Catálogo da BE

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Notícia da atividade “Revolução dos Cravos”

No dia 26 de Abril, na Biblioteca Escolar, pelas 11h55, realizou-se uma atividade elaborada pelas alunas estagiárias da Escola Superior de Educação, que envolveu os alunos do 5.ºD.
Esta atividade, alusiva à Revolução do 25 de Abril, consistiu numa representação da história “O soldado João”, de Luísa Ducla Soares, através de teatro de sombra. A escolha recaiu sobre esta obra, uma vez que evidencia a Revolução dos Cravos como uma luta pacífica.
Pretendeu-se, assim, promover o livro e utilizar a expressão dramática como estratégia de envolvimento na Literatura.
Após o teatro, foi solicitado aos alunos que elaborassem um cravo de papel, símbolo da Revolução. Finalmente, foi entregue um cartão referente a esta comemoração.
Esta atividade decorreu no espaço de uma aula de substituição, em virtude do docente da disciplina estar a faltar.

Atividade sobre o 25 de Abril de 1974




 
 No dia 26 de Abril de 2012 foi realizada, pelas alunas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, uma atividade sobre o 25 de Abril de 1974, com os alunos do 5.º ano da turma F.
Esta atividade consistiu na dinamização de quatro jogos: “Palavras Cruzadas”; “Antes e Depois”; “Ordena os Acontecimentos” e “Quem Quer Ser Milionário” que tinham como principal objetivo a consolidação de conteúdos relacionados com a temática “25 de Abril”.
Esta atividade foi realizada em contexto de sala de aula.




Andreia Lomba
Beatriz Bessa

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Texto vencedor da atividade "Constrói a tua história" (Semana da Leitura)


Cartões:

Caracterização – Perigoso

Objeto mágico – Capa e Botas

Personagem animal – Águia

Personagem Humana – Princesa

Espaço – Deserto
Acções – Combater

Palavra- chave - Segredo


A aventura da princesa da luz


 muito muito tempo, havia uma princesa que herdava uma coroa dos seus antepassados. Essa coroa tinha poderes curativos nas boas mãos mas, nas mãos erradas poderia fazer sofrer várias pessoas. A princesa um dia estava a passear no jardim real, enquanto os seus pais (o rei  e a rainha) estavam fora num assunto real. De repente, uma águia grande negra surge duma nuvem preta. Em repentino, a águia rouba a coroa da princesa:
- Oh! Não! A coroa, a poderosa coroa foi roubada! Tenho de a reaver!
Enquanto a princesa se lamentava, a águia fugiu para o deserto quente e perigoso. A princesa, em aflição, seguiu a águia até ao deserto, encontrando o seu esconderijo. A águia não a deixou entrar no seu esconderijo e empurrou-a para trás.
A princesa tentou bater-lhe, mas águia atirou-lhe poeira para os olhos e deitou-a ao chão:
-Vais ser aprisionada para sempre!
Ouvindo estas palavras, entrou num sono profundo e acordou numa masmorra!
-Deixem-me sair! Libertem-me!
Sem resposta e sem esperança, a princesa encostou-se à parede de pedra deixando cair uma grande rocha. Dentro do buraco encontrou uma capa e um par de botas. Ela viu umas palavras a dizerem ”vida eterna e invisibilidade de kapderro” (um rei árabe). Vestindo estas peças, ficou invisível e sentiu-se mais leve. Passou por lá um guarda que viu umas botas cor de rosa. Abrindo a cela para as investigar, a princesa saiu da cela e trancou-o. Sobe uma escada de pedra e encontra-se com a gigante águia.
- Olha quem já saiu da sua cela!
- Como é que me consegues ver?
- O criador dum objeto é sempre superior ao mesmo.
A princesa enervada com águia, fez aparecer uma esfera de luz que tinha o poder de controlar os corações.
- Não provocaras mais sofrimento a ninguém!
A princesa, dizendo estas palavras, sentiu-se mais corajosa e atirou a esfera contra a águia.
- Nãooooo!!!
A princesa acorda na sua cama com os pais junto dela e com a coroa a capa e as botas.

Realizado por:
6.ºB

Rafael
João Barbosa
João Branco
João Nugueira
Eduardo

Texto vencedor da atividade "Constrói a tua história" (Semana da Leitura)


Cartões:

Caracterização – Teimosa

Objeto mágico – Chave
Personagem animal – Cavalo

Personagem Humana – 3 Irmãos

Espaço – Ilha

Acções -Procurar
                                                  
Palavra- chave - Medo


A fuga da ilha


Certo dia de Verão, três irmãos naufragaram numa ilha.
Eles estavam cheios de medo até que apareceu um cavalo branco de pelo muito luzidio. O cavalo era muito teimoso e insistia que havia uma chave que abria uma gruta que guardava um barco cheio de tesouros.
- Um barco! – exclamaram os três irmãos – Vamos já procurá-lo…
Todos eles procuraram noite e dia, até que encontraram a chave dentro de cocô que um dos irmãos estava a comer.
Logo de seguida, caminharam para a beira-mar onde suspeitavam que estava a gruta. Afastaram um pedaço de musgo da porta da gruta e encontraram uma fechadura onde meteram a chave e abriram a porta. Eles ficaram espantadíssimos com o barco e os seus imensos tesouros.
- Como te podemos agradecer? - Perguntaram ao cavalo.
- Levando-me para vossa casa e cuidando de mim.
- Ok – responderam os três irmãos.
E, por fim, chegaram a casa, onde viveram felizes para sempre.

