Catálogo da BE

sábado, 13 de abril de 2013

Moita Flores na biblioteca escolar da Escola Sede.

No âmbito da nossa Semana da Leitura, esteve
na nossa BE o Dr. Moita Flores para nos apresentar a sua obra "As aventuras de Maresia de Mar e outras histórias de aprender. A assistir, para além de alunos e professores, tivemos o privilégio de acolher quinze idosos do Centro de Dia Nossa Senhora de Fátima. Todos se deliciaram com as palavras do Dr. Muita Flores, pois tocou bem fundo nos corações dos jovens e dos menos jovens já que nos falou dos livros como retalhos da memória de uma vida. Assim, os menos jovens já têm uma grande parte desse livro escrita, mas tal representa um tesouro que devem apenas guardar na sua memória, mas devem compartilhar essas páginas com os menos jovens, uma vez que elas são fonte de sabedoria e de conhecimento que não se deve perder. Os menos jovens, por sua vez, estão a começar a escrever esse livro, mas ele representará um património valioso das suas vidas.
Foi de uma forma divertida e bem animada que o Dr. Moita Flores nos apresentou o seu livro.
Também aproveitamos este momento para homenagear o aluno Afonso Pinho Lourenço, do 7.º C, que recebeu a medalha de bronze no Campeonato Nacional da Matemática que se realizou no Algarve.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

“1,2,3 Queres que te conte outra vez”, de Ana Pontes.

No dia dez de abril, pelas 10h15, tivemos entre nós a escritora Ana Pontes para apresentar a sua obra
"1,2,3 Queres que te conte outra vez". Desta vez, duas turmas de 5.º ano viveram um bom momento de promoção do livro e da leitura. Esta atividade inscreveu-se na Semana da Leitura do nosso Agrupamento e teve lugar na Escola Sede.

Apresentação do livro “Grande Fábrica de Palavras”, de Ana Caridade

Mais um momento de partilha de saberes em que o livro é embaixador. Mais uma atividade inscrita na Semana da Leitura que ocorreu na biblioteca escolar da Escola E.B.1 da Abelheira, no dia onze da abril, pelas 09h30.

LEITURA ENCENADA PELOS SERVIÇOS EDUCATIVOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL.

No dia 09 de abril, os estabelecimentos escolares do pré-escolar, no âmbito da Semana da Leitura, receberam os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal para mais um momento de leitura encenada. Foi um bom momento de animação em que se privilegiou o livro e a leitura.
 

Atividade de leitura e produção de texto sobre o mar.

No dia 09 de março, pelas 10h15, o grupo de estágio constituído por Sara Rodrigues, Bárbara Martins e Cátia Moreira dinamizou mais uma atividade de promoção do livro e da leitura. Assim, foram apresentados aos alunos quatro poemas versando a temática do mar, visto que estavamos a comemorar  a Semana da Leitura. Posteriormente, os discentes escreveram, no quadro, um conjunto de palavras do campo vocabular e/ou semântico de mar. Com esses vocábulos, construiram quadras cuja temática tinha que se relacionar com o mar. O melhor poema foi colocado num painel e afixado numa das paredes da biblioteca escolar da escola sede.  
 

Dia do Pai (19 de março).


No dia 12 de março de 2013, decorreu na Escola Sede, com a turma F de 5.º ano, uma atividade sobre o Dia do Pai.
Como em todas as sessões de estágio com as alunas da Escola Superior de Educação de Viana, a tividade iniciou-se com um pequeno jogo de apresentação entre os alunos e as alunas estagiárias da ESE.
No dia 19 de março comemorou-se o Dia do Pai. Os alunos assistiram a um filme, baseado no livro "Querido Pai", de Orianne Lallemand. Findo o filme, os alunos escreveram uma carta para o pai, que começava com a expressão "O meu pai é...". Os alunos conseguiram mostrar a cada colega que todos os pais são diferentes, mas todos os amam à sua maneira.
O final da atividade foi concretizado com uma pequena lembrança para o pai. 
Agradecemos a participação da turma e da Professora Natália Dias por toda a participação na atividade.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Semana da Leitura: dramatização de contos e recitação de lengaslengas.

