Catálogo da BE

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Contornos da Palavra - Viana do Castelo



 

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, proporciona, durante uma semana, momentos culturais a todos os alunos e professores das escolas do concelho. Integra também o evento o ENCONTRO DE BILIOTECAS ESCOLARES: LER, VER E OUVIR O MAR!, organizado em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo.

Este Encontro, a decorrer na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, entre os dias 10-13 de abril, conforme o programa em anexo, é aberto a todos os professores e técnicos, empenhados em criar e fidelizar leitores socialmente críticos e intervenientes.

logo01logo01
A inscrição para o Encontro é livre e pode ser realizada na Biblioteca Municipal por telefone (258809340) ou email (rpbiblioteca@cm-viana-castelo.pt) até ao dia 5 de abril de 2013

Casa das Ciências.

Casa das Ciências é um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo último de melhorar as aprendizagens  das áreas científicas. Pretende-se chegar aos professores pela oferta de uma série de recursos que podem usar livremente. Todos os materiais disponibilizados estão em português e são avaliados por um sistema de avaliação de pares.   Existem três tipos de recursos:
Recursos educativos digitais para apoio à aprendizagem em todos os níveis do ensino básico e secundário. São recolhidos materiais estrangeiros, traduzidos e adaptados e materiais elaborados pelos professores e disponibilizados para uso dos colegas.
WikiCiências. Uma enciclopédia, em português, com os termos relevantes para os programas científicos do ensino básico e secundário. Está em elaboração por investigadores convidados do Superior, havendo nesta altura cerca de 500 entradas já públicas e mais 500 em processo de avaliação e revisão.
Banco de imagens. Recolha de imagens relevantes para o ensino, sempre legendadas e com revisão. O objetivo é fornecer ilustrações que possam ser usadas com a vantagem de a sua utilização ser legítima e estarem frequentemente ligadas com o ambiente português.

terça-feira, 2 de abril de 2013

No Mundo dos Irmãos Griim

No dia  5 de Março de 2013, foi realizada uma sessão de promoção e incentivo à leitura com os alunos do 5º ano da turma A.

Os alunos foram confrontados com um quadro que continha quatro imagens de quatro contos diferentes (O capuchinho Vermelho, A Gata Borralheira, A Branca de Neve e O Príncipe Sapo), onde os alunos teriam de adivinhar qual o nome do conto representado na imagem. Os alunos tiveram de optar por um conto e decidiram escolher o conto "A Gata Borralheira".

No fim da leitura do conto, os alunos iniciaram a atividade de marcadores de livros, onde cada um faria o marcador de livros que mais gostasse, ou Capuchinhos Vermelhos, ou anões, Branca de Neves, Sapos ou Sapatos da Cinderela.


 Proporcionámos aos alunos um momento de grande divertimento e cultura.