Catálogo da BE

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mensagem do Comissário do PNL: concurso Inês de Castro

Caros colegas,


Agradecemos a participação das escolas na última edição do Concurso Inês de Castro cujo balanço foi muito positivo.

Vimos agora lançar um novo desafio para o ano lectivo de 2010 / 2011:


3ª Edição do Concurso Inês de Castro


O calendário será o seguinte:


Divulgação do concurso e do regulamento nos sítios Plano Nacional de Leitura e Fundação Inês de Castro: 25 de Outubro de 2010.


Inscrição em formulário online disponível no sítio do Plano Nacional de Leitura e carregamento do trabalho finalizado num único ficheiro zipado: até 25 de Março de 2011 (impreterivelmente).


Publicação da lista de escolas a concurso: 31 de Março 2011.


Publicação da lista de premiados e dos prémios: 29 de Abril 2011.


Cerimónia de entrega de prémios 2ª Semana de Maio.


Só o envolvimento dos docentes permitirá melhorar significativamente os hábitos e as competências de leitura entre crianças e jovens portugueses.


Para informações mais detalhadas sobre o concurso aconselhamos a consulta do sítio Concursos e o esclarecimento de dúvidas no seguinte endereço lermais@planonacionaldeleitura.gov.pt


Desejamos a todos os colegas um novo ano lectivo muito produtivo.


Com os melhores cumprimentos,


O Comissário do PNL


Fernando Pinto do Amaral

Mensagem do Comissário do PNL


Caros colegas,


Agradecemos a participação das escolas na última edição do Concurso Nacional de Leitura, cujo balanço foi muito positivo.


Vimos agora lançar um novo desafio para o ano lectivo de 2010 / 2011:



5ª Edição do Concurso Nacional de Leitura Concurso Nacional de Leitura


Calendarização:


1ª Fase - Provas nas Escolas


Realização do concurso nas escolas: de 25 de Outubro a 14 de Janeiro de 2011(Impreterivelmente).


2ª Fase


Provas Distritais Bibliotecas Públicas Março e Abril.


3ª Fase


Provas Finais Maio de 2011


Sendo cada vez maior o número de escolas a participar no CNL, fizemos a avaliação das várias fases da última edição do concurso e enviamos, em anexo, um conjunto de sugestões para melhor funcionamento do mesmo.

Só o envolvimento dos docentes permitirá melhorar significativamente os hábitos e as competências de leitura entre crianças e jovens portugueses.

Desejamos a todos os colegas um novo ano lectivo muito produtivo.


Com os melhores cumprimentos,


O Comissário do PNL


Fernando Pinto do Amaral



CNL 2010/2011


Sugestões


1. Leitura atenta do regulamento para conhecimento dos vários procedimentos do concurso.


2. O acesso ao formulário de inscrição far-se-á inserindo o código PNL (composto pelo nome de utilizador e por uma palavra-passe) atribuído a cada escola.


3. Todos os campos do formulário devem ser devidamente preenchidos, com os nomes completos dos alunos e do/a docente responsável pela inscrição.

4. Os dados pedidos pelo PNL, para cada fase do concurso, deverão ser registados no formulário, respeitando rigorosamente os prazos estipulados para as duas fases de submissão do formulário:


1.ª Submissão – Até 14 de Janeiro de 2011 (impreterivelmente)

2.ª Submissão – Até final de Abril de 2011 (impreterivelmente)


5. Maior visibilidade dada ao concurso na escola através de:


􀂾 Elaboração de um cartaz para divulgação do concurso que deverá ser afixado em diferentes locais da escola.


􀂾 Realização de uma cerimónia de entrega de prémios no final da 1.ª Fase do CNL.


6. Será, igualmente, importante que o órgão de direcção assuma a relevância pedagógica e didáctica deste concurso e o integre, se possível, nas horas não lectivas


do professor coordenador do CNL.


7. O professor coordenador do CNL deverá, também, estabelecer uma estreita colaboração com a biblioteca municipal nas provas distritais.


8. Se necessário, consulta das informações actualizadas no sítio Concursos sobre o regulamento e calendarização das várias fases do concurso e das Fichas Ler+ CNL brevemente disponíveis no referido sítio.


9. Recurso às perguntas frequentes para preenchimento correcto do formulário.


10. Toda a comunicação relativa ao CNL deverá ser remetida para o seguinte endereço: lermais@planonacionaldeleitura.gov.pt

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O "ENTRE | PALAVRAS"de regresso!!! Preparem os vossos cérebros!!!

Com os grandes temas da actualidade na ordem do dia, o "ENTRE PALAVRAS" regressa pela 7.ª vez consecutiva, após seis edições a dar a volta aos cérebros das escolas do país com o intuito de formar cidadãos capazes e desenvolver as suas potencialidades para ler e compreender os novos desafios da sociedade e do mundo.

Promovido pelo "Jornal de Notícias" e destinado ao 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade), este fórum tem como objectivo incentivar a leitura e estimular o debate de ideias junto da população escolar.
Na edição de 2009/10, o "ENTRE PALAVRAS" debateu importantes questões da actualidade, entre as quais o "Emprego / Desemprego (causas e consequências) - O emprego do futuro" e "Redes Sociais (facebook, twitter, etc.) - Na era da partilha digital". O fórum nacional, submetido ao tema "Res Publica (do latim "coisa publica" - Governar em nome do povo)" foi mais uma vez moderado pela Dra. Fátima Campos Ferreira, distinguindo duas escolas do distrito de Viana do Castelo, premiando-as com 10 viagens a Londres.

As 5 melhores escolas/trabalhos participantes foram ainda premiadas com uma fantástica viagem ao Parlamento Europeu (Bruxelas).

Em 2010, o forum tem arranque marcado para Setembro e término previsto para Junho, mantendo a estrutura das últimas edições:

- Debates nas Turmas e Interturmas - a decorrer dentro de cada escola inscrita;
- Campeonatos Distritais - realizados entre as escolas apuradas de cada distrito;
- Fórum da Leitura e Debate de Ideias - grande final a nível nacional que reúne as duas escolas vencedoras de cada distrito).

Todas as escolas participantes receberão um guia do professor, com as regras do "Entre I Palavras" para o ano lectivo 2010/11 e a oferta de material de leitura do "Jornal de Notícias".

Para que os debates na V/ escola comecem o quanto antes, é ideal que se inscrevam com a máxima rapidez, logo no inicio de Setembro, de forma a obter com brevidade o material pedagógico que vos permitirá desenvolver o projecto e apresentá-lo já na próxima reunião dos departamentos de Português, Área de Projectos, Formacão Cívica, Estudo Acompanhado ou outras disciplinas, para que todos os professores interessados possam participar.

Se necessitarem de algum esclarecimento adicional, por favor contactem o Gabinete de Comunicação do Projecto pelo telefone 22 619 99 73, pelo fax 22 610 60 75 ou através do e-mail entrepalavras@jn.pt .

A BE/CRE do nosso Agrupamento tem toda a documentação de que necessitam. Por isso, estejam atentos e vão absorvendo o que se passa no mundo...

Contamos com a presença de todos. Até breve!!

Mais informações em: http://entrepalavras.jn.pt/uploads/pdf_2010/carta.pdf