Catálogo da BE

sábado, 9 de junho de 2012

O Agrupamento de Escolas da Abelheira encontra-se a dinamizar o projeto de criação de um “Banco de manuais escolares”, cujos objetivos se prendem com: i) o apoio económico aos pais de todos os alunos; ii) reutilização de manuais evitando desperdícios e acumulação de livros em casa, ainda em bom estado; e iii) promoção da conservação dos manuais escolares junto dos alunos.
O projeto visa recolher todos os manuais ainda em vigor, que estejam em bom estado e que os pais / alunos queiram oferecer ao banco, que funcionará na Biblioteca Escolar. Também os alunos escalonados que receberam livros deverão devolvê-los a fim de serem reutilizados.
O objetivo será conseguir que no banco existam livros em quantidade suficiente para passarem de uns alunos para outros, beneficiando as famílias. A oferta de livros ao banco seria registada em ficha própria. Com base nessa oferta, seriam dados alguns ou todos os livros, do ano seguinte, ao aluno em questão. Aqui apela-se aos alunos do 9.º ano uma oferta voluntária dos seus manuais.
Este é um projeto que pode colmatar muitas das dificuldades económicas que as famílias enfrentam no início de cada ano escolar e encontra-se em funcionamento noutros agrupamentos e/ou escolas.
Apelamos à colaboração de todos! Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Concurso de Leitura e Concurso de Poesia



No dia 4 de Junho foram apurados, pelas alunas estagiárias da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pelo professor coordenador da Biblioteca Escolar, professor José Carlos Maciel Pires de Lima, os vencedores do Concurso de Leitura e de Poesia.
No Concurso de Poesia, temos como vencedores:

2.º Ciclo

1.º Lugar: Inês Fernandes n.º 14, 6.ºC
                2.ºLugar: Rita Castro n.º 23, 6.ºC
                3ºLugar: Ana Diana n.º 2, 5ºB


3.º Ciclo

1.º Lugar: Márcio Lima n.º 13, 8.º B
2.ºLugar: Leonor Francisco n.º 14, 9.º F
3ºLugar: Fabiana Costa n.º 9, 8.º C

No Concurso de Leitura, temos como vencedores:

1.º Lugar: Patrícia Diana n.º 21, 5.º F
2.ºLugar: Carolina Torre n.º 8, 5.º E
                3.ºLugar: Beatriz Gomes n.º 2, 5.º E
                                   Beatriz Melo n.º 3, 5.º E

                Agradecemos a todos os alunos que participaram nos concursos. Todos os participantes são vencedores pelo simples ato de participar numa iniciativa da escola! Agradecemos o apoio e ajuda que o coordenador da Biblioteca Escolar nos deu. Os prémios serão entregues na Festa de Final de Ano, dia 15 à noite, pelo professor José Carlos Maciel Pires de Lima. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Imagens da atividade "A Roda dos Alimentos"





A Cinderela


No dia 23 de Maio, pelas 11h55 e no dia 31 de Maio, pelas 15h30 realizou-se uma atividade elaborada pelas alunas estagiárias da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na qual estiveram envolvidos os alunos do 5.º ano, da turma C e da turma E.
Esta atividade teve como objetivo a inserção do teatro de fantoches na comunidade escolar, de forma a despertar o interesse dos alunos, bem como estimular a criatividade e desenvolver potencialidades de exploração.
A história dramatizada foi A Cinderela, de Charles Perrault. Com esta dramatização, pretendeu-se proporcionar um ambiente de expressão oral e escrita, aproximando a comunidade educativa da Biblioteca Escolar.
Agradecemos à professora Conceição Almeida, que leciona Estudo Acompanhado no 5.ºC, e ao professor Daniel Costa o facto de nos terem disponibilizado o tempo da sua aula. 



domingo, 3 de junho de 2012

Atividade referente ao Dia Mundial da Criança

No dia 31 de Maio, realizou-se uma atividade elaborada pelas alunas estagiárias, da Escola Superior de Educação, que envolveu os alunos do 6.ºB e três alunos do 5.ºA.
Esta atividade consistiu numa leitura dinamizada do livro A viagem de José, de Ana Mafalda Damião.
A recolha recaiu sobre esta obra, uma vez que a personagem José revela alguns dos principais direitos das crianças e fá-lo de uma forma criativa.
Finalizada a leitura, foi proposto aos alunos que pintassem várias imagens alusivas aos direitos das crianças.
Com esta atividade pretendemos não só aproximar a comunidade educativa da biblioteca escolar, mas também valorizar a importância da existência dos direitos da criança.
Agradecemos à docente de Educação Moral Religiosa Católica, professora Rosa Costa, o facto de ter colaborado connosco, cedendo-nos o tempo da sua aula.