Catálogo da BE

segunda-feira, 27 de maio de 2013


Reescritas do conto tradicional  "o capuchinho vermelho "


A atividade foi realizada no dia 16 de maio, de 2013, pelas estagiárias da ESE, Andreia Pires, Diana Maciel e Fátima Oliveira e pelo 5.ºC, com o apoio da professora Paula Mesquita.
Começamos a atividade perguntando-lhes que contos tradicionais conheciam. Seguidamente, fornecemos-lhes um mapa de contraste, com duas colunas. Na primeira, preenchiam com as informações da história que eles conheciam do “Capuchinho Vermelho”.
De seguida, demos-lhes a conhecer a obra “Os melhores contos dos irmãos Grimm”, participando os alunos na sua leitura.
Seguidamente, preencheram a segunda coluna do mapa, e, posteriormente, fizemos a comparação do mesmo.
Logo depois, e para que lhes pudessemos dar a conhecer uma reescrita da mesma história, trabalhamos o conto “Baralhando histórias”, de Alessandro Sanna.
O feed-back foi muito positivo. Eles adoraram conhecer a história e, de seguida, para que pudessem trabalhar a nível da escrita e da oralidade, foi-lhes pedido que reescrevessem, em grupos, uma história, que incluísse elementos do nosso dia-a-dia e da vida moderna, como telemóvel, computador, aviões... para que dessem largas à imaginação. Finalmente,, cada grupo leu a sua história. 
A atividade terminou com os alunos a colorirem as personagens deste conto. 



" Os ovos misteriosos"


No dia 2 de Maio, pelas 10h.15m, o grupo de estagiárias do 2.º ano do curso de Educação Básica, dinamizou novamente uma atividade de promoção do livro e da leitura.
A atividade começou com um pequeno jogo de apresentação entre os alunos e as alunas estagiárias.       
 De seguida, foi apresentado a capa do livro “Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares, onde os alunos realizaram uma história partindo apenas das imagens. As histórias foram depois lidas, e degustadas por todos.
A leitura , análise e interpretação da obra, “ os ovos misteriosos” foram feitas em conjunto, realçando o valor da família, dos irmãos e da adoção. 
No final da atividade, alunos receberam um desdobrável com as informações da autora e da obra, e ainda algumas atividades  para eles realizarem.
Agradecemos à turma e à professora por toda a colaboração.

  

   “Histórias pequenas de Bichos pequenos “


No passado dia 9 de Maio, pelas 10h.15m, o grupo de estagiárias, dinamizou mais uma vez, uma atividade de promoção de leitura e escrita, na turma 6.º G, com a professora, Cidália Santos.
A atividade começou com um pequeno jogo de apresentação, onde foram retratados os aspetos físicos e psicológico dos alunos e das estagiárias. 
 Posteriormente foi pedido aos alunos que através do titulo da obra “ Histórias pequenas de bichos pequenos” de Álvaro Magalhães, mencionassem os animais que poderiam estar retratados na obra, e realizassem uma pequena historia a  partir destes.  
A leitura, análise e interpretação da obra, de Álvaro Magalhães foram feitas em conjunto, realçando os aspetos positivos que cada animal possuí.
No final da atividade, os alunos realizaram uma atividade prática, construindo um “mini” marcador que será útil para futuras leituras.
Agradecemos à turma e à Professora por toda a colaboração, vontade e empenho revelados.

domingo, 26 de maio de 2013

A festa de anos, Luísa Ducla Soares

No passado dia 14 de maio, foi abordada a obra "A festa de anos" de Luísa Ducla Soares a duas turmas do 2º ciclo desta escola. Esta obra foi escolhida com o intuito de passar uma mensagem muito importante aos alunos: "A avestruz Catrapuz fazia anos.Resolveu dar uma festa, convidar os amigos. Cada amigo com gostos inconciliáveis. Mas a amizade tudo ultrapassa.", cada amigo ofereceu aquilo que gostaria de receber mas, a avestruz, arranjou utilidade para todos os presentes em vez de os rejeitar.
Iniciámos com a leitura do livro feita pelos alunos, de seguida, realizou-se um jogo com perguntas sobre a obra lida.
Depois do jogo, cada aluno teria de ilustrar uma possível capa para o mesmo livro abordado na aula.
Para finalizar, os alunos dirigiram-se à Biblioteca Escolar, juntamente com as estagiárias, para avaliar toda a sessão.
Obrigado a todos pela colaboração!