Catálogo da BE

sábado, 22 de dezembro de 2012

Ebook gratuito: “Fábulas de Esopo” ilustradas.


Em mais uma edição do Ler Ebooks, trazemos uma seleção das melhores fábulas de Esopo, com ilustrações de diferentes artistas do século XV ao início do século XX.
Esopo é um escritor da Grécia Antiga (?séc. VII/VI a. C.), considerado o criador da fábula como género literário. Trasnmitidas por tradição oral ao longo de gerações, as fábulas de Esopo foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Faleros, no início do século III a.C. Desde então conheceram milhares de edições e adaptações, e foram recriadas por outros fabulistas famosos, como La Fontaine.
As 115 fábulas que compõem esta edição resultam da adaptação da obra Fabulas de Esopo, com applicações moraes a cada fabula, nova edição revista e aumentada (1848,  tradução de Manoel Mendes da Vidigueira), e de traduções de edições inglesas do século XIX.


Título: Fábulas de Esopo
Tradução e adaptação: Carlos Pinheiro
N.º de páginas: 218
Formatospdf (9,8 MB); epub (31,4 MB)
                                                                     in http://lerebooks.wordpress.com/2012/12/17/ebook-gratuito-fabulas-de-esopo-ilustradas/

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


Semana da Leitura 2013.


À semelhança dos anos anteriores, entre 11 e 15 de março, a Semana da Leitura 2013 convida as escolas a criarem ambientes festivos em que se celebram a leitura e os livros.
7.ª Edição da Semana da Leitura, centrada no MAR, propõe, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões muito diversificadas e transversais relacionadas com esta temática.
No âmbito desta iniciativa, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, promove o Concurso Eu Escrevo subordinado ao tema«Ler o MAR». Pretende-se, a partir de leituras diversas, premiar trabalhos que cruzem a LEITURA e o MAR nas suas múltiplas dimensões.

O desenvolvimento de atividades realizadas no âmbito da Semana da Leitura poderá beneficiar, entre outras, com as sugestões de atividades propostas no Kit do Mar disponíveis no sítio eletrónico da EMEPC, apresentadas em fichas como “Mergulhar com a Menina do Mar”, “A arte e o mar!” ou “Mar de palavras”.

O Regulamento deste concurso poderá ser consultado no sítio ESCOLAS, do portal do Plano Nacional de Leitura. A inscrição faz-se através do preenchimento de um formulário disponível no SIPNL, a partir do dia 3 de Janeiro de 2013. Lembramos que o prazo para apresentação dos trabalhos terminará no dia 31 de Março.