Catálogo da BE

sábado, 5 de março de 2011

Cálculo do dia de Carnaval

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da Páscoa e esta é calculada em função da Lua Cheia. Veja as explicações a seguir:

A PÁSCOA ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir de 21 de Março. A Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa. A terça-feira de CARNAVAL ocorre 47 dias antes da Páscoa e a quinta-feira do CORPUS CHRISTI ocorre 60 dias após a Páscoa. Domingo de RAMOS é o que antecede o domingo da Páscoa, a QUARESMA são os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos, a quinta-feira da ASCENSÃO ocorre 39 dias após a Páscoa e o domingo de PENTECOSTES vem 10 dias depois da Ascensão.

in: http://saber.sapo.pt/wiki/Carnaval

História e etimologia: carnaval

Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Egipto antigo. Uma outra corrente acredita que a festa se iniciou com a adopção do calendário cristão.

Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval).

Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Actualmente a mais aceite é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da Quaresma.
Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indirecta disso, o período de Carnaval estabeleceu-se na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros combateram-no vivamente, como Inocêncio II.

No seguimento do Renascimento o Carnaval adoptou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao carácter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato actual, que se preserva especialmente em regiões da França (ver Mardi Gras), Itália e Espanha.

In: http://saber.sapo.pt/wiki/Carnaval

O Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperado pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma.
O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
Actualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, Brasil é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo.
Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras.

In: http://saber.sapo.pt/wiki/Carnaval

Próximo romance de Luís Sepúlveda recordará “uma região que já não existe”

O próximo livro de Luís Sepúlveda será um romance baseado em três viagens que fez pela Patagónia e a Terra do Fogo, avançou à Lusa o escritor chileno.
“Entreguei há cinco dias um novo livro, que começou como um livro de viagens e transformou-se num romance”, confirmou o autor de obras como “O Velho que Lia Romances de Amor”, “Patagónia Express”, “Diário de um Killer Sentimental” ou “Contos Apátridas”.

De acordo com Luís Sepúlveda, o novo romance é uma história baseada em três viagens que fez com “um grande amigo”, o fotógrafo Daniel Mordzinski, pela Patagónia e a Terra do Fogo.

“Nele conto a história de uma região que já não existe, porque o mundo mudou violentamente”, explicou.

O livro, ainda sem data de publicação, chamar-se-á “Ultimas Noticias del Sur” (na tradução literal, “Últimas Notícias do Sul”).

“Histórias Daqui e Dali”, de 2010, foi a última obra editada por Luís Sepúlveda.

LUSA

quarta-feira, 2 de março de 2011

BIBLIOTECAS ESCOLARES/ FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Esta actividade enquadra-se no Plano de Actividades da BE/CRE do Agrupamento, no previsto no Despacho n.º 11120 – A/2010 e na Circular n.º 17/DSDC/DEPEB/2007. Pretende-se, assim, desenvolver nos alunos competências básicas de utilização dos recursos da BE/CRE e promover a articulação entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo de forma a garantir o acompanhamento pedagógico dos alunos nos dois ciclos.

A dinamização da actividade, que se realizará no dia 22 de Março, será da responsabilidade da equipa da BE/CRE e destina-se aos alunos finalistas (62 alunos) do Jardim-de-Infância da Meadela e respectivas Educadoras.

 
PLANO DA VISITA:



9:30 – Saída do Jardim-de-Infância da Meadela.

9:45 – Chegada à E.B. 1 da Abelheira.

- Visita às instalações da escola.

- Intervalo.

- Visita às Bibliotecas do Agrupamento.

11:30 – Regresso ao Jardim da Meadela.


A Equipa da BE/CRE

Material Livro e não livro catalogado - Fevereiro.

Divulgamos o material livro e não livro catalogado no decorrer do mês de Fevereiro e já colocado à disposição de todos os utilizadores.

terça-feira, 1 de março de 2011

ACTIVIDADES NO CMIA Viana do Castelo – MARÇO 2011

OFICINA DE APRENDIZAGEM
“A EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS FLORESTAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA”
12 de Março de 2011 (Sábado), às 9H00 no CMIA Viana do Castelo
FORMADORES: Hugo Lopes | Jorge Machado | Miguel Costa | Tiago Brochado
Gabinete de Arqueologia e Património da Câmara Municipal de Viana do castelo

Consulte o programa detalhado em:

http://www.cmia-viana-castelo.pt/index.php

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Direcção-Geral de Arquivos

A Direcção-Geral de Arquivos coordena dois Arquivos Nacionais (O Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia) e 16 Arquivos Distritais. Uma das principais funções deste organismo é a disponibilização da informação aos cidadãos.
Através do catálogo online, o utilizador tem acesso a milhares de documentos digitalizados e referências a fontes primárias, quer no arquivo da Torre do Tombo, quer nos arquivos distritais.


Catálogo do Portal Português de Arquivos: http://portal.arquivos.pt/


Catálogo da Torre do Tombo: http://digitarq.dgarq.gov.pt/

In http://www.cibevianaesposende.com/