No dia 11 de abril, pelas 08:30, assistimos, na Biblioteca Escolar, à dramatização dos contos tradicionais: “O Capuchinho vermelho” e “Polegarzinho” e recitação de lengaslengas pela turma 5.º A. Esta atividade foi orientada pela docente Paula Barbosa e inscreveu-se na nossa Semana da Leitura. Parabéns aos pequenos atores que tão bem encarnaram as personagens dos contos e aos recitadores que nos maravilharam com as suas lengaslengas. À professora Paula Barbosa deixamos o nosso agradecimento por todo o trabalho desenvolvdo com a turma e pelos bons momentos que nos proporcionou.  

Semana da Leitura: atividade "Navegar e preciso, viver não é preciso".

No dia 09 de abril, pelas 11h00, mais uma vez, tivemos na Escola Sede a presença dos atores Eva
Fernandes e Jorge Alonso, com a representação da peça "Navegar e preciso, viver não é preciso". Foi mais uma iniciativa da Biblioteca Municipal, em parceria com as bibliotecas escolares do concelho e acontece na semana dedicada ao evento "Contornos da Palavra". Este evento decorre todos os anos na Biblioteca Municipal e nas bibliotecas escolares. Com esta atividade, enriquecemos, mais uma vez, a nossa planificação para a Semana da Leitura, que decorre de 08 a 12 de abril.
Tivemos duas turmas do 9.º ano (turmas C e D) a assistir à representação da peça, uma retrospetiva da vida de um casal onde se mistura o sonho com a relaidade.
 

Semana da Leitura no Agrupamento Vertical de Escolas da Abelheira

No dia 08 de abril, inscrita na Semana da Leitura, decorreu, na Biblioteca Escolar da Escola E.B. 1 da Abelheira a atividade: “Corre, corre cabacinha”, de Eva Mejuto e André Letria. Foi um bom momento passado na companhia dos livros, da leitura e das ilustrações.

Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas da Abelheira.

eb1-Igreja-Meadela: ILUSTRADORES NA ESCOLA: no dia 08 de abril, pelas 14h00, decorreu na Escola E.B. 1 da Meadela, Igreja, a atividade "RECICLOMANIA", pelos ilustradores Sandra Fernandes e José Machado. Esta sessão sensibilizou os nossos alunos para a importância da reciclagem a partir da exploração de quatro obras que compõem a coleção. No final, deixaram-nos uma ilustração como recordação e lembraram-nos que a partir de qualquer ilustração se pode criar mil e uma histórias. Para tal, basta ter imaginação, criatividade e o prazer de ler e escrever.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cartaz da Semana da Leitura.

Semana da Leitura.

Oficina de Mediação – informação para docentes e alunos.



Tendencialmente, o conceito “conflito” é entendido como algo negativo, sendo frequente a associação do termo a processos de escalada e a algum tipo de violência. Contudo, um conflito não tem que ser, necessariamente, negativo. Em última análise, pode ser uma fonte de desenvolvimento, quando, na procura de soluções, os envolvidos desenvolvem acordos/alternativas anteriormente não previstas.
A resolução de conflitos tem, nos últimos anos, despertado o interesse de académicos, nomeadamente no que diz respeito às formas de resolução. E das diferentes alternativas para a solução, a mediação de conflitos tem assumido grande destaque.
A mediação compreende a existência de um terceiro elemento, imparcial e que, sendo conhecedor das fases de mediação, opera de forma a ser um facilitador da comunicação entre as partes, de forma a atingir um acordo mutuamente aceitável.
Uma vez que a escola é um espaço propício à emergência do conflito, depreende-se a necessidade de educar gerações, e todo o corpo educativo, na resolução criativa e nos benefícios da gestão construtiva dos conflitos.
De forma a responder a este desafio, a biblioteca escolar e o serviço de psicologia pretendem desenvolver uma oficina de mediação para alunos, que possam atuar na prevenção e resolução de conflitos entre pares.
Ao mesmo tempo, pretende-se colaborar com os professores, nomeadamente com os professores tutores e com os diretores de turma, para que possam colaborar/participar na oficina e desenvolver, junto dos alunos tutorados, competências de resolução de conflitos.
A oficina funcionará às sextas-feiras, das 13:45 às 15:15h, na sala 1.5, devendo os alunos interessados proceder a inscrição prévia na biblioteca escolar.