Catálogo da BE

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


Steve Potash, CEO  da  OverDrive, demonstra num vídeo de que forma se pode  ler ebooks numa televisão com ligação à internet e um web browser através do web-based ereader da OverDrive.
A OverDrive é a a empresa líder mundial no fornecimento de serviços de empréstimos de ebooks em bibliotecas. Sendo certo que poucas pessoas usarão a televisão para ler ebooks, uma das vantagens desta novidade da OverDrive poderá ser  possibilidade de aceder à biblioteca através da TV e reservar ou requisitar ebooks para ler mais tarde num dispositivo de leitura.


Viana Criativa


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O poder da leitura


Para muitos, a leitura é vista somente como uma atividade académica. De facto, ela faz parte do dia a dia dos estudantes, mas podemos ir muito além no que diz respeito às vantagens da leitura. 
A pessoa que lê tem um vocabulário maior e mais correto em relação à outra pessoa sem esse hábito. E um melhor vocabulário traz vantagens em situações como entrevistas de emprego, reuniões de empresa, apresentações e até mesmo nos relacionamentos amorosos.
A leitura desenvolve a criatividade, tornando-nos capazes de pensar em melhores alternativas para questões quotidianas e soluções para problemas aparentemente difíceis.
Através da leitura, transportamo-nos para universos paralelos à nossa realidade, vivemos aventuras, romances e dramas que são capazes de nos fazer esquecer, mesmo que por alguns instantes, de nossas dificuldades. Esse “distanciamento” momentâneo pode ser crucial para a manutenção do nosso bem estar emocional.
Pensando mais longe, atividades como leitura e palavras cruzadas fortalecem as conexões do nosso cérebro, auxiliando a retardar ou mesmo evitar doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, tornando a nossa terceira idade muito mais saudável.
O ideal é que o hábito de ler seja adquirido na infância. Sendo assim, os pais devem estimular os seus filhos pequenos, primeiro com livros atraentes, com muitas figuras e com histórias de poucas palavras, e aos poucos evoluindo para narrativas mais complexas.
Gibis e revistas também são um material muito rico, não devemos ter o preconceito de que somente os grandes clássicos são leituras válidas.
Se acha que ainda não tem o hábito da leitura, ainda está em tempo! Procure assuntos que lhe interessem, pois assim a atividade fluirá muito mais facilmente.

Boa leitura!

                                                                                                                                               Bruna Mirella S. F. Panacho

O ato de ler



  A leitura significa um modo de representação, (re)criação e (re)configuração do real. O ato de ler é também um ato de fruição e de entretenimento. Com ele, e através de estratégias diversificadas, o professor também pretende realçar os recursos linguísticos empregados nos diferentes géneros com a finalidade de desenvolver a cidadania do aluno.A leitura de textos, em sala de aula e fora dela, pressupõe que o aluno/leitor acione a sua memória e ative os mais diversificados tipos de conhecimentos, desde os linguísticos, paralinguísticos, do mundo e até mesmo os simbólicos. Tanto o conhecimento linguístico, quanto o textual e o de mundo são indispensáveis para que o leitor construa o sentido do texto. O primeiro refere-se às palavras, aos sintagmas e às estruturas frásicas. O segundo está relacionado com tipos e estruturas textuais, daí a importância do conhecimento dos géneros textuais, e o terceiro, está relacionado com o conhecimento adquirido ao longo da vida, o qual colabora nas inferências e compreensão de pressupostos, fazendo com que o aluno/leitor perceba as pistas deixadas pelo autor, preenchendo as lacunas e tornando o texto (pluri)significativo.

                                                                     Pires de Lima


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Agenda Portugal Digital e políticas de utilização de ebooks e conteúdos digitais


Foi publicada em Diário da República, no último dia do ano, uma Resolução do Conselho de Ministros que aprova a Agenda Portugal Digital, composta pelas seguintes seis áreas de intervenção: i) acesso à banda larga e ao mercado digital; ii) investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e Inovação; iii) melhorar a literacia, qualificação e inclusão digitais; iv) combate à fraude e à evasão fiscais, contributivas e prestacionais; v) resposta aos desafios societais; e vi) empreendedorismo e internacionalização do setor das TIC. Em cada uma destas áreas estão previstas várias iniciativas, que constituem um elenco aberto suscetível de alargamento, e que concorrem para a concretização das prioridades definidas.
Uma das medidas previstas para a área da literacia, qualificações e inclusão digitais é a de promover a disponibilização e utilização de ebooks, nomeadamente «Promover políticas de aluguer de ebooks escolares e de caráter técnico, que são hoje já uma realidade em alguns países. A promoção de uma política de aluguer terá impacto ao nível da redução dos para os leitores, promoverá a adaptação das obras para públicos com necessidades especiais e, por outro ado, será um desincentivo à cópia violadora dos direitos de autor, devido ao baixo custo das obras.» Os responsáveis pela implementação destas medidas são o Ministério da Economia e do Emprego/Secretaria de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Presidência do Conselho de Ministros/Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Educação e Ciência. O prazo de execução é 2015.
Outra iniciativa prevista é a de «Promover a criação e a digitalização massiva de conteúdos – Estimular a criação e o desenvolvimento de conteúdo em língua portuguesa. No sentido de assegurar a qualidade necessária dos conteúdos a digitalizar, serão adotados formatos técnicos interoperáveis e de acordo com normas abertas, para a disponibilização de conteúdos digitais na Internet de forma aberta», com horizonte de execução igualmente de 2015, e para cuja concretização, para além do governo, serão também chamados ONGescolasbibliotecas e associações.
Resta agora aguardar de que forma se vão operacionalizar estas medidas.

         In: http://lerebooks.wordpress.com/2013/01/03/agenda-portugal-digital-e-politicas-de-utilizacao-de-ebooks-e-conteudos-digitais/