Catálogo da BE

sábado, 29 de janeiro de 2011

Documentários incluídos no projecto "O Douro nos Caminhos da Literatura".

A partir do próximo dia 6 de Fevereiro (Domingo), pelas 20.00h, a RTPN irá dar início à emissão dos documentários incluídos no projecto O Douro nos Caminhos da Literatura, promovido pela Direcção Regional de Cultura do Norte.

O primeiro documentário a ser exibido é dedicado a Miguel Torga, nome maior de Trás-os-Montes e Alto Douro e da literatura portuguesa.

O Douro nos Caminhos da Literatura é constituído por sete documentários consagrados a sete escritores originários do Alto Douro, que tiveram esta região como fonte de inspiração e cenário de uma parte significativa da sua obra.

Os autores contemplados são Miguel Torga (Sabrosa), Domingos Monteiro (Mesão Frio), João de Araújo Correia (Peso da Régua), Pina de Morais (Lamego), Aquilino Ribeiro (Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço), Trindade Coelho (Mogadouro) e Guerra Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta).

Este projecto tem como objectivo, para além da preservação e divulgação da vida e obra dos referidos escritores, dar a conhecer a região duriense através das palavras daqueles que mais inspiradamente a descreveram.

A partir do próximo dia 6 de Fevereiro, os programas serão emitidos às 20.00h de Domingo. Repetirão às 13.00h da Terça-feira seguinte e às 3.00h de quarta-feira para quinta-feira.

Para a concretização de O Douro nos Caminhos da Literatura, a Direcção Regional de Cultura do Norte contou com o co-financiamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), da Fundação EDP, da RTPN e das autarquias de Mesão Frio, Peso da Régua, Lamego, Sabrosa, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.