Catálogo da BE

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Bondade da Bruxa Carlota.


Lá longe, num reino distante no cimo dum monte, havia um castelo muito bonito cheio de luz, e nesse castelo vivia a Bruxa Carlota. Era uma bruxa diferente das outras, era muito boa e amiga das crianças. Um belo dia pensou:

- Falta pouco tempo para o dia das Bruxas! E se eu convidasse os meninos da aldeia para comerem uma sobremesa deliciosa comigo, feita no meu caldeirão?

  Conforme pensou, assim o fez. Escreveu alguns convites e ela própria foi distribuí-los, na sua vassoura mágica, aos 5 meninos da aldeia que se chamavam Mafalda, Manelinho, Joãozinho, Carlinha e Jorginho. Os meninos, quando a viram na sua vassoura mágica, começaram a chamar o seu nome “Carlota, Carlota”. Foi então que a Bruxa Carlota, com a magia do seu feitiço, disse:

- Inimini, convites vão voar e nas mãos dos meninos vão poisar, Zás-trás”.

  Os meninos estavam radiantes de alegria, cantavam, gritavam muito felizes dizendo “obrigado Bruxa Carlota, obrigado!”.

  Chegou o dia da festa e os 5 meninos lá foram monte acima caminhando lentamente até ao castelo da Bruxa Carlota. Já bem perto do castelo, foram recebidos muito bem pelos amigos da Bruxa Carlota. Foi então que apareceu a abóbora Catita toda enfeitada dizendo:

- Sejam bem-vindos, sejam bem-vindos! Os meus amigos Tiko, o morcego, e a aranha Camila irão indicar o resto do caminho e, quando chegarem à porta do castelo, irão ser recebidos por mais um nosso amigo, a gata Luna, que irá levar-vos até à Bruxa Carlota que vos espera ansiosamente.

  E, assim foi. A Bruxa Carlota recebeu os meninos muito bem com muita alegria e simpatia.

- Sentem-se e fiquem à vontade. É um prazer muito grande ter-vos junto de mim. Preparei uma sobremesa deliciosa para vocês. Eu acho que vão gostar da mousse de Chocolate feita por mim.

  Os meninos comeram a mousse até se sentirem cansados de tanto comer e foi então que a Bruxa Carlota lhes perguntou:

- Vocês gostam de histórias?

  E eles responderam:
- Sim, sim muito.

  A Bruxa Carlota sentou-se na varanda do seu castelo junto com os meninos, virada de costas para a lua e as estrelas brilhando, contando uma linda história sobre “A Amizade de dois Ratinhos”, aos meninos. Quando acabou de contar a história, os meninos bateram palmas à Bruxa Carlota, agradecendo o seu carinho e amizade que ela lhes tinha oferecido sem pedir nada em troca. Então, ela disse:

- Eu adoro crianças! Vocês são as estrelas do mundo, faço tudo que for preciso para vos ver felizes e sempre a sorrir.

  No final da festa, a Bruxa Carlota levou de volta os meninos à aldeia, na sua vassoura mágica, voando pelo céu fora com os meninos rindo de alegria e felicidade e, mais uma vez, ela falou uma frase mágica:

- Inimini, vassoura vamos pousar para as crianças às suas casas regressar. Zás-trás.

  A Bruxa Carlota sorriu para os meninos e disse:

- Sejam todos muito felizes… eu voltarei... até breve…
 
                                                                                                                   L.B.

domingo, 28 de outubro de 2012

HALLOWEEN

O Halloween, em Portugal, celebra-se no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. É uma data que se realiza em grande parte dos países ocidentais, porém, é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
Na Escola Sede, na BE, a D. Lurdes, criou o "cantinho" do Halloween. Ele apela à vossa criatividade para se transformar num digno "covil" de feitiços, bruxas, duendes e outras coisas que tais. Deixa, nesse espaço, o teu contributo.