Catálogo da BE

quinta-feira, 22 de abril de 2010

terça-feira, 20 de abril de 2010

Semana de Acção Global Pela Educação


Como sabem, conforme informação já enviada e projecto aprovado em Conselho Pedagógico (os departamentos e grupos disciplinares, se não foram, deveriam ter sido informados pelos respectivos coordenadores) está a decorrer a Semana de Acção Global pela Educação, de 19 a 25 de Abril. Conforme o projecto apresentado pela organização, a "Grande Aula" deveria ter lugar amanhã. Contudo, só hoje chegou todo o material necessário à dinamização dessa aula. Proponho que a mesma se realize durante a semana. Organizem-se da melhor forma, encontrando soluções e não colocando problemas. Apresentem-me soluções, mas não problemas! Sugiro que essa aula seja dinamizada em Estudo Acompanhado, Formação Cívica ou, se preferirem, podemos organizar uma "Grande aula" na BE. Fica ao vosso critério, mas não cruzem os braços à espera que o trabalho apareça feito! Uma escola/aula não se esgota numa mera transmissão de conteúdos programáticos porque somos "obrigados" a dar porque assim exige o programa escolar. Já ultrapassamos o ensino por conteúdos e estamos na era do ensino por competências. É isso que se pretende da escola, dotar os alunos de competências que os tornem social, económica, cultural e politicamente activos e interventivos, dotados de espírito crítico.


Ao longo da semana passada, reencaminhei-vos todo o correio electrónico que recebi da organização, hoje, anexo todo o restante material que chegou, também hoje, à escola.


Organizem-se, mas façam algo! Dêem sugestões, proponham, construam positivamente sem o intuito tacanho e mesquinho da crítica destrutiva de quem nada quer fazer.


Usando as palavras da organização, desejo "a tod@s uma excelente Semana de Acção! Mais uma vez, obrigada por fazerem parte desta mobilização pelo direito à educação".


O professor bibliotecário,



Pires de Lima



"Velho da Horta", de Gil Vicente.



A 20 de Abril, o Teatro Ágil marca presença na nossa Escola. Assim, às 16h00, os alunos, professores e restante comunidade educativa terão a oportunidade de assistir à peça “O Velho da Horta”, de Gil Vicente.


Dois actores, recorrendo a poucos elementos cenográficos e adereços, dão vida às várias personagens que se cruzam numa trama escrita por aquele que muitos consideram o “pai” do teatro português: Gil Vicente.


Em “O Velho da Horta” é-nos contada a história de um homem velho que se apaixona por uma jovem que encontra na sua horta. Devido à indiferença da moça, o velho recorre aos serviços de uma alcoviteira, que o espolia da fazenda e da paixão.
O Teatro Ágil desloca-se à nossa escola a convite da Biblioteca Municipal que, com o apoio da Câmara Municipal, está a desenvolver um conjunto de actividades no decorrer da semana a que chamou “Contornos da Palavra”, revelando uma aposta na diversidade e qualidade dos eventos. O Teatro Ágil, como projecto profissional assente na mobilidade, foi umas das companhias escolhidas para contribuir para a divulgação teatral ao ar livre, que, ao contrário do normal, não espera que as pessoas vão ao seu encontro, mas sim, vai ao encontro das pessoas.