Realizado por:
6.ºA

Simão Monteiro Lourenço
Inês Carvalho
Carlos Miguelote
Marcelo Almeida
Iris Mina
                                                                                                                                                                         Carlos Loureiro

Carteado Mena em grande!


Esta Semana da Leitura terminou em grande com a representação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, para todas as turmas do 8.º ano. Tudo decorreu no bar dos alunos durante a manhã. Os alunos da Escola E.B. 2,3 Carteado Mena, de Darque, maravilharam-nos com todo o cenário e com a espetacularidade da representação. Souberam, com mestria, conjugar o texto vicentino com momentos de animação mais contemporâneo e muito do agrado dos alunos. Foi um bom momento de espetáculo! Alunos e professores da Carteado Mena envolvidos neste projeto merecem todo o nosso reconhecimento! Obrigado, Carteado Mena!

Otelo Saraiva de Carvalho na "Semana da Leitura"

No dia 19 de abril, pelas 15h00, tivemos a honra de receber, na nossa Biblioteca Escolar, um dos membro e das figuras proeminentes do chamado Movimento dos Capitães, considerado o cérebro do plano operacional do 25 de abril de 1974 e o grande estratega do movimento que derrubou o regime de Marcello Caetano: Otelo Saraiva de Carvalho. Como estávamos na Semana da Leitura e o 25 de abril estava quase a bater-nos à porta, achamos por bem relembrar essa data nesta semana. Foi com a curiosidade estampada nos rostos que os alunos do 9.º C e 9.º D ouviram da boca de um dos Capitães de abril a sua visão dos acontecimentos. Otelo Saraiva de Carvalho, 75 anos, é o grande ícone vivo da revolução portuguesa. Foi ele quem dirigiu as operações do 25 de Abril, a partir do posto de comando clandestino instalado no Quartel da Pontinha.

"Constrói a tua história"

No dia 19 de abril, pelas 10h15 e pelas 11h55, o Grupo de Estágio composto pelas alunas Cindy Quaresma, Lígia Castro e Marylene Lages, da ESE de Viana do Castelo, dinamizou a atividade Constrói a tua história. O espaço escolhido foi a sala de aula e as turmas selecionadas foram o 6.º A e o 6.º B. Esta atividade teve como objetivos estimular a criatividade e imaginação, promover a escrita e a leitura e fomentar o trabalho em grupo. Esta atividade consistiu em dividir a turma em grupos, distribuir seis cartões  pelos diferentes grupos (objetos mágicos, espaços, personagens humanas, personagens animais, ações, caraterizações, palavras-chave), elaboração, pelos alunos, de um pequeno texto escrito, seleção, feita pelos diferentes grupos, do melhor texto. O texto que arrecadou o maior número de votos será publicado neste blogue.

"Caracol de Corrida"

Mais uma vez, a Biblioteca Escolar recebeu o Grupo de Teatro Caracol de Corrida. Já o havia feito no pretérito ano letivo e, este ano, na Semana da Leitura, o Grupo brindou-nos com mais uma apresentação da peça História Breve da Lua, de António Gedeão. Tudo aconteceu no dia 19 de abril, pelas 09h00, no espaço da Biblioteca Escolar. Foi um magnífico espetáculo que a todos maravilhou pela excelência da representação. As Turmas convidadas para assistir a esta peça foram o 5.º C e o 5.º F.

domingo, 22 de abril de 2012

"Os eco-heróis do Planeta Verde", de Lucília Maria Guedes

No dia 18 de abril, pelas 10h15, no âmbito da Semana da Leitura, tivemos entre nós a escritora Lucília Maria Guedes para nos apresentar a sua obra Os eco-heróis do Planeta Verde. A obra destina-se a jovens dos 9 aos 12 anos e consta de uma série de aventuras, através das quais são transmitidas mensagens relacionadas com a Conservação da Natureza: preservação de algumas espécies de fauna mais incompreendidas, como as cobras e os morcegos. Faz-se também referência à floresta. Esta apresentação foi dinamizada no espaço da Biblioteca Escolar e contou com a participação das turmas do 6.º A, 6.º C, 6.º F e 5.º B.