Catálogo da BE

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ciberescola da Língua Portuguesa.

Alunos e professores vão poder registar-se a partir de hoje na Ciberescola da Língua Portuguesa, uma plataforma interactiva para ‘testar’ gramática, escrita ou vocabulário e que até ao final do ano contará com 1400 exercícios.

No site escola.ciberduvidas.pt estão para já disponíveis cerca de 250 exercícios, para os estudantes treinarem vários domínios da língua portuguesa, mas também para os docentes trabalharem em contexto de sala de aula, utilizando os quadros interactivos.

“Professores e alunos podem aceder gratuitamente, através de um simples registo e não é preciso instalar nenhum software. Todos os exercícios interactivos foram feitos originalmente para esta plataforma”, explicou à agência Lusa Ana Martins, coordenadora executiva do portal Ciberdúvidas.

Os exercícios disponíveis abordam a gramática, a escrita, a leitura, a compreensão oral e o vocabulário, recorrendo a ficheiros de imagens, sons e vídeos, explicou.

“O registo é muito importante porque assim o aluno fica com a sua pasta, onde pode consultar os exercícios que já fez. É depois aconselhado sobre quais deve fazer a seguir”, adiantou Ana Martins.

Após cada exercício, o servidor classifica a prova e se o aluno ultrapassar os 75 por cento é indicado o exercício seguinte. Ao mesmo tempo são indicadas as resoluções das respostas erradas.

“A plataforma também vai servir para os alunos sistematizarem conhecimentos em casa. Os professores poderão usar na sala de aula, nos quadros interactivos ou nas salas de computadores”, acrescentou.

A plataforma está ainda preparada para acolher os alunos que têm a língua portuguesa como língua não materna, como os residentes no estrangeiro ou os estudantes de Erasmus.

“Há muito pouco quer em papel quer na Internet para estas pessoas”, lamentou.

A base de dados está calculada para um milhão de utilizadores e durante os próximos meses vai decorrer uma campanha de divulgação junto de escolas, professores e alunos.

A Ciberescola da Língua Portuguesa é uma das medidas da Agenda Digital 2015 para o sector da Educação.

Clique em: http://escola.ciberduvidas.pt/

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dinamismo na Produção da Leitura e da Escrita


O Projecto Profissional de promoção do Livro e da Leitura tem como principal objectivo motivar para a leitura junto das escolas. Os responsáveis enviam um Formador/Contador à escola. Podem-se escolher actividades para antes da Leitura das Obras (com o objectivo de aumentar a motivação para ler) ou para depois da Leitura (com o objectivo de consolidar conhecimentos, "avaliar", "divertir, aumentar o gosto pela Obra, identificar outros pontos de vista e motivar para reler). As actividades impulsionam, a reflexão sobre temáticas paralelas, o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos, envolvendo os alunos. As sessões podem ser para uma a três turmas e o custo é de 2 euros por aluno (tudo incluído). A duração éde 4 a 0 minutos. Os professores interessados devem contactar a BE/CRE o mais brevemente possível. Os contos com reflexão - motivar os alunos para a Leitura são:

- Arroz do Céu (J.R. Miguéis) - A multicularidade, a globalização e o sonho...

- A Odisseia de Homero (J. Barros) - A vida, os exemplos e o carácter...

- O Cavaleiro da Dinamarca (Sophia M.B.A.) - a beleza da obra e da fantasia.

- A Estrela (V. Ferreira) - A beleza da obra. Tristeza?

- Antes de Começar (A. Negreiros) - Excelente comparação com a temáticas presentes na adolescência).

- O Velho e o Mar - A crise, as oportunidades, a determinação e a perseverança...

- O Principezinho - A beleza da obra e pistas essenciais para a felicidade.

domingo, 26 de setembro de 2010

Concurso de Leitura: ambito e regulamento


Neste concurso podem participar todos os alunos da escola e encontra-se estruturado por ciclo de
escolaridadade.

Mensalmente será seleccionada uma obra que deverá ser lida pelos alunos concorrentes. Os discentes têm um

mês para lerem a obra escolhida pela equipa da Biblioteca Escolar e responderem a um questionário elaborado

pela mesma e referente à obra em questão. Esse questionário será posto à venda na reprografia da Escola e terá

o preço do praticado para uma fotocópia. Depois de preenchido, deverá ser colocado num receptáculo que será

criado para o efeito e colocado na biblioteca. Embora possam participar todos os alunos da escola, para efeitos

de apuramento dos vencedores, a seriação será feita por ano de escolaridade.


- Regulamento:


1. Este concurso destina-se a todos os alunos da escola e será mensal.


2. O concurso iniciar-se-á no dia 01 de Outubro e terá o seu termo no dia 31 de Maio de 2010.

3. Os concorrentes terão que ler integralmente uma obra selecciona pela equipa da biblioteca responsável pelo concurso.

4. Os concorrentes responderão a um questionário, elaborado pela equipa já citada, com cinco questões relativas ao conteúdo da obra seleccionada mensalmente.


5. Cada questionário será posto à venda, na reprografia do agrupamento, a partir do primeiro dia útil de cada um dos meses em que se realiza o concurso.


6. Os questionários, depois de preenchidos, devem ser colocados num receptáculo que será criado para o efeito e colocado na biblioteca escolar.


7. Todos os questionários serão recolhidos no último dia útil de cada mês.

8. Cada questionário será posto à venda na reprografia do agrupamento e terá o preço unitário praticado para uma fotocópia.


9. Cada aluno só poderá concorrer, mensalmente, com um questionário.


10. Se um aluno concorrer com mais de um questionário mensalmente, só será considerado, para efeito de concurso, o primeiro a ser corrigido, sendo o(s) outro(s) eliminado.


