Catálogo da BE

quinta-feira, 29 de março de 2012


Comenta aqui!
O que achas dos contos? Expressa aqui a tua opinião, dá-nos as tuas sugestões para juntos conseguirmos melhorar este espaço de partilha.




Dia do Pai – As Aventuras de Pinóquio


No dia 15 de Março, na Biblioteca Escolar, pelas 11:55, realizou-se uma atividade elaborada pelas alunas estagiárias da Escola Superior de Educação, que envolveu os alunos do 5.ºD.
Esta atividade consistiu numa reflexão sobre As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, com o objetivo de valorizar a personagem de Gepeto, pai de Pinóquio.
Para simbolizar este dia do Pai, a escolha recaiu sobre esta obra, uma vez que são refletidos valores importantes que relatam o desenvolvimento pessoal do Pinóquio que se vai desprendendo dos seus defeitos, tornando-se um verdadeiro ser humano com a ajuda de seu pai.
Em suma, pretendeu-se, através desta história, que os alunos se identificassem com a personagem de Pinóquio, por vezes desobedientes, rebeldes, mas, mesmo assim, acariciados e perdoados pelo pai.
Agradecemos ao docente de Estudo Acompanhado, António Barroso, o facto de ter colaborado connosco, cedendo-nos o tempo da sua aula.

segunda-feira, 26 de março de 2012

CENFIPE PROMOVE CICLO DE CONFERÊNCIAS ACREDITADO PELO CCPFC


Modalidade de Curso (25 horas= 1 Crédito)

Escola Pública – O Rosto e as Máscaras: Inovar em Tempos de Desânimo.

A escola, particularmente a Pública, surge hoje marcada por desânimo, descrédito, derrotismo e tensões diversas. Neste quadro, é um imperativo discutir os pressupostos da Escola pública que temos e que queremos.  É em contra corrente, contra a desmotivação e a ideia da degradação da escola e das pessoas que nela habitam que o CENFIPE – Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de educação /Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura - com sede nas Escola Secundária de Ponte de Lima, convoca os Diretores de Escolas, Professores, Pais e Encarregados de educação, Autarcas, Académicos, investigadores, empreendedores e todos aqueles que tem responsabilidades na educação para um grande debate público, um Ciclo de Conferências ao qual deu o nome “ESCOLA PÚBLICA | O Rosto e as Máscaras: Inovar em tempos de Desânimo”.
      Acontece no Norte, no Coração do Alto Minho, descentralizado por quatro Concelhos, Arcos de Valdevez (25 e 26 de Maio de 2012), Ponte de Lima (23 de Junho de 2012), Paredes de Coura (20 de Outubro de 2012 e Ponte da Barca (24 de Novembro de 2012). Queremos fazer crer que as  montanhas e a interioridade  que nos rodeiam não são limites ou obstáculos para que os que “sabem fazer coisas” possam concretizar os seus sonhos…
Reúne-se, num momento único, um leque de especialistas/individualidades que, são hoje, referência em áreas distintas: educação, inovação, tecnologia, empreendedorismo, investigação e decisão política. Pessoas que nos contagiam e inspiram…
Vamos surpreender os participantes. Vamos concretizar um dos maiores debates sobre a educação e a escola pública. Queremos dar um contributo inquestionável para apontar caminhos, vencer o desânimo e fazer prevalecer o otimismo e a capacidade de fazer. Num momento marcado pela adversidade, incerteza e crise generalizada o CENFIPE pretende ainda proporcionar um polo importante de convergência, de reflexão e de especialização, a partir de perspetivas nacionais e internacionais multidisciplinares (psicologia, neurociência, pedagogia, educação, sociologia e administração educacional)
Santana Castilho (ESE Santarém), Milice Ribeiro dos Santos (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar), Jonhson Semedo (Associação Moinho da Juventude/Cova da Moura) Júlio Magalhães (Diretor do Porto Canal), António Câmara (CEO da Y Dreams), Boaventura de Sousa Santos (Diretor do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Licínio Lima (U. Minho), Almerindo Afonso (U. Minho), António Nóvoa(Reitor da Universidade de Lisboa), Joaquim Azevedo(Universidade Católica Portuguesa), Alexandre Castro Caldas(Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade, Miguel Santos Guerra, Rui Nabeiro, Fortunato Frederico, Joaquim Borges Gouveia, Bautista Vallejo, Paulo Morais (Associação Anima com riso) o Alto Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral e o criativo Miguel Gonçalves (Spark Agency) são alguns dos nomes confirmados. Confirmada ainda na Sessão Solene de Abertura a Srª Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite e o Sr. Diretor Geral da Administração Escolar, Mário Agostinho Pereira.


NOTA: para mais informações, consultem o professor bibliotecário (prof. Pires de Lima).