Catálogo da BE

quinta-feira, 17 de março de 2011

Filme oficial do Ano Internacional das Florestas

Filme oficial do Ano Internacional das Florestas: curta-metragem de 7 minutos produzida pelo fotógrafo Yann Arthus-Bertrand (fundador da GoodPlanet e autor de Home), a convite da Organização das Nações Unidas.

* Não deixem de explorar o site da fundação especialmente dedicado ao Ano Internacional das Florestas.
* Nota: no canal Vimeo da GoodPlanet encontram-se as versões em inglês, em francês, em espanhol e em português-br. A versão com o texto em inglês é sem dúvida a melhor e conta com locução do actor norte-americano Edward Norton, embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Biodiversidade.
* Ver também o canal da GoodPlanet no YouTube.




Florestas e Homens from GoodPlanet on Vimeo.

Actividade "Falar Verdade a Mentir".

"Falar Verdade a Mentir", de Almeida Garrett


No dia 21 de Março, a nossa escola vai receber uma equipa multidisciplinar que integra o Projecto Profissional de Promoção do Livro e da Leitura. É um projecto que se enquadra no âmbito do Plano de Nacional de Leitura e vai ao encontro do currículo de Língua Portuguesa, uma vez que a obra apresentada é Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, estudada no 8.º ano de escolaridade.
Essa actividade terá o custo de dois euros por aluno e terá, apenas, como destinatários os discentes do 8.º ano.

terça-feira, 15 de março de 2011

Qual a importância do hábito da leitura na educação?

Com tantas inovações tecnológicas surgindo a cada dia, uma mais interessante do que a outra, qual o futuro que você vislumbra para o hábito da leitura e qual a sua importância na educação?

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Museu Virtual RTP ( http://museu.rtp.pt/ ) é uma iniciativa que tem como objectivo dar a conhecer ao público em geral uma parte importante da colecção museológica de rádio e televisão.

Esta iniciativa vem permitir, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de um conjunto de novas aplicações interactivas, que realçam o papel de vanguarda que se pretende desenvolver na área criativa e da inovação deste projecto.


O conceito do
Museu Virtual RTP parte de uma visita por diversos espaços, objectos, imagens, vídeos e documentos, que possibilite ao utilizador "viajar" de uma forma graficamente apelativa, proporcionando-lhe uma experiência interactiva cativante pelo mundo da Rádio e da Televisão .

O
Museu Virtual RTP disporá de uma versão em inglês. Começou o seu percurso, em 2009 e  a solução técnica foi desenvolvida pela Wiz Interactive.

A visita virtual é feita através de flash vídeo com capacidade interactiva em 3D. Dispõe ainda de uma galeria com imagens/vídeos de peças museológicas, complementadas com conteúdos - televisivos e radiofónicos - que fizeram história em Portugal e no mundo. Todo este material está organizado por décadas, permitindo efectuar a pesquisa através de um motor de busca.


Paulatinamente, irá contar com novos conteúdos, destacando-se o acesso à base de dados da área museológica da RTP, uma visita virtual em flash vídeo com capacidades interactivas em 3D à
Nova Colecção Visitável de Rádio e Televisão e uma visita ao 1.º carro de exteriores da RTP. Poderemos também ter acesso a uma galeria de exposições temporárias, um Estúdio Virtual de Televisão (onde o utilizador, que possua uma Webcam, poderá gravar o seu próprio programa), um laboratório técnico, jogos didácticos, alargando, desta forma, a dinâmica deste projecto e criando novos pólos de interesse para os utilizadores.

A dinâmica deste projecto foi complementada com a abertura ao público de uma
Nova Colecção e Reserva Visitável Museológica de Rádio e Televisão, espaço instalado na Sede da RTP, em Lisboa. Com a conclusão destas acções,  a RTP concretizou mais uma das suas missões de  Serviço Público.