Catálogo da BE

sábado, 16 de outubro de 2010

Oceanário de Lisboa - Vaivém Oceanário

Workshop para Professores e Educadores

16 de Novembro 17H30 às 19H00 Alterações Climáticas

18 de Novembro 17H30 às 19H00 Biodiversidade


Inscrição obrigatória (participação gratuita).


O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo irá acolher entre os dias 15 a 21 de Novembro de 2010 o Vaivém do Oceanário – Educação Ambiental em Movimento.

Trata-se de um projecto de responsabilidade social do Oceanário de Lisboa, dirigido a públicos de todas a idades, trata-se de um projecto ambicioso de edução ambiental que poderá trazer a Viana do Castelo a missão do Oceanário de Lisboa.

Integrado nas comemorações do Dia Nacional do Mar que se comemora a 16 de Novembro de cada ano, irão ser desenvolvidas acções de educação ambiental dirigidas para o público escolar, a professores, educadores e o público em geral, ao longo de uma semana. As actividades abordam temas ambientais da actualidade consciencializando para a necessidade urgente de mudança de atitude, face à conservação e sustentabilidade dos recursos. Trata-se de um espaço que já foi visitado por mais de 70.000 participantes de diferentes níveis de ensino.

Para mais informações consulte o site do CMIA.

A Equipa do CMIA,


Câmara Municipal de Viana do Castelo

Divisão de Recursos Naturais

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

Rua da Argaçosa 4900-394 Viana do Castelo

Tel: 258 809 362 Fax: 258 809 397

cmia@cm-viana-castelo.pt www.cmia-viana-castelo.pt


domingo, 10 de outubro de 2010

O Magalhães é o maior assassino da leitura em Portugal

Que papel tem, em tudo isto, a escola?


A escola foi uma ajuda muito madrasta da leitura, em Portugal. Não esteja à espera de um discurso nostálgico a elogiar o tempo da minha juventude porque eu vou dizer-lhe o contrário. Se não fosse a minha família – o meu pai, a minha mãe, as minhas tias, os meus avós – e se não fosse um ou dois professores cujos nomes mais de 50 anos depois eu recordo, a escola não me tinha ajudado. A escola do meu tempo não incitava à leitura. Os que gostavam de ler era por outras razões, não era por causa da escola.


In Revista Ler, entrevista de Carlos Vaz Marques



Pode ler toda a entrevista a António Barreto clicando em: http://sapoblogs.do.sapo.pt/ler/entrevistabarreto.pdf