Catálogo da BE

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMUNICADO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

A BE/CRE, no presente ano lectivo, conta com uma equipa de professores que exercerão funções de Apoio ao Estudo. Esta equipa terá como principal função orientar os alunos nas suas aprendizagens (estudo, TDC, trabalhos de pesquisa…), de modo a desenvolver nos mesmos não só as competências de leitura, mas, sobretudo, hábitos de estudo e pesquisa. Com esta oferta, pretende-se formar alunos mais autónomos nas suas aprendizagens, habilitando-os com as competências necessárias para obterem sucesso. Deste modo, apresentámos o horário, na BE/CRE, desta equipa:

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

15:30

ANA ISABEL DIAS

CONCEIÇÃO ALMEIDA

MARGARIDA ARAÚJO

9:15

ANTÓNIO BARROSO

CONCEIÇÃO ALMEIDA

ANTÓNIO BARROSO

CONCEIÇÃO ALMEIDA

MARGARIDA ARAUJO

10:15

JOSÉ NUNO CUNHA

ANTÓNIO BARROSO

ANA ISABEL DIAS

11:55

ANTÓNIO BARROSO

13:45

PAULA BAIA

14:30

EDUARDO AFONSO

CONCEIÇÃO ALMEIDA

15:30

JOSÉ CORTE

PAULA BAÍA

CONCEIÇÃO ALMEIDA

domingo, 19 de setembro de 2010

O que é uma Biblioteca Escolar?


A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, o aluno deve procurar outros recursos para a sua aprendizagem, a biblioteca escolar é um recursos fundamental.
É na escola e é pelas bibliotecas escolares que os jovens podem e devem ganhar o gosto pelos livros e pela leitura, fazer desta parte o seu quotidiano, dos seus tempos livres, e do seu prazer.



O que é uma Biblioteca Escolar



A biblioteca escolar está integrada num estabelecimento não universitário e tem como finalidade informar e ensinar os seus utilizadores, na sua maioria jovens e crianças.
Esta biblioteca deve desenvolver hábitos de leitura que devem acompanhar o indivíduo durante toda a vida, motivando-o para utilizar os diferentes tipos de biblioteca.
A leitura fomenta a imaginação e abre novas perspectivas à criança.
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, ela desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação.



Nas bibliotecas escolares podem encontrar-se muitos livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção a obras de referência, impressos ou electrónicos, presenciais ou remotas. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e as metodologias de ensino.
Para que o desenvolvimento intelectual das crianças seja efectivo, é necessário que exista um bibliotecário especializado na área da animação de bibliotecas ou, simplesmente, nos conteúdos programáticos dos alunos, para que eles atinjam níveis elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
Uma vez que os alunos não conseguem reproduzir, de forma idêntica, os conteúdos programáticos que lhes são ensinadas através dos manuais escolares, o professor bibliotecário, juntamente com o o assistente operacional, tem o dever de ensinar os alunos a pesquisar, avaliar, manusear os livros para que, assim, consigam tirar algum partido dos conteúdos programáticos.
É caso para dizer que aprender é buscar, interrogar, partilhar, criar, avaliar e dialogar com o mundo.
Tal como nas bibliotecas públicas, as bibliotecas escolares devem servir todos os membros da comunidade escolar, independentemente da raça, idade, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social.



Funções da biblioteca escolar



A biblioteca escolar funciona como um instrumento fundamental no processo educativo envolvido no ensino e aprendizagem do individuo. As suas metas podem traduzir-se nas seguintes funções:
Informativa: fornecer informação fiável, acesso rápido, recuperação e transferência de informação; a biblioteca escolar deverá integrar as redes de informação regionais e nacionais.

Educativa: assegurar ao longo da vida, provendo meios e equipamentos e um ambiente favorável à aprendizagem: orientação presencial, selecção e uso de materiais formativos em competências de informação, sempre através da integração com o ensino na sala de aula; promoção da liberdade intelectual.
Cultural: melhorar a qualidade de vida mediante a apresentação e apoio a experiências de natureza estética, orientação na apreciação das artes, encorajamento à criatividade e desenvolvimento de relações humanas positivas.
Recreativa: suportar e melhorar uma vida rica e equilibrada, estimular uma ocupação útil dos tempos livres mediante o fornecimento de informação recreativa, materiais e programas de valor recreativo e orientação na utilização dos tempos livres.

