Catálogo da BE

sábado, 2 de abril de 2011

Feira do Livro do Agrupamento.

Do dia 4 a 8 de Abril, realizar-se-á, na Escola E.B. 1 da Abelheira, a Feira do Livro do Agrupamento. Toda a comunidade educativa é convidada a visitar esta feira. Nesse espaço, para além de encontrarem BONS LIVROS, também podem adquirir artigos de artesanato feitos pelos alunos.



CNL 2011 - fase distrital.

Informamos que o CNL 2011 - fase distrital se irá realizar no dia 07 de Abril no Auditório da Casa das Artes/Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo de Arcos de Valdevez, entre as 13h30 e as 17h30, muito à semelhança da edição de 2009.

As obras seleccionadas a concurso são:

3º ciclo

Aguiar, João - Inês de Portugal
Alegre, Manuel - Cão como nós

Os três alunos seleccionados do nosso Agrupamento devem comparecer, pelas 12:30, no parque da Escola E.B. 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires (já almoçados).
Eis o progarma:

terça-feira, 29 de março de 2011

Dia da Poesia: resultados

Feira de Bolonha deste ano a pensar nos formatos digitais

Quase a completar 50 anos, a Feira do Livro Infantil de Bolonha começa na segunda-feira em Itália, com centenas de editoras livreiras a comprarem e a venderem direitos, mas com os olhos postos nos novos formatos digitais.
A mais importante feira de negócios dos livros para crianças e jovens será antecedida no domingo por um encontro, que acontece pela primeira vez, dedicado aos desafios desta área editorial perante novas tecnologias e formatos.

Durante todo o dia haverá conferências, debates e apresentações feitas por editores, autores e ilustradores em torno do livro digital, da Internet, das novas plataformas, recursos e técnicas em torno do livro infantil.
Durante os cinco dias da feira, Bolonha enche-se de atividades em torno do livro para a infância. Veja o site oficial da feira.

Portugueses em Bolonha

O ilustrador André Letria é o único português convidado para participar neste encontro (veja uma entrevista com André Letria - vídeo) .

"Isto ainda é um mundo novo e há muita coisa que está agora a começar, sobretudo no livro ilustrado", disse à agência Lusa.

Para o autor, o desafio passa sobretudo pela capacidade de transposição de uma história ilustrada em papel para um suporte digital.

"Não podemos perder de vista que o objetivo é manter o prazer de ler uma história", defendeu, referindo que editoras, autores e ilustradores têm muito por onde inovar com as novas tecnologias.

Este ano na feira de Bolonha, tanto a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas como a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros não estarão presentes, por contenção de custos.

Ainda assim, sem a presença mais institucional, em Bolonha estarão alguns ilustradores e a editora Planeta Tangerina, que repartirá um espaço com a italiana Topipittori e a francesa Nodari.

Na área da ilustração, Bernardo Carvalho e Teresa Cortez foram selecionados - de entre 2.836 candidatos - para a exposição anual que a feira organiza com artistas de todo o mundo.

Bernardo Carvalho, Prémio Nacional de Ilustração 2009, terá expostos originais de "O livro dos Quintais", com texto de Isabel Minhós Martins (Planeta Tangerina) e Teresa Cortez apresentará ilustrações inéditas (não publicadas) intituladas "Maré Cheia".

As ilustradoras Marta Madureira e Madalena Matoso também estarão em Bolonha, por terem recebido no ano passado menções honrosas no Prémio Nacional de Ilustração.

A ilustradora portuguesa Ana Ventura terá uma dupla presença na cidade italiana, com uma exposição repartida com a ilustradora sueca Camilla Engman e a apresentação do livro e exposição de originais "Nove storie sull'amore", com texto de Giovanna Zoboli, a partir de um convite da editora Topipittori.

Destaques da feira

Todos os anos há um país convidado e este ano é a Lituânia.

A feira premia ainda os melhores livros para a infância editados ao longo dos últimos doze meses em diferentes categorias.

Destaque para uma nova versão das fábulas de Esopo, por Jean-Philippe Mogenet (texto) e Jean-François Martin (ilustração), que recebeu o prémio de melhor álbum de ficção.

"Mil-folhas", um livro sobre a história dos doces, da jornalista brasileira Lucrecia Zappi, com ilustrações Maria Carolina Sampaio, com selo da editora Cosac Naify, foi eleito o melhor na área de "Novos Horizontes".