Catálogo da BE

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Recolha fde bens para a Madeira



Campanha de recolha de bens essenciais para envio para a Madeira

A partir do dia 23/ Fevereiro, os CTT lançam uma campanha nacional de recolha de bens essenciais para envio para a Madeira, no âmbito do seu Programa de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, com aceitação em todas as 900 Estações de Correio do País.

Basta a qualquer pessoa dirigir-se a uma Estação de Correios, pedir a caixa solidária grátis, enchê-la com os bens e marcar como destinatário a palavra MADEIRA.

Não é preciso selo nem mais morada e o envio é grátis. Os CTT tratam de entregar os bens.
A Instituição destinatária será a Caritas da Madeira que, já informou que estavam a precisar principalmente dos seguintes produtos/bens:

- Lençóis
- Cobertores

- Mantas
- Almofadas

- Roupa interior (H/ S e criança)
- Roupa em geral
- Produtos de higiene
- Fraldas
- Leite em pó
- Comida para bebé
- Enlatados

http://www2.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/ctt/grupo_ctt/imprensa/imprensa/destaques/Imprensa171-AjudaMadeira.html

domingo, 21 de fevereiro de 2010



Ministra da Educação, em entrevista ao Expresso, referiu: "Para mim, educação é comunicação e informação. Uma escola do séc. XXI é aquela em que professores e alunos usem o espaço que tenha recursos de educação. (...) a criança de hoje não pode olhar para a escola como se fosse uma coisa do passado. E não estou a dizer que tem de se transformar a aprendizagem, com o uso das novas tecnologias, numa coisa lúdica. (...) mas fazer pesquisa, encontrar e recolher informação...". Isabel Alçada compreende que o paradigma educacional se alterou substancialmente e que à escola do presente são colocadas novas exigências. Mais do que ser uma mera transmissora de saberes, a escola tem que fornecer e dotar os alunos de ferramentas que lhes permitam ter acesso à informação de um modo selectivo, organizado e pertinente. Deste modo, o aluno tem de estar dotado de um espírito crítico bem estruturado que lhe permita aceder a essa informação com eficácia, propriedade e retirar dela aquilo que verdadeiramente é substancial para uma determinada finalidade. Deste modo, as BE/CRE têm um papel de real importância neste novo desafio. Estamos na era do nativo digital, contudo, se não for devidamente instruído, poderemos estar a formar, apenas, consumidores inconscientes de informação não estruturada e pouco significativa na preparação de cidadãos críticos e socialmente interventivos.




Amnistia Internacional.



Desde 1995 que existe em Viana do Castelo um grupo da Amnistia Internacional (Grupo Local Portugal 24).


Nestes 15 anos o número de membros e a capacidade de acção foi variando ao sabor das vidas dos voluntários e da disponibilidade.
Quando começaram, em 1995, ainda não havia a net como a conhecemos e ainda usam selos de correio para os apelos pelos detidos e torturados. A causa da defesa dos direitos humanos continua a ter a mesma urgência.


Os membros actuais do grupo acham que é possível alargar a participação. Assim em 19 de Fevereiro organizou-se uma reunião para esse objectivo. O grupo de cerca de uma dezena de participantes decidiu organizar outro encontro aberto a todos os interessados (membros ou não da AI) para discutir formas de aumentar a participação e de potenciar o facto de um dos grupos mais antigos em actividade do país ser no nosso concelho. É no próximo dia 5 de Março, pelas 21h30m, na sede da SIRD (Sociedade de Instrução e Recreio Darquense - junto à Caixa geral de depósitos em Darque). Apareçam! Pelo menos tomam um café com o grupo.


Os interessados podem ver o site internacional da AI e aí procurar a página da secção portuguesa. Contactos: luismbraga@sapo.pt 258320375

Breve entrevista à escritora La Salette Sá.



A nossa BE/CRE, para além de ter em funções alunos monitores, organizou e dinamizou um grupo de jovens repórteres que passarão a cobrir todas as actividades realizadas na nossa escola e, em particular, na nossa BE/CRE. Assim, estes repórteres elaboram os guiões de entrevista, procedem à cobertura fotográfica e, posteriormente, redigirão as notícias. Brevemente, quando este grupo estiver em pleno funcionamento, pensamos (re)editar o jornal do agrupamento. Seguidamente, transcrevemos uma síntese da entrevista realizada. O repórter de serviço foi o aluno Rui Lima, do 7.º E.



Entrevista:



Rui Lima: Qual foi o tema de que gostou mais neste livro "Palavras Tuas e Minhas"?


La Salette: O tema que eu mais gostei de trabalhar no livro "Palavras Tuas e Minhas" foi "A Beleza de Íris" que é o primeiro poemazinho da segunda parte.



RL: Pode-nos dizer se há mais algum projecto deste género a ser trabalhado?


LS: Está a começar a ser trabalhado um novo projecto. Vou, agora, lançar o isco no final deste evento para ver se há meninos novos que queiram participar e tenho já ideias de uma coisa nova, mas é tudo segredo e mistério, para já.



RL: Acha que este livro tem um lugar especial na lista dos seus favoritos?



LS: Sou suspeita... sou suspeita... mas digo que sim. Acho que tem, assim como todos os outros que escrevi e gostaria muito que toda a gente o lesse e que também o apreciasse como eu gostei de o fazer. Portanto, espero que ele vá avante.



RL: Obrigado.


LS: De nada, filho.



No dia 19 de Fevereiro, pelas 21:30, recebemos na nossa BE/CRE a professora e escritora La Salette Sá, autora de várias obras poéticas que contaram com a colaboração de vários alunos da nossa escola e outros jovens. Assim, os poemas constantes nos primeiros livros eram acompanhados de ilustrações elaboradas pelos alunos e jovens. Já o último livro lançado e apresentado na nossa escola, sofreu uma pequena inovação, visto que, para além das referidas ilustrações, contém poemas dos próprios alunos. Neste momento, só nos é possível fazer esta breve síntese da actividade realizada, uma vez que ainda não possuímos todas as fotos. Muito em breve, apresentaremos uma descrição mais detalhada da referida actividade.

O aluno Ricardo Cardante, do 8.º F, elaborou um cartaz para divulgar o blogue da nossa BE/CRE. Esse cartaz será afixado em determinados espaços da nossa escola. Assim, convidamos toda a comunidade educativa a visitar o nosso blogue. Do mesmo modo, podem enviar artigos de opinião, divulgação de informação e/ou actividades e outros trabalhos que considerem de interesse para serem publicados neste blogue. Também podem deixar os vossos comentários, sugestões de actividades para serem dinamizadas pela BE, bem como propor projectos de parceria. A BE/CRE é um espaço de todos e para todos e está ao serviço das aprendizagens, visando a promoção do sucesso educativo.