11. Cada questionário valerá 25 (cinco pontos por cada questão correctamente respondida).


12. As questões consideradas incompletas serão cotadas com zero pontos.


13. As respostas ilegíveis serão cotadas com zero pontos.


14. Será considerado vencedor o concorrente que obtiver um maior número de pontos (por ano de escolaridade).


15. Serão premiados os concorrentes que obtiverem maior pontuação (um concorrente por cada ano de escolaridade).


16. Todos os questionários devem ser apresentados com a respectiva identificação (nome, ano de escolaridade e turma).


17. Os questionários que não apresentarem os elementos identificativos citados em 16 serão eliminados.

Documentário «José & Pilar» - O registo pessoal de Saramago

«José & Pilar» é um retrato da relação de José Saramago e Pilar del Rio, no seu dia-a-dia em Lanzarote e nas viagens de trabalho pelo mundo. O filme vai ter a primeira exibição pública em Portugal no festival DocLisboa, a 14 de Outubro.


Desenvolvimento


Madrid, Edimburgo, Finlândia, México, Brasil, Japão, Portugal. «Começa a parecer-me absurda esta maneira de viver», desabafa Saramago. A câmara e os microfones de Miguel Gonçalves Mendes captaram esta e outras confissões ao longo de quatro anos a vida do Prémio Nobel.

A viagem pelos dias cheios de Saramago e Pilar começou em Junho de 2006. Aos momentos de serenidade na ilha de Lanzarote, seguiram-se dias cheios: viagens, entrevistas, encontros, uma peça de teatro com Gael García Bernal, mais entrevistas, e... Pilar.

E por isso mesmo, o realizador Miguel Gonçalves Mendes esclarece: este filme não é sobre José Saramago mas sim sobre o amor entre José Saramago e Pilar del Rio. «No fundo o que pretendo é que quem assista a este filma saia da sala de cinema e sinta que conheceu este casal, estas duas pessoas brilhantes, de uma forma íntima».

Miguel faz o relato da reacção do escritor na altura em que viu as primeiras imagens do filme. «No dia em que o José e a Pilar viram a primeira versão do filme, ele no fim disse para a Pilar: «Pilar, isto é uma grande dedicatória de amor à tua pessoa». Ao que ela respondeu: «E a minha vida também é uma grande dedicatória de amor».»

Uma história «surpreendentemente bonita» que Miguel quis contar. Convencer José Saramago não foi fácil, confessa o jovem cineasta, mas com insistência conseguiu. Mais difícil parecia estar o processo de angariação de fundos. A primeira tentativa foi ter o apoio do ICAM (Instituto do Cinema e Audiovisual e Multimédia, agora apenas ICA) que não aceitou o projecto. Miguel sonhou alto e enviou uma proposta de co-produção à El Deseo, do realizador Pedro Almodóvar. O «sim» chegou no dia seguinte.

À terceira tentativa, o ICAM confirmou também o seu apoio (50 mil euros, o primeiro subsídio de Miguel), e o ano passado foi a vez da Câmara de Lisboa contribuir com 30 mil euros para o filme. Em fase de finalização, o filme é também co-produzido com a O2, produtora do realizador de Fernando Meirelles e tem como parceira a SIC que tem o exclusivo da transmissão televisiva do documentário. O orçamento total ficou nos 300 mil euros.

O filme, que esteve inicialmente para ser lançado em 2008, foi vendo a data de estreia ser retardada por falta de verba e disponibilidade de rodagem por parte de Saramago e Pilar.

Tem agora data de estreia para 14 de Outubro, com filme de abertura do DocLisboa. A estreia comercial acontece um mês depois, a 16 de Novembro, data em que José Saramago completaria 88 anos.

Um filme e um amigo

Ao início, o realizador Miguel Gonçalves Mendes era apenas mais um a querer «registar» o Prémio Nobel. No currículo tinha já o Prémio de Melhor Documentário do DocLisboa com «Autografia» (2004), um registo íntimo de Mário Cesariny. Com o tempo, José e Miguel ficaram amigos, revelou o realizador. Uma intimidade que lhe permite desenhar o perfil do casal. «O José, como português que é, é sentimental e melancólico e a Pilar determinada e veemente, tipicamente espanhola. Há um momento no filme em que o José diz: «Eu tenho ideias para novelas, a Pilar tem ideias para a vida e, eu não sei o que é mais importante».»

Um retrato que Miguel espera também que traga nova luz sobre a personalidade de Saramago. «Existem algumas pessoas que dizem que o José é um incendiário, mas ele não o é de maneira nenhuma. É simplesmente lúcido. É uma pessoa que dentro do possível e dentro do que está ao seu alcance, tenta melhorar o mundo através do impacto que as suas opiniões possam ter naqueles que as ouvem. E ao contrário da arrogância de que muitos o acusam, o José é de uma doçura e simpatia incríveis e possui um sentido de humor que é brilhante».

Com a morte de José Saramago, o documentário ganha inevitavelmente uma nova dimensão. Miguel estava a trabalhar quando um amigo lhe telefonou, dando conta da morte de Saramago. «É um profundo pesar, pois acima de tudo perdi um amigo, um pessoa que admiro muito e que me é muito querido», afirma Miguel Mendes. «Mas a minha dor por ser pessoal é indiferente, pois o que o Saramago nos deixa é infinito».

Imortalizado em filme ficará agora também o registo pessoal de Saramago, um retrato profundo para lá de um rosto mais ou menos carregado. Um retrato de uma história de amor, que foi nos últimos vinte anos marcante na vida do escritor. «Para ser honesto, neste filme, são as coisas simples e banais do dia-a-dia, que são verdadeiramente mágicas», diz Miguel. «O resto é trabalho».