Catálogo da BE

terça-feira, 26 de julho de 2011

A AMO Portugal

A AMO Portugal


Limpar Portugal 2012O "Let's do It! World Cleanup 2012" tem como objectivo erradicar as lixeiras ilegais das florestas dos países aderentes, num só dia.
Expectativa de participação de mais de 100 países, 300 milhões de pessoas e mais de 100 milhões de toneladas de lixo recolhidas.
Em Portugal o "projecto" está a ser enquadrado pela AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal que nasceu da organização do Projecto Limpar Portugal concretizado por mais de 100 000 Voluntários no dia 20 de Março de 2010.
O "Mãos à Obra! Limpar Portugal 2012" conta com a acção de voluntários na organização e na coordenação e espera-se a adesão massiva na sua execução, a 24 de Março de 2012.
Este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar as florestas, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes.

Para este efeito a "AMO Portugal" lança um desafio a todos os voluntários criativos:

CONCURSO DE CARTAZ

Regulamento

O presente concurso destina-se à apresentação de projectos de criação de um cartaz original para a promoção da actividade de limpeza das florestas e espaços verdes do nosso País, "Mãos à Obra! Limpar Portugal 2012", integrada na iniciativa "Let's do It! World Cleanup 2012".
É objectivo que o cartaz divulgue a iniciativa de modo a apelar à adesão dos Voluntários - individuais e institucionais - para a remoção e encaminhamento dos resíduos sólidos indevidamente colocados nas florestas e espaços verdes.
Este concurso é dirigido a todos os Voluntários, individuais e colectivos, que se inscrevam no sítio da AMO Portugal em http://www.amoportugal.org/ admitindo-se que os trabalhos sejam igualmente apresentados por grupos informais, colectividades associadas ou associações parceiras, etc.
O projecto de cartaz tem que ser inédito e original, da autoria do candidato (individual ou colectivo) e tem que se destinar exclusivamente aos fins deste concurso, não podendo em caso algum ter sido anteriormente publicado ou exposto.
O candidato é responsável pela originalidade do projecto de cartaz apresentado, pelo que, em caso de eventual utilização de imagens que não sejam da sua autoria, será também de sua inteira responsabilidade a salvaguarda dos respectivos direitos de autor.
O projecto de cartaz deve obedecer aos seguintes requisitos:

1. Corresponder às dimensões 42x60 cm, devendo a sua orientação ser vertical e horizontal (adaptável para outdoors).

2. Realizado em suporte digital com uma resolução mínima de 300 dpi.

3. Constar obrigatoriamente os seguintes elementos:

a) O logótipo da Associação AMO Portugal (fornecido em vectorial quando solicitado);

b) A frase em língua inglesa: "Let's do It! World Cleanup 2012";

c) A frase em língua portuguesa: "Mãos à Obra! Limpar Portugal 2012";

d) A data "24 de Março de 2012".

e) Um espaço em branco destinado à inscrição do Concelho promotor e parceiros locais.

De modo a garantir o anonimato, todos os suportes apresentados a concurso serão identificados unicamente pelo número de registo atribuído no acto da candidatura, não podendo conter o nome, a assinatura ou qualquer outro elemento que permita identificar o autor da proposta.
O projecto de cartaz deverá ser, preferencialmente, submetido a concurso utilizando o formulário a disponibilizar no site oficial da Associação, ou em alternativa enviado pelo correio para a sede social da AMO Portugal, situada na Rua José Ribeiro da Costa, 166, 2070-099 Cartaxo ou entregue em mão na mesma morada.
No caso de envio ou entrega em suporte físico, deverá ser solicitado um respectivo número de registo no formulário a disponibilizar o qual deverá acompanhar o respectivo trabalho a concurso.
A data de carimbo dos correios ou a entrega na sede social terá como limite o dia 9 de Setembro de 2011.
O formulário estará disponível no sítio da associação desde 15 de Agosto até às 24 horas do dia 12 de Setembro de 2011.
O não cumprimento de qualquer formalidade atrás descrita implica a não admissão do projecto de cartaz neste concurso.
O júri de avaliação das propostas apresentadas é constituído pela Direcção da AMO Portugal.
O júri manifestará a sua preferência até ao dia 19 de Setembro de 2011, divulgando o número de registo do trabalho escolhido. Dia 24 de Setembro será divulgado e publicado o cartaz vencedor através de boletim informativo, no seu sítio da Internet, imprensa nacional e regional.
Da decisão do júri não haverá recurso.
O autor do projecto de cartaz vencedor terá como recompensa a sua identificação no cartaz publicado e será indicado como parceiro em todos os meios à disposição da Associação; terá o seu nome reproduzido na página de Internet oficial do evento, assim como nos documentos impressos (virtual ou analogicamente) em que tal seja relevante.
Os direitos de autor do cartaz vencedor são cedidos gratuitamente à AMO Portugal.
A AMO Portugal compromete-se a respeitar a genuinidade do projecto do cartaz vencedor, podendo apenas introduzir alterações decorrentes de necessidades imprevistas, sempre com o acordo escrito do autor do projecto.
Os projectos de cartaz não vencedores não serão restituídos aos seus autores e farão parte do espólio da AMO Portugal.
A candidatura a este concurso implica a total aceitação dos termos deste regulamento.
Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direcção da AMO Portugal.
_____________
Esclarecimentos ou outras informações através do endereço de email limparportugal2012.cartaz@amoportugal.org.