(acedido em 18 de Setembro de 2010 in http://paisapanu.wikidot.com/bibliotecas-escolares)

Livro: "A Menina Gotinha de Água".

Partindo do ciclo das águas, nesta obra encontra-se uma cativante ficção poetizada, nascida da vitalidade da natureza. A Gotinha de Água, «vestida de esmeralda e luar» - note-se a simbologia deste vestuário -, aparece como um ser humanizado, uma menina com uma alegria contagiante, divertida e traquina, que ri, que brinca com as irmãs e com os peixinhos, que joga às escondidas e que se diverte a beijar as pernas e os cabelos dos meninos na praia. A intemporalidade da narrativa transparece da fórmula de abertura, ao sabor tradicional. Conta-se como vive a Gotinha de Água, quais os caminhos que percorre e em que espaços se encontra, relatando-se entusiasticamente como a sua vida é essencial para outras vidas. Representa-se a aventura cíclica da água, elemento cósmico primordial através da viagem da Gotinha e das suas irmãs que partem da sua casa, o Mar imenso, e percorrem as nuvens, a chuva, a terra, uma fonte, um ribeiro, uma barragem, um estuário de um grande rio, para regressarem novamente às águas neptunianas. O percurso vital e feliz da menina Gotinha e das suas irmãs finaliza exactamente onde começou - no Mar - para não terminar nunca. Lemos, assim, a história da Menina Gotinha de Água como um leve cântico exaltatório da natureza, espécie de hino suave, no qual não faltam as referências a elementos do espaço marítimo (os peixinhos, as algas, as anémonas, as baleias, etc. etc.) e do espaço terrestre (flores, abelhas, searas, árvores, frutos, grilos, melros, sapos, rolas, cigarras, etc. etc.) em perfeita harmonia.

Título A Menina Gotinha de Água Autor(es) Papiniano Carlos, Joana Quental (Ilustrador) Tipo de documento Livro Editora Campo das Letras Local Porto Data de edição 1991 Área Temática Viagem, Natureza, Ciência, Maravilhoso ISBN 972-610-130-1

ANIMAIS E BICHOS DE TODOS OS TAMANHOS E FEITIOS



É comummente aceite a ideia de que os animais são um campo de interesse para a criança, organizando-se em bestiários afectivos que ela reconhece nos textos literários. Assim, nos textos de recepção infantil é possível descobrir as espécies mais assíduas e constatar o simbolismo de algumas delas. Para mais informações, clique em:

http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/biblio_animais_a_C.pdf


A FÁBULA



A temática animal continua a ser decisiva na produção contemporânea destinada à infância, ocupando um lugar significativo entre as publicações mais recentes. O conjunto de espécies seleccionadas não é arbitrário e corresponde a propósitos relacionados quer com as preferências dos autores, quer com o simbolismo dos animais escolhidos. A aproximação entre a criança e os animais do ponto de vista do comportamento, dos sentimentos e até das emoções permite aos autores recriar situações com que o leitor se pode facilmente identificar porque as reconhece como próximas e significativas. É aceite a ideia de que os animais interessam a criança desde muito pequena, constituindo-se como bestiários afectivos que ela reconhece nos textos literários. Para mais informações, aceda ao sítio:


http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/tem_fabula_a_C.pdf


SELECÇÃO DE LEITURAS DO PROJECTO «CORPO DAS PALAVRAS»

Corpo das Palavras é o nome do «kit bibliográfico de apoio a acções de educação sexual no 1.º Ciclo do Ensino Básico» desenvolvido pelo Centro de Recursos em Conhecimento da APF (Associação para o Planeamento da Família), que propõe um número considerável de títulos (disponibilizados pelo Centro) de apoio e dinamização das actividades de educação sexual e educação para a saúde realizadas em meio escolar. Neste documento reúne-se toda a bibliografia sugerida pelo projecto, que constitui uma ferramenta de trabalho útil para os profissionais de educação que queiram perceber melhor como trabalhar estes temas com os seus alunos. Para mais informações, acedam ao sítio:

http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/t_bibl_corpo_das_palavras_b.pdf