Catálogo da BE

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

É já na próxima segunda-feira que se vai realizar, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 1.ª Conferência Portuguesa sobre Edição Digital de Livros para Crianças – ABC da Edição Digital.
Entre os conferencistas, nomes como Afonso Cruz, André Letria, Benedict Evans, Carla Maia de Almeida, Fernando Pinto do Amaral e Neal Hoskins, num vasto programa que procurará discutira mudança de paradigmas que obriga a repensar a forma como se concebem e produzem os novos suportes de leitura.
Irei participar no painel «Novas estruturas de acesso ao leitor. Implicações no ecossistema da promoção da leitura», juntamente com Fernando Pinto do Amaral, Isabel Minhós Martins e Cátia Ferreira, apresentando a comunicação «Leitura digital e formação de leitores».
 
As inscrições podem ser feitas até ao final do dia de hoje.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"7 Dias com os Media"



Integrado na Operação 7 Dias com os Media, projeto nacional destinado à sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media  tradicionais e de nova geração ocupam no seu quotidiano, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), lançam o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.
A iniciativa, dirigida alunos do ensino básico e secundário, pretende fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor.
A participação é feita através da produção de Dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formato áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz.
Os autores dos trabalhos vencedores de cada categoria (alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico; alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário) serão distinguidos individualmente com um tablet.

CALENDÁRIO DA INICIATIVA  


7 dias, 7 dicas sobre os media é uma iniciativa que, sugerimos, seja organizada através da colaboração entre a biblioteca escolar, professores, alunos e clubes de rádio e televisão escolares.
• janeiro21 a 31: divulgação junto de alunos, professores, rádios e televisão escolares;
• fevereiro e março: produção dos trabalhos e seleção interna do melhor, por escola/agrupamento e categoria definida: 1º/e 2º ciclos; 3º ciclo/secundário;
• abril7: último dia para o professor bibliotecário enviar o trabalho selecionado na escola/ agrupamento, em cada uma das categorias a concurso;
• maio, 3: comunicação dos resultados do concurso.

RECURSOS DE APOIO  


Para além dos materiais que alunos e professores encontrem, por sua iniciativa, para apoio à produção dos trabalhos 7 dias, 7 dicas sobre os media, sugerimos a consulta de:

• Recursos pedagógicos e técnicos produzidos pela ERTE no âmbito do concurso Podcast: conta-nos uma história, alguns dos quais podem servir de apoio a esta iniciativa;
• Páginas da Seguranet, onde se  encontram muitos conteúdos inspiradores para tratar os temas deste concurso, em particular os Alertas, as tiras de BD e todas as informações relacionadas com a segurança na internet. Aliás, algumas atividades que as escolas/ agrupamentos têm planificadas para o Dia da Internet Segura 2013 podem, eventualmente, ser adequadas ao concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media;