Catálogo da BE

sábado, 27 de março de 2010

Sessão Especial de Leitura/Leitura para Todos.

No dia 22 de Março, da parte da manhã, realizou-se na nossa BE/CRE a Sessão Especial de Leitura/Leitura para Todos. Tratou-se de uma iniciativa do Núcleo de Educação Especial em articulação com a BE/CRE e teve a colaboração da Dr.ª Paula (Biblioteca Municipal) e de dois alunos da Escola Secundária de Monserrate, um aluno cego e uma aluna com baixa visão. O que esta sessão procurou demonstrar é que é perfeitamente possível integrar estes alunos em contexto de sala de aula, apesar de a presença de alterações nas estruturas ou funções da visão colocar limitações à realização de actividades que envolvem este sentido. Todavia, o funcionamento visual não depende apenas das condições do respectivo sistema, decorrendo também de um processo interactivo com factores contextuais, passíveis de serem manipulados com vista a minimizar barreiras à actividade e à participação.
No caso dos alunos com baixa visão ou com cegueira, muitas das barreiras com que se confrontam no contexto escolar podem ser minoradas, ou mesmo ultrapassadas no processo de ensino e aprendizagem.
Assim, esta sessão teve como macro-objectivo sensibilizar ã comunidade educativa para a importância da plena integração destes alunos nas actividades curriculares de modo a promover a participação dos alunos com alterações nas estruturas ou funções da visão no sistema de ensino e a aquisição de competências que lhes permitam autonomia e sucesso na escola e na vida. A aquisição de competências fundamentais para o seu sucesso educativo estão intimamente relacionadas com o domínio da leitura e da escrita, focando aspectos fundamentais do treino de visão, do braille e das tecnologias de informação, sem descurar as estratégias a que o professor deve recorrer para melhorar os níveis de actividade e de participação do aluno nos diferentes contextos de vida.

Os processos cognitivos envolvidos na leitura a tinta e na leitura do braille são essencialmente os mesmos. As imagens conduzidas através das regiões específicas do cérebro são armazenadas e processadas para o seu sentido linguístico, sendo as mesmas para todo o tipo de leituras, sejam estas visuais ou tácteis. Artigos recentes, em jornais científicos, bem como na imprensa popular, referem que o cortex visual no cérebro, de indivíduos cegos ou normovisuais, é o lugar onde a imagem é armazenada. Portanto, a única diferença entre a leitura a negro e a leitura a braille está na modalidade de percepção necessária, para estabelecer um treino de transmissão de imagem através do cortex visual - quer dizer, os caminhos da visão para o cérebro por um lado e os caminhos do tacto por outro.

sexta-feira, 26 de março de 2010

À conversa com... Alexandra Lucas Coelho

À conversa com… é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo que visa promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra.
Pretende-se que seja um espaço de incentivo à leitura, de divulgação das obras dos autores da actualidade, de promoção da cultura e do conhecimento, e, sobretudo, de interacção entre o público leitor e os escritores.

Serve o presente para solicitar a divulgação, junto da comunidade escolar do próximo “À Conversa com… Alexandra Lucas Coelho”, que decorrerá na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, no próximo dia 26 de Março, pelas 21H30.

Biografia da escritora:

Alexandra Lucas Coelho nasceu em Dezembro de 1967. Estudou teatro no I.F.I.C.T. e licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou dez anos na rádio continuando ainda hoje a colaborar com a RDP. Desde 1998 é jornalista no Público. A partir de 2001 viajou várias vezes pelo Médio Oriente /Ásia Central e esteve seis meses em Jerusalém como correspondente. Foram-lhe atribuídos prémios de reportagem do Clube Português de Imprensa, Casa da Imprensa e o Grande Prémio Gazeta 2005. Em 2007 publicou «Oriente Próximo» (Relógio D’Água), narrativas jornalísticas entre israelitas e palestinianos. «Caderno Afegão» é o seu segundo livro.

Encontros de Viana - Cinema e Vídeo

A Associação AO NORTE vai realizar, de 02 a 09 de Maio, os X Encontros de Viana - Cinema e Vídeo.
No âmbito deste evento tem lugar nos dias 4, 5 e 6 de Maio (terça, quarta e quinta-feira), o projecto Histórias na Praça, que tem como principal objectivo permitir o contacto dos alunos das escolas com a linguagem audiovisual.
Esta iniciativa vai permitir que uma turma que queira realizar um pequeno filme apresente essa proposta, até ao dia 16 de Abril de 2010, na ficha de candidatura própria (solicitar na BE/CRE).
A organização informará a Escola se a turma foi seleccionada e, em caso afirmativo, a Associação AO NORTE disponibilizará o equipamento de filmagem e uma equipa técnica, sendo a gravação da ideia proposta acompanhada e apoiada pelo realizador Pedro Sena Nunes.
A filmagem terá como cenário a Praça da República e decorrerá no horário previamente acordado com a Escola (realizam-se duas sessões diárias, uma das 9.00 às 12.00 horas e outra das 14.30 às 17.30 horas).

No final da gravação a turma terá oportunidade de visionar as imagens gravadas e, depois de montado, o trabalho será oferecido à Escola.

 As Escolas podem fazer a sua inscrição enviando a ficha em anexo para:

 AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual
Praça D. Maria II, n.º 113 - r/c
4900-489 Viana do Castelo
Fax: 258 821 619

 Na certeza de que a participação dessa Escola muito irá contribuir para o êxito das Histórias na Praça, solicitamos a divulgação desta proposta por todos os professores e alunos.
 P'la A Direcção
Rui Bandeira Ramos
Informações adicionais:
tlm. 96 2834852
tel./fax 258 821 619
e-mail ao-norte@nortenet.pt

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual
Praça D. Maria II, 113, r/c
4900-489 Viana do Castelo
Portugal
Tel.: 00351 258 821 619
Fax: 00351 258 821 619
E-mail: ao-norte@nortenet.pt
+ info: www.ao-norte.com


CONVERSAS DE FIM DE TARDE SOBRE BIODIVERSIDADE

CONVERSAS DE FIM DE TARDE SOBRE BIODIVERSIDADE

26 de MARÇO, às 18h00, no CMIA de Viana do Castelo


Tema: Borboletas

Contaremos com a presença do Prof. Ernestino Maravalhas da Associação Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (Museu Nacional de História Natural) e da Prof. Conceição Sá da Escola EB2,3 de Lanheses para nos falar do projecto sobre a monitorização da qualidade ambiental do meio a partir das borboletas.
Até ao fim de 2010, as “Conversas de Fim de Tarde” realizam-se bimestralmente com temas associados ao “Ano Internacional da Biodiversidade”.

Entrada livre.

A Equipa do CMIA

 
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Divisão de Recursos Naturais

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental
Rua da Argaçosa
4900-394 Viana do Castelo
Tel: 258 809 362
Fax: 258 809 397
cmia@cm-viana-castelo.pt
www.cmia-viana-castelo.pt