Catálogo da BE

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

À conversa com… Luís Represas



No dia 30 de Novembro, teremos na nossa BE/CRE da escola sede a presença do cantor e escritor Luís Represas para apresentar o seu primeiro livro: A coragem de tição. Esta actividade decorrerá pelas 11:15 e é aberta a toda a comunidade educativa. Teremos o livro à venda, com desconto de 20% e, no final da sessão, haverá um momento de autógrafos.
Este é o primeiro livro para a infância de Luís Represas. Nesta magnífica história marítima vamos encontrar cavalos-marinhos destemidos, tubarõesgato ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protectores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos. Mas, acima de tudo, vamos aprender que a amizade e o espírito de entreajuda é o caminho para distribuirmos felicidade pelos que nos rodeiam. À beleza das palavras juntam-se as coloridas e maravilhosas imagens de Catarina França. Para lermos em voz baixa e em voz alta, para lermos em casa e fora dela, para lermos sozinhos ou acompanhados, este é o livro ideal para nos transportar ao país dos sonhos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BIODIVERSIDADE EM ESPAÇOS NATURAIS DE VIANA DO CASTELO



Esta exposição foi produzida pelo CMIA em parceria com a Sociedade portuguesa de vida Selvagem (SPVS) por ocasião das comemorações do Ano Internacional da Biodiversdade.


Aborda as principais características a diversos espaços naturais e espécies que caracterizam o concelho de Viana do Ccastelo, mas que são comuns em muitas outras zonas do país.


Esta exposição estará presente na BE/CRE de 15 a 19 de Novembro, disponibilizando aos visitantes um catálogo mais completo sobre o tema, caderno de exercícios para consolidação dos conhecimentos e ainda a visualização de filmes sobre o tema.


Temas em exposição:


· O rio;


· Bosques e florestas naturais;


· Matos;


· A praia rochosa e o espaço submerso adjacente;


· Sistemas dunares;


· Veiga agrícolas;


· Espécies exóticas;


· O estuário.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Prémio Escolar António Manuel Couto Viana


Em homenagem à vida e à obra do escritor vianesnse António Manuel Couto Viana (escritor, autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo), a Câmara Municipal de Viana do Castelo criou o Prémio Escolar António Manuel Couto Viana com o objectivo de dar a conhecer a obra literária do autor e de premiar produções literárias e artísticas da população estudantilInfanto-Juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de poesia, conto, ensaio e ilustração. Desta forma, o Prémio pretende incentivar e promover novos talentos liyerários e artísticos, estimulando o gosto pela leitura, pela escrita e pela arte como formas de acesso à educação e à cultura.
A atribuição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana ocorre no ambito da realização de um concurso, organizado pelo Município de Viana do Castelo, através da Biblioteca Municipal, e para o qual solicitam o apoio das Bibliotecas Escolares dos estabelecimentos de ensino público e privado do conselho.

Neste sentido, os professores interessados em envolver os seus alunos nesta iniciativa devem dirigir-se à BE/CRE, onde podem ser melhor esclarecidos e consultar o regulamento desta actividade. Os alunos que, por iniciativa própria, pretendam participar podem contar com todo o apoio da equipa da BE/CRE.

Participem!