Catálogo da BE

sexta-feira, 3 de maio de 2013


No passado dia 30 de abril, realizamos uma atividade sobre o dia da mãe (celebrado brevemente) com um grupo de alunos frequentadores da unidade de necessidades educativas especiais.
Começamos pela apresentação do livro "A Vida Secreta das Mães" de Beatrice Masini, este fala sobre as profissões das mães e outras ocupações/afazeres que as mães têm e que a maior parte os filhos não sabem. E, conversou-se com os alunos afim de saber se eles tinham conhecimento das vidas secretas das suas mães.

De seguida, com ajuda, os alunos criaram um género de cartão/postal. para oferecerem às mães, onde escreveriam qual a vida secreta que achavam que elas tinham.
No final, a avaliação de toda a aula foi feita de maneira diferente de forma a ajudar os alunos. Através do quadro que vemos no vídeo, os alunos deram a sua opinião.

segunda-feira, 29 de abril de 2013


No passado dia 23 de abril foi abordado, antecipadamente, o tema "A Revolução do 25 de abril".
Inicialmente, foi apresentado o livro "A fábula dos feijões cinzentos; 25 de Abril, como quem conta um conto", que falava de uma comunidade de feijões que vivia oprimida como o povo português no ano de 1974 e que se revoltaram com o intuito de mudar isso. Após a apresentação deste conto, os alunos interagiram com as alunas estagiárias da Escola Superior de Educação na realização de um jogo do género "Quem Quer Ser Milionário?", que continha várias questões acerca da revolução de 1974.
De seguida, foi apresentado um vídeo sobre a mesma revolução, com imagens reais do acontecimento para que os alunos aprofundassem os seus conhecimentos.
Para finalizar, tal como sempre, os alunos dirigiram-se à biblioteca escolar para avaliar o desempenho das estagiárias e todas as atividades realizadas na aula, e entregaram à biblioteca um cravo gigante para se tornar um marco do acontecimento e relembrar a todos do quão importante foi para o nosso país.