Catálogo da BE

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

6ª Edição do CNL – Concurso Nacional de Leitura.

O Plano Nacional de Leitura congratula-se com o êxito que tem constituído a participação de todos os agentes de promoção da leitura e o forte e entusiástico empenho das escolas, das bibliotecas, dos alunos participantes e das suas famílias na realização do Concurso Nacional de Leitura.  A 6ª Edição do Concurso, 2011 / 2012, é proposta a todos os interessados e obedece ao seguinte calendário:

Como resultado da avaliação das edições anteriores do CNL, e na presunção de um universo considerável de participantes, torna-se imperativo que seja feita uma leitura muito atenta das SUGESTÕES em anexo a este mail, do REGULAMENTO do concurso e das PERGUNTAS MAIS FREQUENTES que estarão sempre disponibilizados no sítio Concursos, do site do PNL.Chama-se, igualmente, a atenção para que se torna imprescindível o correcto preenchimento do FORMULÁRIO de Inscrição [aberto a partir do dia 24 de Outubro de 2011], de acordo com o Artº 9º do Regulamento, para o cabal e eficaz cumprimento de todo o processo concursal. Bom ano lectivo e que leiam muito e bem,  Manuel Fernando Gonçalves Plano Nacional de Leitura:

Tel: 213895146
Travessa Terras de Sant´Ana, 15
1250-269 LISBOA

Português: Ficha Informativa.

Em "Materiais de Apoio" podem encontrar uma Ficha informativa relativa às frases simples e complexas e aos processos de coordenação.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Português: a Coordenação

Um power point relativo às conjunções coordenativas, às locuções conjuncionais coordenativas e aos processos de coordenação (orações coordenadas) em Materiais de Apoio.

Seminário: “Património Periférico – Cultura e Território”


O Município de Vila Nova de Famalicão vai organizar no dia 05 de Novembro o Seminário: “Património Periférico – Cultura e Território”, que irá decorrer na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (ver programa em anexo). Este seminário está enquadrado na exposição itinerante: “Património à Prova de Água: Apontamento para a salvaguarda das Azenhas e Açudes nas margens do Rio Ave - Vila Nova de Famalicão / Trofa” (patente na Biblioteca Municipal de 3 a 26 de Novembro), a qual tem por base a investigação realizada pelo Arq. Rogério Bruno Guimarães Matos sobre a história da actividade e tecnologias associadas de 15 Azenhas e 9 Açudes localizadas na área de “fronteira administrativa” dos concelhos vizinhos: Vila Nova de Famalicão e Trofa. Neste seminário serão apresentados diferentes casos práticos de trabalho já realizado nesta área, procurando assim, suscitar a discussão sobre os diferentes caminhos já percorridos, e quais os novos desafios que são colocados. Mais informações e inscrições (gratuitas) on-line em:


Cartaz de divulgação:

Materiais de Apoio de Português.

Em "Materiais de Apoio" podem encontrar dois power point: um referente ao conteúdo Categorias da Narrativa e outro ao conteúdo O Cavaleiro da Dinamarca.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

AMBIENTE E ECOLITERACIA NA NOVÍSSIMA LITERATURA PARA A INFÂNCIA

Um projeto de investigação do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho que pretende identificar as linhas de interseção entre os planos estético e lúdico da Literatura para Crianças e Jovens e as suas virtualidades pedagógicas, especificamente no que toca à ecoliteracia.

[...] A pertinência do estudo em causa, tomando como corpus textos do âmbito da literatura para a infância, reside no facto de esta, em diferentes níveis, revisitar e recriar literariamente a questão ambiental, propondo (ou pretendendo propor), implícita ou explicitamente, princípios, comportamentos e valores coincidentes com os preconizados pela Educação Ambiental. Importa, assim, fazer a análise destas produções, de um ponto de vista linguístico, evocando os princípios do construtivismo linguístico (Halliday, 2001), ou seja, do poder da língua e dos discursos na modelação do real, e do ponto de vista da teoria e análise literárias. Os produtos disponibilizados destinam-se, em primeira mão, a profissionais da educação e de bibliotecas, a animadores sociais e a outros mediadores de leitura.

Vigência do projecto: 1/9/2009 a 31/12/2011
Os investigadores envolvidos são Rui Ramos e Ana Luisa Ramos


Clicar aqui para conhecer todas as obras (53) cujas recensões estão disponíveis

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Frase simples e frase complexa

Em "Materiais de Apoio" podem encontrar um power point referente ao conteúdo gramatical frase simples/frase complexa.