Catálogo da BE

sábado, 20 de novembro de 2010

"Gira Pró Inferno"

O Centro Dramático de Viana – Teatro Noroeste, companhia residente no Teatro Municipal Sá de Miranda, informa que irá apresentar nos dias 6, 7, 11, 12, 13, 14 de Janeiro de 2010, no Teatro Municipal de Sá de Miranda em Viana do Castelo, a reposição do espectáculo “Gira Pró Inferno” com dramaturgia e encenação de Castro Guedes.

Sinopse

“Gira Pró Inferno”

Espectáculo “feito a 4 mãos” a partir do original de Gil Vicente “Auto da Barca do Inferno”, em que as personagens vicentinas (apresentadas nas suas cenas e texto originais) volvem como os seus correspondentes no século XXI: Fidalgo transformado em Deputado; Onzeneiro transformado em Banqueiro; Sapateiro transformado em Feirante; Frade transformado em Homem da TV; o Enforcado transformado em Drogado; a Alcoviteira Brízida Vaz transformada na Menina Vip; e o Parvo, mantendo-se Parvo é o único que ganha o Céu… Nos intermezzos, à maneira da Revista à Portuguesa, o Diabo e o Anjo criticam e comparam as personagens como compères de ligação entre os quadros. A linguagem morfológica e o verso de natureza vicentina e o próprio vocabulário dos contemporâneos mantêm-se em fusão com o estilo do Próprio Gil Vicente.


Por entenderem o teatro como um complemento educacional, neste caso ainda mais, propõem às escolas interessadas a sua deslocação ao Teatro Municipal de Sá de Miranda para assistirem ao espectáculo. De forma a dar resposta às necessidades das escolas interessadas, está programado a apresentação deste espectáculo às 9:30/ 11:30/ 15:00. O preço do bilhete é de 3€ por aluno e convite para professores.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais e/ou efectuação de reserva que poderá ser feita por correio electrónico ou por telefone, 258 82 32 59/ 96 23 19 720.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Apresentação do livro "Uma corrida marada".

No dia 17, pelas 14:30, a escritora Ana Paula Figueiredo, acompanhada pelo seu marido, também autor da obra Uma corrida marada, estiveram a fazer uma sessão de animação de leitura na escola E.B. 1 da Igreja-Meadela. Esta actividade foi dinamizada pela BE/CRE em articulação com os docentes do 1.º Ciclo. Com esta actividade pretendeu-se não só motivar os alunos para a leitura, mas também para a importância de adoptarem um estilo de vida saudável através da consciencialização da importância de se fazer uma alimentação equilibrada e sem excessos.
Esta obra fala-nos de Rita, uma pequena ratinha que vive em Ribeirão, uma vila pacata situada no norte de Portugal. Como muitas crianças da sua idade, a Rita gosta muito de brincar, ver televisão e de estudar. No entanto, tem um problema: é um bocadinho gordinha. Em Portugal há muitas crianças com o mesmo problema da Rita - excesso de peso. Mas, com força de vontade e a ajuda dos seus pais e professores conseguem resolver esse problema. Será que a ratinha Rita também conseguiu? Esta história, baseada no sonho e na fantasia dos autores (profissionais de saúde) tem como objectivo incentivar as crianças para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis assim como para a prevenção de doenças relacionadas com uma má alimentação.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Abertura solene da BE da ESM

A Escola Secundária de Monserrate inaugurou no dia 16 de Novembro a sua nova BE/CRE. A professora bibliotecária teve a gentileza de convidar todos os seus colegas bibliotecários a estarem presentes nesta sessão de abertura oficial. Este evento aconteceu pelas 18:30. Fui uma sessão onde nos sentimos bem acolhidos porque não houve pompa nem circunstância, mas viveu-se um momento de bom acolhimento, com simplicidade de quem recebe elementos da família na sua casa. Houve momentos de música pela Academia de Música de Viana do Castelo, dramatização de excertos de um Sermão do Padre António Vieira, de uma passagem de o Memorial do Convento, de José Saramago e a declamação de um poema de Fernando Pessoa pelos alunos da escola. A nova biblioteca é um espaço amplo e arejado, ambiente propício que convida a boas leituras. À professora bibliotecária e à sua equipa, desejamos os maiores sucessos neste novo espaço.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DO MAR – 16 de Novembro


O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997.
Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

VAIVÉM DO OCEANÁRIO


16 a 20 de Novembro Praça 1º de MaioA Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com o Oceanário de Lisboa, vai colocar à disposição de toda a população na Praça 1º de Maio, o "VAIVÉM DO OCEANÁRIO" - Equipado com meios audio, vídeo e quiosques interactivos, proporciona aos seus visitantes uma viagem pelo mundo da educação ambiental.
Consulte o programa para o público em geral, escolas e professores em http://www.cmia-viana-castelo.pt/


ALGUNS LINKS/NOTÍCIAS DE INTERESSE

http://www.emam.com.pt/






A Equipa do CMIA

domingo, 14 de novembro de 2010

Fórum de Leitura: 3.º ciclo.


Os alunos do 3.º ciclo da Escola E.B. 2,3, no âmbito do "Concurso de Leitura", estão a ler a obra: "Estórias Abensonhadas", de Mia Couto. Deste modo, convido-vos a deixarem, neste espaço, a vossa opinião sobre a obra.

Fórum de Leitura: 2.º ciclo.


Os alunos do 2.º ciclo, da Escola E.B. 2,3, no âmbito do Concurso de Leitura, estão a ler a obra: "Sempre do Teu Lado", de Maria Teresa Maia González. Deste modo, convido-vos a deixarem neste espaço a vossa opinião sobre a obra.

ANIMALUQUICES



No dia 19 de Novembro, na Biblioteca Escolar da escola sede, teremos uma acção de motivação para o espectáculo Animaluquices, pelas 12:00 horas, com o actor/músico José Lourenço. Esta actividade resulta da articulação da BE com os professores Fernanda Mourão e Eduardo, em parceria com a Academia de Música de Viana do Castelo.


“Animaluquices” é um concentrado de música, humor e zoologia!


Canções sobre plantas e animais são apresentadas no contexto imaginário de uma conferência de Zoologia Musical, com recurso a projecções vídeo, desenhos, esquemas e gráficos. Uma palestra deste teor exige longos preparativos que, à hora do início previsto, ainda não estão concluídos: o piano precisa ser afinado, o púlpito precisa ser instalado, o palco precisa ser decorado. Terminadas estas tarefas com o devido atraso, a equipa (des)organizadora da conferência depara-se com um sério contratempo: onde está o pianista?! Esqueceu-se deste compromisso! O tempo urge e só resta uma solução: convencer o afinador de pianos a colaborar com o conferencista... será que vai resultar? Ninguém sabe. Resta a certeza de uma atribulada, desmiolada e endiabrada palestra cantada sobre os mais variados animais: patos, perus, pavões, cigarras, grilos, dromedários, cães, gatos, galinhas, porquinhos, vaquinhas e golfinhos, entre outros."Animaluquices" é um espectáculo onde os espectadores se perdem num território algures entre o recital de canto e a ópera de câmara.