 1 de abril de 2010



Roteiro pelos Moinhos


11 de Abril de 2010, às 14h00



O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Museu do Traje da Câmara Municipal de Viana do Castelo, irão promover um roteiro por alguns moinhos recuperados e em funcionamento do Concelho de Viana do Castelo no próximo dia 11 de Abril pelas 14H00 para o público em geral.


Esta iniciativa, que pretende celebrar o Dia Nacional dos Moinhos (7 de Abril), terá como finalidade divulgar ao público em geral algum do património deste concelho, assim como apoiar a iniciativa “Um dia pela Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


O transporte é assegurado pela autarquia de Viana do Castelo.


Inscrição Obrigatória (via e-mail ou telefone para o CMIA).


A Equipa do CMIA.


Câmara Municipal de Viana do Castelo


Divisão de Recursos Naturais



Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental


Rua da Argaçosa 4900-394 Viana do Castelo


Tel: 258 809 362 Fax: 258 809 397


cmia@cm-viana-castelo.pt www.cmia-viana-castelo.pt



Programa




14H00 - Concentração no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo com visita ao Moinho de Maré (azenha D. Prior)



15H00 - Visita aos Moinhos de Carreço



16H00 - Visita à azenha de Outeiro e ao Núcleo Museológico de Outeiro



17H00 - Lanche no Núcleo Museológico de Outeiro (Museu do pão)



18H30 - Chegada ao CMIA



Custo: 10,00€ (2,50 € revertem para a Liga Portuguesa da Luta contra o Cancro)



O transporte é assegurado pela autarquia de Viana do Castelo.



quarta-feira, 31 de março de 2010

Feliz Páscoa


O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica pessach (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Esta libertação foi marcada pela travessia do Mar Vermelho, que se abriu para "passagem" dos filhos de Israel que Moisés conduziria para a Terra Prometida.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.


Os símbolos da Páscoa


O ovo


O ovo é um daqueles símbolos que se explica por si mesmo.
Contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. De uma forma simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.


Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo nasceu de um ovo.


Na maioria das tradições, este "ovo cósmico" aparece depois de um período de caos.
Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa chamada Hamsa (um espírito considerado o "sopro divino") chocou o ovo cósmico e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e à terra (o céu seria a clara do ovo e a terra a gema).
O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas. Antes do surgimento do mundo, quando tudo ainda era caos, um ovo semelhante ao de galinha abriu-se e, dos seus elementos pesados, surgiu a terra (Yin) e, de sua parte leve e pura, nasceu o céu (Yang).


Para os celtas, o ovo cósmico é parecido com o ovo de uma serpente. Para eles, o ovo representava o Universo: a gema era o globo terrestre, a clara o firmamento e a atmosfera, e a casca equivalia à esfera celeste e aos astros.


Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da Natureza. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante o resto do ano (ora vejam os folares da Páscoa!). E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças!



O Coelho



Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a renovação e a vida nova.


A tradição do coelho da Páscoa não é portuguesa; foi levada para a América por imigrantes alemães em meados de 1700. Para eles, o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã do Domingo de Páscoa. A tradição não veio para Portugal, mas a imagem do coelho, sim.



Os Símbolos Cristãos



O cordeiro, que simboliza Cristo, o cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor de todo o rebanho, que são os homens.


A vela (chamada círio) que simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa (o início - no alfabeto grego) e Ómega (o fim). Quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".



A cruz - Todas as religiões e ideologias têm seu símbolo visual que exemplifica um aspecto importante de sua história ou crença. O cristianismo adotou como símbolo visual uma dos símbolos da época da Paixão e páscoa: a cruz. Já a partir do segundo século, os cristãos desenhavam, pintavam e gravavam a cruz como símbolo visual de sua fé e também faziam o sinal da cruz em si e nas outras pessoas que criam em Jesus.


A escolha da cruz como símbolo é surpreendente quando lembramos do horror com que era vista a crucificação no mundo antigo. O apóstolo Paulo tinha conhecimento disso quando escreveu: “Certamente a palavra da cruz é loucura...”Como alguém em seu juízo perfeito poderá adotar um Senhor, um Salvador que é morto numa cruz, que não consegue salvar-se nem a si mesmo?


A escolha da cruz como símbolo está baseada na sua centralidade nos propósitos do próprio Cristo. Pra nós, cristãos, a cruz não é ridícula, nem vergonhosa nem loucura. É o sinal claro e visível do amor de Deus pela sua criação, por cada um de nós. Através do sofrimento e morte de Jesus Cristo na cruz é que nós fomos resgatados por Deus das garras do pecado e da morte.



Que o Coelhinho da Páscoa traga ovos recheados de saúde, paz, amor, alegrias.


terça-feira, 30 de março de 2010

Congresso na ‘Benjamim Salgado’: A Primeira República e a Educação


A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em colaboração com o Núcleo de Educação, História e Museologia do Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, vai organizar, entre 7 e 9 de Maio, em Joane, o Congresso A Primeira República e a Educação.
O Congresso destina-se a todos os docentes do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Para mais informações sobre o programa e inscrições, consulte www.espbs.net/cpre

segunda-feira, 29 de março de 2010

Espectáculo Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente



A partir do dia 11 de Abril, Byfurcação Teatro Associação Cultural promoverá o espectáculo Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, no Palácio Nacional de Sintra.


Para informações e reservas contactar os Serviços Educativos do Palácio Nacional de Sintra através do telefone 219106848 ou do seguinte endereço electrónico: pnsintra.servicoseducativos@imc-ip.pt

Protejam a Natureza!

As várias manifestações de arte estão sempre ao serviço da humanidade e são uma excelente forma de sensibilização para vários problemas que afectam o Homem, a Natureza e o Mundo. A literatura e a música são um bom exemplo dessa vertente. Michael Jackson também foi sensível a essa realidade. Deixamos, para este período quaresmal de interrupção das actividades lectivas, uma excelente música. A letra fala de desflorestação, sobrepesca e poluição. Vejam, ouçam e desfrutem!


domingo, 28 de março de 2010

Visita de Estudo ao Colégio Didálvi

As turmas do 7.º ano da nossa escola, no dia 23 de Março, realizaram uma visita de estudo ao Colégio Didálvi e à sua Quinta Pedagógica D´Alvarenga. Esta actividade foi da responsabilidade do grupo de EMRC (professora Rosa Costa e professor José Puga) e teve como objectivos favorecer as relações humanas e promover o contacto com outras realidades académicas, bem como com a fauna e a flora presente na quinta. O Colégio Didálvi e a Quinta Pedagógica situam-se Alvito (S. Pedro), Barcelos e recebe alunos da área envolvente. Embora seja um estabelecimento de ensino privado, os alunos não pagam qualquer quantia, visto que o Colégio Didálvi mantém um protocolo com o Ministério da Educação desde de 1984. O seu lema é o querer e o trabalho transformam o sonho em realidade.

Da parte da manhã, os nossos alunos foram recebidos no colégio onde lhes foi apresentada uma breve explicação relativa à história do colégio e àquilo que poderiam observar na quinta. Posteriormente, dirigiram-se para a quinta, contactando e conhecendo a sua fauna é flora. Depois de um energético piquenique compartilhado, da parte da tarde, deliciaram-se com muitas das actividades que a quinta oferece aos seus visitantes: escola de arte equestre, golfe, slide e dança.

O professor bibliotecário foi amavelmente convidado a participar nesta agradável visita de estudo pelos professores responsáveis. Estas actividades tão enriquecedoras são sempre de louvar e contribuem em larga escala para favorecer as relações humanas e as aprendizagens de todos os intervenientes.