Catálogo da BE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia Internacional da Água

Por ocasião do Dia Internacional da Água (22 de Março)  a Solidarités International e a agência BDDP Unlimited darão início a uma campanha visa alertar para o facto de que uma considerável percentagem da população mundial ainda não tem acesso a água potável, algo que tantos de nós damos como garantido.
Hoje, em pleno século XXI, estima-se que cerca de 3,6 milhões de pessoas, incluindo um milhão e meio de crianças com menos de 5 anos, morrem anualmente de doenças transmitidas por água não potável, tornando-se esta a principal causa de morte no planeta.


Solidarités International et BDDP Unlimited veulent faire couler de l'encre from BDDP Unlimited on Vimeo.

Dia Mundial da Água.

Neste Dia Mundial da Água, deixamos um vídeo relativo ao ciclo da água.

http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA DA POESIA


ACTIVIDADE

NA ÁRVORE ESTANTE DA BE ENCONTRAM-SE POEMAS PENDENTES COMO FOLHAS DE ÁRVORE.

ESTES POEMAS FORAM ESCRITOS POR ALGUNS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA, GRANDES POETAS DESTE DIA DA POESIA.

DESAFIO

I) ASSIM, CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA A DIRIGIR-SE À BE PARA LER ESTES POEMAS.

II) NUMA FOLHA, DEVEM ESCREVER O N.º DOS TRÊS MELHORES POEMAS.

III) ESSAS FOLHAS DEVEM SER COLOCADAS NUMA CAIXA QUE SE ENCONTRA JUNTO À ÁRVORE ESTANTE.

IV) OS AUTORES DOS TRÊS MELHORES POEMAS RECEBERÃO UM PRÉMIO.

domingo, 20 de março de 2011

DIA DA POESIA

CONCURSO/DESAFIO

Dia 21 de Março, celebra-se o Dia da Poesia. Por isso, a Biblioteca Escolar, como local privilegiado de contacto com os livros e os grandes escritores, quer celebrar a POESIA.
Com este objectivo, estão afixados, nas portas das salas, poemas incompletos de diversos autores sem, contudo, constar a sua identificação. O desafio que te colocamos é:
i)                  deves, numa folha A4, completar, conforme o original, cada um desses poemas e identificar o seu autor. Basta escrever, pela ordem em que aparecem no poema, as palavras em falta, bem como o nome do autor e o n.º da sala onde o poema estava afixado;
ii)               nessa folha, também deve constar a tua identificação: nome completo, ano e turma;
iii)            seguidamente, deves colocar esses poemas numa caixa que se encontra à entrada da BE;
iv)            podes depositar os teus poemas, nessa caixa, até às 17 horas do dia 22 (terça-feira).
Os três alunos que conseguirem completar, de forma correcta, mais poemas com a identificação dos seus autores, receberão um prémio.

Ilse Lieblich Losa faria, hoje, 98 anos.


Ilse Lieblich Losa, escritora portuguesa de origem alemã e de ascendência
judaica, nasceu a 20 de Março de 1913, em Bauer, uma cidade perto de Hanover.

Devido à sua condição de judia, é perseguida pela Gestapo e refugia-se em Portugal, no Porto, onde chega em 1934. Casa com o arquitecto Arménio Losa e adquire a nacionalidade portuguesa.
A sua obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. Paralelamente à sua actividade de escritora desenvolveu outras ocupações quer no domínio da tradução, quer como colaboradora em jornais e revistas, alemães e portugueses.
Ilse Losa faleceu aos 92 anos, na sua casa da Foz, na cidade do Porto, a 6 de Janeiro de 2006.
Bibliografia
O Mundo em Que Vivi (1949, volume de estreia), Histórias Quase Esquecidas (1950), Rio Sem Ponte (1952), Aqui Havia Uma Casa (1955), Ida e Volta — À Procura de Babbitt (1959), Sob Céus Estranhos (1962), Encontro no Outono (1965), Estas Searas (1984), Caminhos sem Destino (1991) e À Flor do Tempo (1997).
Como autora de literatura infanto-juvenil, publicou os livros A Flor Azul (1955), Na Quinta das Cerejeiras (1984), A Visita do Padrinho (1989) e Faísca Conta a Sua História (1994), entre outros.
Ilse Losa recebeu, em 1984, o Grande Prémio Gulbenkian de Livros para Crianças e, em 1998, o Grande Prémio de Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores por À Flor do Tempo.