Catálogo da BE

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Resultados finais do Concurso Nacional de leitura.


Hoje, dia 7, realizou-se, na nossa escola, pelas 14:30, a 3.ª prova do Concurso Nacional de Leitura, prova oral de argumentação e raciocínio, que compreendia uma exposição, durante cinco minutos (no máximo), de argumentos convicentes à leitura de um dos livros seleccionados: Estórias Abensonhadas, de Mia Couto ou Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho.

As alunas vencedoras foram:


1.º lugar - Maria Nunes Pinto, 9.º C, com 108 pontos;


2.º lugar - Cláudia Araújo, 8.º G, com 106 pontos;


3.º lugar - Sara Cristina da Cruz Costa, 8.º G, com 102 pontos.


Saudamos a reconhecemos o empenho e o mérito de todos os alunos participantes. Nem todos podem chegar à final, mas o mais importante é participar certos que todos deram o seu melhor.

Apresentamos a grelha com a classificação final.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Resultados CNL (1.ª e 2.ª Prova).

Apresentamos a grelha com a classificação dos alunos participantes no Concurso Nacional de Leitura (CNL), 1.ª fase - eliminatórias a nível de Escola. A classificação final resulta do somatório da 1.ª e 2.ª provas realizadas no dia 5. Os alunos assinalados a amarelo são os seleccionados para a 3.ª prova (Prova oral de argumentação e raciocínio). Estes discentes devem comparecer, pelas 14:30, na BE/CRE. O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e resulta de um trabal ho articulado entre a BE e os docentes de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo .

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura: eliminatórias a nível de escola.


Hoje, dia 5, realizou-se, no nosso Agrupamento, o Concurso Nacional de Leitura (CNL) dirigido aos alunos do 3.º Ciclo. As obras seleccionados foram: Estórias Abensonhadas, de Mia Couto, e Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho. Assim, pelas 14:30 horas, decorreu a 1.ª prova, de compreensão e conhecimento, baseada na realização de uma ficha de leitura de escolha múltipla, tipo verdadeiro ou falso. Esta prova era constituída por 20 questões acerca das duas obras a concurso. Pelas 15:00, decorreu a 2.ª prova , de escrita e criatividade, com a duração de 30 minutos. Nesta prova, os alunos tinham que produzir um texto narrativo, de 60 a 80 palavras, cujo enunciado começava: «De repente, na sua rua, algo de estranho aconteceu! Partindo desse pressuposto, narre, num texto de 60 a 80 palavras, o que aconteceu nesse dia, não se esquecendo de recorrer ao fantástico e de começar a sua aventura pou "Uma ocasião"». Dos 25 alunos inscritos, realizaram as duas provas 13 discentes.

A 3.ª prova, de argumentação e raciocínio, compreendendo uma exposição oral, durante 5 minutos (no máximo), de argumentos convincentes à leitura de um dos livros seleccionados. Esta realizar-se-á no dia 7, sexta-feira, pelas 14:30 horas.

Fundação Floresta do Minho


Apoie esta Causa


Visite


www.florestadominho.com



Ajuda-nos a reflorestar o Minho

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2010/2011



CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2010/2011


1ª FASE – ELIMINATÓRIAS A NÍVEL DE ESCOLA



OBJECTIVOS:



Ö Verificar a leitura das obras Estórias Abensonhadas, de Mia Couto e Casos do Beco das Sardinheiras;


Ö Verificar a compreensão global da obra em estudo;


Ö Proporcionar uma aprendizagem progressiva e construtiva das obras.




1ª Prova (5 de Janeiro de 2011)



De compreensão e conhecimento, baseada na realização de uma ficha de leitura de escolha múltipla tipo verdadeiro (V) ou falso (F).



COTAÇÃO:



80 pontos, correspondendo a 4 pontos cada resposta correcta.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Novos livros na BE/CRE


Neste momento, já se encontram catalogados, e colocados nas respectivas estantes, os livros constantes na tabela que se anexa. Estes livros estão disponíveis para empréstimo, leitura e/ou consulta na BE/CRE ou, ainda, podem ser requisitados para a sala de aula. Para consulta dos títulos, aceda: