Catálogo da BE

sexta-feira, 19 de abril de 2013



   
          Semana da Leitura – O Mar



No dia 11 de Abril, pelas 10h15, o grupo de estagiárias do 2.º ano do curso de Educação Básica, da Escola Superior de Educação, constituído por Andreia Pires, Diana Maciel e Fátima Oliveira, dinamizou uma atividade de promoção do livro e da leitura na turma 6.º C, com a professora Conceição Almeida.

 A atividade começou com um pequeno jogo de apresentação entre os alunos e as alunas estagiárias, que correu muito bem. Os alunos apresentaram-se muito colaborantes.
Posteriormente, foi apresentado o livro “ O Medico do Mar”,  de Leo Timmers, lido pelos pequenos leitores e por nós, integrado no tema da semana da leitura: o mar
  A análise e interpretação da obra foram feitas em conjunto connosco e com a professora da disciplina e concluída através do lançamento do novelo de lã, por todos os alunos, aleatoriamente.
O final da atividade foi concretizado com a decoração de marcadores de livros, com o objetivo de lhes proporcionar um momento de descontração e de imaginação.
Agradecemos à turma e à Professora por toda a colaboração, vontade e empenho revelados.




quarta-feira, 17 de abril de 2013

Poesia à deriva no mar...


No dia 9 de abril de 2013, foi realizada uma sessão com a finalidade de promover o livro e a leitura e ajudar a dinamizar a Semana da Leitura que tinha como tema "O Mar".

A atividade teve a colaboração da turma G, do 5.º ano.
A sessão iniciou-se com um jogo de apresentação com balões, uma forma divertida de alunos e estagiárias se conhecerem. No fim da apresentação, já na sala de aula, os alunos leram alguns poemas ligados também à temática do mar, depois criaram  o campo lexical da palavra "Mar" e escreveram esses vocábulos no quadro "Poesia à deriva no Mar...".
De seguida, pediu-se aos alunos que escrevessem duas quadras ligadas ao mar. As duas melhores seriam colocadas no mesmo quadro onde escreveram as palavras do campo lexical.
Terminámos a nossa sessão, tal como todas outras, deixando os alunos fazerem a sua própria avaliação de todas as atividades.
Agradecemos toda a colaboração e participação da turma e da professora presente.