Catálogo da BE

sábado, 21 de novembro de 2009

Sessão de apresentação do livro ViAna.

No dia 19 de Novembro decorreu, na BE, a sessão de apresentação do livro ViAna, história de Viana do Castelo em Banda Desenhada, da autora e ilustradora Inês Madeira. Esta actividade teve como público-alvo os alunos do 5.º e 6.º anos. Atempadamente, contactaram-se os Directores de Turma e os professores implicados, dando-lhes a conhecer a actividade e o escalonamento das turmas. A actividade realizou-se das 08:30 às 17:00 horas, e cada sessão durou, aproximadamente, 90 minutos. No final da apresentação, os alunos puderam adquirir o livro. Cada sessão terminou com a praxe dos autógrafos. Durante a actividade foram vendidos 140 livros.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Apresentação da obra ViAna.


No dia 18 e 19 de Novembro, a nossa BE vai acolher a visita da autora e ilustradora do livro ViAna, que relata a história da nossa cidade em BD. Assim, no dia 18, a autora, Inês Madeira, visitará os JI e os estabelecimentos do 1.º ciclo. No dia 19, será a vez da escola sede, Escola E.B. 2,3 de Viana do Castelo. A obra em questão conta a história da cidade de Viana de um modo lúdico, mas pedagógico. Assim, uma gaivota percorre a cidade e, nesse percurso, vai contando ao seu filho a história desta lendária cidade.

domingo, 15 de novembro de 2009

Dia da tolerância.

No dia 16 de Novembro, a nossa BE vai celebrar o Dia da Tolerância. A actividade foi organizada em colaboração com o grupo de EMRC. Poder-se-á definir tolerância como a atitude que consiste em deixar aos outros a liberdade de exprimirem opiniões divergentes e de viverem em conformidade com tais opiniões. S. Tomás de Aquino escreve acerca de tolerância: “No regime humano a autoridade tolera com acerto alguns males para não impedir alguns bens ou para que não se incorra em males piores”. Estas palavras conduzem-nos para uma inequívoca existência e oposição entre o bem e o mal e, ao mesmo tempo, à irrecusável tolerância que em determinadas situações se deve ter para com quem faz o mal. O mal tolera - se e sofre-se, mas o bem defende-se e difunde-se. Tolerar o mal não significa que este se converta em bem, mas antes continua a ser mal. O moderno conceito de tolerância baseia-se no indiferentismo e no relativismo, isto é, baseia-se na convicção de que não há bens absolutos que devam ser defendidos, nem verdades objectivas perante as quais não se pode ceder. A tolerância reside no equilíbrio saudável entre a liberdade pessoal e a salvaguarda do bem comum, por isso, por vezes, esse equilíbrio se apresente bastante difícil e complexo. Porém, convém analisá-lo com calma, sem o banalizar, porque a tolerância tem de ter a sua justa medida. Todos nós aspiramos à liberdade, mas, ao mesmo tempo, exigimos protecção em relação ao uso que os outros fazem dela. Consideramos necessário que existam limites, porque as liberdades interagem entre si. Que impere a tolerância saudável e solidária!