Catálogo da BE

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Grupo "Caracol de Corrida" apresenta a peça "História breve da Lua".

História Breve da Lua, de António Gedeão

Tudo começa com a lenda, que antigamente se contava, de que as manchas que a lua tem são um homem que lá está, de castigo, por ter trabalhado num Domingo. Mas nós sabemos que isso não é bem assim. Para contar a verdade toda sobre as manchas da lua, de como ela cresce, se enche, mingua e desaparece, temos dois amigos: o Jerónimo e o Agapito. Um acha que é mesmo o Homem da Lua que lá está, e o outro sabe que não, que isso do Homem da Lua é tudo um grande disparate. Encontram o ‘Astrónimo’ - como lhe chama o Jerónimo - que, com a ajuda de um telescópio e do vestido de uma linda menina que por ali anda a passear, lhes tira todas as dúvidas sobre a lua e os nomes que ela tem e o que é que acontece quando ela se mostra cheia, branca e linda e aos poucos desaparece.
Neste espectáculo, levado maravilhosamente a cena pelo Grupo Caracol de Corrida, tudo é magia, alegria, fantasia e realidade. O Grupo vai contar toda a verdade sobre a lua com a ajuda de Bonecos, projecções de imagens, música, luz, muita festa e alegria... Pretendeu-se, sobretudo, mostrar que ensinar é uma festa e aprender é divertido, vale a pena e dá prazer!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Senhor Manuel Passos Castro Cunha:contador de histórias

No dia 26 de Abril,  pelas 15H30, tivemos na nossa BE o senhor Manuel Passos Castro Cunha: contador de histórias. O senhor Manuel desfiou o novelo dos fios da sua memória, ora como Homem do Mar ora como pai de família. Homem aventureiro desafiou a imensidão do mar e do céu, azul-marinho que se reflectia na esperança dos seus olhos, na certeza de uma devoção que voltaria a terra com o pão do sustento da sua família. Era um regresso povoado de partidas, de esperanças, sonhos, desconhecido, mas também de medos, incertezas e revolta contida em muitas preces. O senhor Manuel enfrentou a rude vida do mar, mas, no seu olhar, transporta uma serenidade que a todos cativou e encantou. Eis um Lobo-do-mar em cuja memória mantém acesa toda uma herança de um passado feito património oral que urge preservar.

Semana da Leitura 2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Preciosidades!

Os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estão disponíveis gratuitamente online desde ontem à tarde no sítio da Casa Fernando Pessoa.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo que é "riquíssimo", mas com o sítio bilingue (português e inglês, e disponível em (http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/) em qualquer lugar do mundo, com uma ligação à Internet é possível consultar, página a página, os cerca de 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações - incluindo poemas - que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.
 
http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/

SEMANA DA LEITURA DO AGRUPAMENTO.




PROGRAMA





SEMANA DA LEITURA DO AGRUPAMENTO


26 a 29 de ABRIL DE 2011


- Dia 26, às 8:30, abertura da Semana da Leitura com o projecto Leituras de Cordel.

- Dia 26, às 09H30 - "Ovelhinha que veio para o jantar”, de Steve Smallman, leitura encenada pela Sec. Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

- Dia 26, às 10H30, o escritor Pedro Seromenho vai à Escola E.B.1 do Calvário (para turmas do 4.º ano).

- Dia 26, às 15H30 - Manuel Passos Castro Cunha – Contador de histórias vai à BE da  Escola E. B. 2.3 Viana do Castelo (2 turmas do 9.º ano e outros professores interessados).

- Dia 27, às 14H30 – Grupo de Teatro “Caracol de Corrida” – com a peça “História Breve da Lua” – para 5.º e 6.º ano (máximo de 3 turmas).

- Dia 28, às 9H00, o escritor David Machado vai à Escola E.B. 2,3 (2 a 3 turmas do 9.º ano) apresentar o livro "Histórias Possíveis".

- Dia 28, às 9H30, “Margarida na Lua”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, pelo ATL – Mãe Galinha, no JI Abelheira

- Dia 29, às 14:00, “RHA”, De Lucílio Valdez, pelo Grupo de Teatro Ágil, vai à Escola E.B. 1 da Meadela.

- Dia 29, às 9H30, o escritor João Manuel Rodrigues vai à Escola E.B. 1 da Abelheira apresentar três livros.

- Dia 29, das 10:15 às 12:30, o escritor Nuno Higino vai à escola E.B. 2,3 (duas sessões com 2 a 3 turmas do 7.º ano) apresentar o livro "A maçã vermelha. Viagem à infância de Sophia de Mello B. Andresen".

- Dia 29, durante a tarde, Leituras Diversas (temáticas, outras línguas…)

NOTAS:

1. Pretendemos que esta semana seja transversal a todas as disciplinas e não apenas à disciplina de Língua Portuguesa. Não se lê apenas nas aulas de Língua Portuguesa, mas a leitura é uma constante em todas as disciplinas e Áreas Curriculares Não Disciplinares. Há interessantíssimos textos científicos e/ou técnicos referentes a diversas áreas do saber, bem como há belíssimos textos literários que nos “falam” de música, ciência, tecnologias, religião… Podem-se fazer leituras em Francês, Inglês, Espanhol. Assim, estamos receptivos a sugestões dos diversos Departamentos e convidamo-los a apresentarem actividades para esta semana. Brevemente, daremos mais informações acerca da mesma.

2. Nesta semana também terá lugar uma mini feira do livro com obras dos escritores que vão estar no nosso Agrupamento.

3. As turmas já se encontram escalonadas e a listagem afixada na sala dos professores da Escola Sede.

Contornos da Palavra

O Município de Viana do Castelo, vem por este meio, convidá-lo(a) a participar na 2.ª Edição dos “Contornos da Palavra”, cujo tema central é “Literatura de Viagens”, que decorrerá de 26 a 30 de Abril.

Do programa consta as seguintes sessões públicas na Biblioteca Municipal, pelas 21H30 na sala Couto Viana:

- terça-feira, dia 26 - “Ler o mundo viajando no feminino” com a participação de Raquel Ochoa e Teresa Lopes Vieira, com a moderadora Isabel Campos;
- sexta-feira, dia 29 - “As viagens que os livros nos trazem” com a participação de Gonçalo Cadilhe e Amílcar Correia, com o moderador João Morales.

A 2ª Edição dos “Contornos da Palavra” contempla, além das sessões públicas na Biblioteca Municipal, encontros com escritores e actividades de animação nas escolas do concelho, e encerrará com o Encontro de Bibliotecas Escolares, no dia 30, sábado, cujo programa e ficha de inscrição se encontram no portal da Biblioteca Municipal.

Contornos da Palavra é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores.

Contamos com a vossa presença para uma reflexão partilhada.

Para mais informação consultar a página da Biblioteca Municipal: