Catálogo da BE

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Candidaturas RBE 2010


No dia 15 de Fevereiro foi publicada a lista das escolas públicas e outros estabelecimentos de ensino que apresentaram candidatura ao Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE). As candidaturas aparecem ordenadas por número de entrada. A nossa escola aparece com o número 466. Candidatámos as escolas E.B. 1 da Igreja e Calvário (Meadela), que apenas têm serviço de Biblioteca, mas não estão dotadas de um espaço próprio que funcione como Biblioteca Escolar. A escola da Igreja é a que, no distrito, apresenta o maior número de alunos, o que justifica a existência de uma BE. Contudo, não será uma candidatura fácil, atendendo ao facto de, para integrar a rede, a sala que, actualmente, possui algumas estantes e um número muito reduzido de livros e funcionar, também, como sala de TIC (AEC), necessita de obras de ampliação ou, então, que as aulas de TIC passem a ocupar outro espaço, o que se tornará quase impossível, atendendo a que todos os espaços estão ocupados com salas de aulas. Quanto às obras de ampliação, as mesmas não constam do Plano De Actividades da Câmara Municipal. Quanto à escola do Calvário, a mesma, embora apresente um espaço que pode acolher uma BE, a população estudantil é inferior ao exigido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para que a mesma possa beneficiar desse espaço. Apesar desse constrangimento, apresentamos a sua candidatura à RBE. Também, segundo informação da autarquia, a mesma beneficiará de obras de ampliação no próximo ano lectivo. Para consultarem as escolas que se candidatarem podem clicar em:http://www.rbe.min-edu.pt/np4/710.html

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Corso Carnavalesco.



O Corso de Carnaval, uma tradição à qual milhares assistem nas ruas da cidade, contou em 2010 com a participação de 34 grupos e associações e com mais de 1500 inscritos, a que acresceram os normais foliões que se associaram mascarados e de forma espontânea.


O Corso percorreu várias artérias da cidade e as “Cenas da Vida Portuguesa” encheram as ruas de imensa diversão. Assim, a nossa escola apresentou um quadro alusivo ao amor e contou com a participação de mais de vinte e cinco alunos, que, com a sua boa disposição, deram corpo a momentos de diversão e a um convívio saudável. Partindo do amor de D. Pedro com D. Inês, foi criado todo um quadro burlesco, em que os alunos deram vida a piratas, sevilhanas, anjos e demónios, belas muçulmanas encantadas… Claro, não poderia faltar a figura de D. Pedro e D. Inês, paradigmas do amor fatal, que, cadavérica, Inês assumia o papel central, sentada no seu real trono e rodeada por algozes.


Esta actividade faz parte de algumas iniciativas que a Biblioteca Escolar está a dinamizar no âmbito do “Concurso Inês de Castro”, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura (PNL).




Carnaval - Origem Etimológica (origem da palavra)


O Carnaval é, por excelência, o período espectacularmente mais festivo do ano. