Catálogo da BE

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Bibliotecas são cada vez mais procuradas pelos jovens


As bibliotecas municipais e escolares em Portugal estão a ganhar importância como espaços privilegiados para utilização da Internet, revela um estudo europeu sobre crianças e riscos online hoje apresentado na Universidade Nova de Lisboa.
Este foi um dos dados que surpreendeu a coordenadora nacional do estudo, Cristina Ponte, que reforça o potencial das bibliotecas como espaço a apostar para ensinar os alunos a fazer uma boa utilização da Internet.

Os investigadores presentes hoje no debate sobre os resultados do estudo foram unânimes em considerar que com a rede de bibliotecas escolares e com a presença - obrigatória há dois anos - de professores bibliotecários está aberto caminho para uma intervenção mais activa junto dos alunos.

Esta intervenção passa por dar apoio, controlar e ensinar a fazer um bom uso da Internet, nomeadamente junto dos jovens oriundos de estratos socioeconómicos mais baixos, que são, simultaneamente, quem tem menos apoio deste género em casa e quem mais usa as bibliotecas, por ter acesso à Internet grátis.

Segundo o estudo, a procura de bibliotecas por jovens portugueses para aceder à Internet é em Portugal o dobro da europeia.

As crianças procuram-nas como um espaço onde se sentem bem, tal como em casa, refere Cristina Ponte, acrescentando que há crianças com Internet em casa que ainda assim vão para as bibliotecas, muitas vezes com o seu portátil, para conviver.

«Este dado vem reforçar o potencial das bibliotecas, que deve ser pensado. As bibliotecas são locais de socialização e um potencial para intervenção activa em matéria de segurança», afirmou a investigadora.

Lusa/SOL

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna - “Uma história — muitas línguas”.

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga) vai realizar em parceria com a Universidade do Minho – Centro de Línguas BabeliUM, no próximo dia 21 de Fevereiro 2011 - Dia Internacional da Língua Materna - “Uma história — muitas línguas” - duas actividades em torno da diversidade linguística e cultural, tendo por base a língua portuguesa.

Assim, todos os docentes são convidados a participar com os seus alunos.


- 21 de Fevereiro— sessões às 10h00 e 14h30 - Dia Internacional da Língua Materna. “Uma história—muitas línguas”. Há histórias bem conhecidas, atravessando fronteiras, países e línguas. É uma experiência única de ouvir o som de diferentes línguas ao apresentar a mesma história e falar, através da mesma história, sobre realidades e sonhos de muitos sítios diferentes - cada um com a sua língua materna.


-10h00 - Era uma vez… / Once upon a time / Es war einmal / Polaco


Partindo de um conto, mundialmente conhecido, dos Irmãos Grimm - Hänsel und Gretel (João e Maria) - celebramos o Dia Internacional da Língua Materna a três vozes e a três línguas (inglês, alemão e polaco). Com a ajuda de um pequeno jogo, o público levará para casa conhecimentos linguísticos e culturais.


Colaboradoras: Agnieszka Szewczyk, Joanne Paisana, Natália Nunes


- 14h30 - Mais uma vez ... vampiros / Once again ... vampires / Polaco / Una vez mas … vampiros


Para celebrar o Dia Internacional da Língua Materna, o mito dos vampiros será abordado por três nativos de Espanha, Inglaterra e Polónia. Sem esquecer Bram Stoker (o criador da figura de Drácula), queremos explorar o ‘vampirismo’ a partir do filme ‘Entrevista com o Vampiro’ e outros exemplos audiovisuais.


Marcação prévia pelo telefone 253 205 977 ou pelo email blcs@blcs.pt ou portal BLCS http://www.blcs.pt/portal/evento.aspx?eid=367


----------------------------------------------------------------------------------

Aida Alves

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Rua de S. Paulo, nº 1 - Cividade

4700-042 Braga – Portugal

Tel. (00 351) 253 205 970

Fax (00 351) 253 205 989

Informatização dos serviços prestados pela Biblioteca Escolar



A BE/CRE, a partir do início deste mês de Fevereiro, dispõe de todos os documentos relacionados com a sua gestão em formato digital. Assim, encerra-se uma fase em que tudo era realizado em suporte de papel, desde as requisições, utilização de recursos, empréstimos, utilização do espaço, registo de entrada de utilizadores… Deu-se um passo importante para acabar com toda a excessiva carga de papel e dossiês que envolvia as acções e actividades mais básicas de gestão deste espaço e tal só foi possível graças à colaboração da professora Isabel Rego. Outro passo importante estamos prestes a dar e que se relaciona com a criação da base de dados de todos os nossos utilizadores. Este processo só ainda não está concluído devido ao atraso de alguns Directores de Turma na entrega da documentação solicitada. Apelamos à máxima compreensão de todos para que a nossa Biblioteca Escolar possa prestar, cada vez mais, um serviço de qualidade.


Prova Distrital do PNL

A prova distrital do PNL decorre, este ano, na Casa das Artes, nos Arcos de Valdevez, no dia 07 de Abril, pelas 13:30.

As escolas deverão acautelar os transportes.

Os melhores museus do mundo no Google

Via Google Art Project

O Google anunciou hoje uma parceria com 17 dos museus de arte mais importantes do mundo que vai permitir descobrir e visualizar virtualmente mais de mil obras em alta resolução.


Entre as obras que podem ser observadas online contam-se "Noite Estrelada" de Vicent Van Gogh, no MoMA, "Regresso do filho pródigo", de Rembrandt, no Hermitage de São Pettersburgo ou "No woman, no cry", de Chris Ofili, exposto na Tate Britain.

Faça uma viagem pelo mundo da arte: Google Art Project

http://www.googleartproject.com/


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

História Geral da África

A versão portuguesa da História Geral da África, em 8 volumes, formato pdf, está disponível para download gratuito no sítio da UNESCO, organização que patrocinou a edição. Clique em:


http://lerebooks.wordpress.com/2011/02/03/ebooks-gratuitos-historia-geral-da-africa-em-8-volumes/


Eis aqui um bom recurso online sobre o ciclo da água.
É brasileiro e o texto tem uma ortografia já ultrapassada, mas o conjunto vale por si.

http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/

Concurso «O cartaz da minha escola».


Segue informação do Sr. Comissário do PNL, sobre o lançamento do Concurso «O cartaz da minha escola». Este concurso está integrado na Semana da Leitura e pauta-se, tal como ela, pela relação Leitura – Energia – Floresta. O Regulamento encontra-se disponível no portal do PNL / Concursos. Podem fazer a inscrição junto da BE/CRE.

Exmos/as Senhores/as

A Semana da Leitura 2011, que decorrerá entre 21 e 25 de Março, conjuga a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a promoção da leitura e dos livros, contribuindo para estimular o prazer de ler, abordando-se questões tão relevantes e actuais como o ambiente e a sustentabilidade. Procura-se, assim, elevar os níveis de literacia dos portugueses, tornando-os, simultaneamente, cidadãos mais conscientes e capazes de respeitarem o nosso planeta.
À semelhança do que se tem verificado nos anos anteriores, a participação das escolas não agrupadas/agrupamentos, bem como das comunidades em geral, é factor determinante para tornar a Semana da Leitura num marco em que a leitura, a criatividade, a capacidade de inovação e a pluralidade são patenteadas por todos os que sempre apostaram neste desafio.
Convidam-se, pois, todas as escolas não agrupadas/agrupamentos a participarem no Concurso «O cartaz da minha escola» que, este ano, vai premiar a criatividade, a imaginação, a capacidade de comunicação e de mobilização de todos em torno da relação Leitura – Energia – Floresta.
A inscrição inicial no concurso faz-se através do preenchimento de um formulário, disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (http://www.sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp), entre os dias 10 e 18 de Fevereiro de 2011. Depois de cada escola não agrupada / agrupamento ter seleccionado o cartaz a apresentar a concurso, este deverá ser enviado entre os dias 25 e 31 de Março, conforme disposto no Regulamento do Concurso.
O Comissário do PNL

Fernando Pinto do Amaral

Fórum de Leitura.

Se já leste alguma das obras seleccionadas para o Concurso de Leitura deste 2.º Período, deixa, aqui, o teu comentário. Partilha a tua opinião com os teus colegas e interage com eles

Concurso de Leitura: 2.º Período.



As obras seleccionados para o Concurso de Leitura para este 2.º Período são:

2.º Ciclo: O Livro Misterioso, de Margarida Fonseca Santos;

3.º Ciclo: O Mandarim, de Eça de Queirós.

Novos livros na BE/CRE.

No decorrer do mês de Janeiro foram catalogados e colocados nas estantes os livros constantes na tabela apresentada. Os mesmos já podem ser requisitados por todos os utilizadores da BE/CRE.


domingo, 30 de janeiro de 2011

"Era uma vez um Dragão"

Depois do grande êxito da estreia, na passada segunda-feira, numa acção integrada na homenagem da CMVC e CDV ao poeta António Manuel Couto Viana), "Era uma vez um Dragão" regressa, novamente, no dia 5 de Fevereiro (sábado), às 17h00, ao Teatro Municipal Sá de Miranda, para todas as famílias interessadas a assistir aquela que é 100.º produção, em quase 20 anos de existência do CDV.

Sinopse:

Espectáculo para a infância que assenta numa forte componente musical.

Três crianças pré-adolescentes, dois rapazes e uma rapariga, vão acampar para a floresta.

Um deles, que gosta de meter medo aos amigos, conta-lhes a história de um Dragão.

Medo e coragem, fantasia e ilusão, camaradagem e afirmação de personalidade... eis do que se trata em “Era uma vez um Dragão” escrito por António Manuel Couto Viana, fundador da primeira companhia Portuguesa de teatro infanto-juvenil, o “Teatro do Girifalto”.

Com uma carreira dedicada exclusivamente para escolas, mas atendendo ao interesse manifestado pelo público em geral, o CDV leva a efeito uma sessão especial única deste espectáculo no próximo sábado no dia 5 de Fevereiro (sábado), às 17h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda.