Catálogo da BE

sábado, 14 de novembro de 2009

Dia de São Martinho.

No dia de São Martinho, a nossa BE realizou a final do Concurso de Quadras alusivas a este dia festivo. Num primeiro momento, divulgamos o concurso nos locais habituais. Seguidamente, entregamos o regulamento do concurso a todos os professores do 1.º Ciclo e aos professores de Língua Portuguesa do 2.º e 3.º Ciclo. Com o envolvimento destes docentes, que trabalharam com os alunos a elaboração das quadras nas suas aulas e nas aulas de Estudo Acompanhado, tivemos uma grande participação de alunos: 130 trabalhos apresentados a concurso. Desses 130 trabalhos, seleccionámos os três melhores por cada ciclo de escolaridade. Considerámos que esta actividade se revelou como um sucesso, atendendo ao n.º de alunos participantes. Tal só foi conseguido pelo envolvimento e pela coloboração dos docentes. Todos os alunos envolvidos vão receber um diploma de participação e a sessão de entrega de prémios realizar-se-á na última semana de aulas, numa sessão pública. A Biblioteca Escolar agradece a colaboração de todos os intervenientes e espera que todo o Agrupamento continue a aderir em projectos futuros.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Palestra

ESCOLAS DE REFERÊNCIA PARA ALUNOS CEGOS E DE BAIXA VISÃO (DECRETO-LEI Nº 3/2008)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABELHEIRA
ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE
As escolas de referência constituem uma resposta educativa especializada desenvolvida em Agrupamentos de Escolas
ou Escolas Secundárias que concentrem alunos cegos e com baixa visão do distrito de Viana do Castelo.
Estas escolas pretendem desenvolver, entre outras, as seguintes respostas educativas:
- Assegurar a observação e avaliação visual e funcional;
- Assegurar o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita em Braille e da orientação e mobilidade;
- Assegurar a utilização de meios informáticos específicos;
- Assegurar o treino visual específico de actividades da vida diária e de competências sociais.

Assim, a BE/CRE associa-se à dinamização da palestra: "“Construção
dos Percursos de Literacia”, orador: Dr. Serafim Queirós, que terá lugar no Auditório Carolino Ramos, na Escola Secundária de Monserrate, no dia 10 de Dezembro de 2009, pelas 17.30 h.
As inscrições devem-se realizar até ao dia 07 de Dezembro, para: Rua José Augusto Vieira, Abelheira, 4900-438, Viana do Castelo, Fax nº: 258809779, E-mail:crtic@eb23-viana-castelo.rcts.pt, indicando os seguintes dados:
Nome:
Instituição:

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Na nossa Escola, a nostalgia tomou conta das comemorações do 50º aniversário do herói de BD que nasceu em 29 de Outubro de 1959. Parabéns, Astérix, pelos teus 50 anos!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Concurso de Leitura.


No presente ano lectivo, a BE/CRE está a dinamizar um concurso de leitura no qual podem participar todos os alunos da escola E.B. 2,3 de Viana do Castelo. Este concurso encontra-se estruturado por ciclo de escolaridade.
Mensalmente, é seleccionada uma obra que deverá ser lida pelos alunos concorrentes. Os discentes têm um mês para lerem a obra escolhida pela equipa da Biblioteca Escolar e responderem a um questionário elaborado pela mesma e referente à obra em questão. Esse questionário é posto à venda na reprografia da Escola e tem o preço do praticado para uma fotocópia. Depois de preenchido, deverá ser colocado num receptáculo criado para o efeito e colocado na entrada da biblioteca. Embora possam participar todos os alunos da escola, para efeitos de apuramento dos vencedores, a seriação será feita por ano de escolaridade. O dinheiro apurado com a venda dos questionários será canalizado para a aquisição dos prémios.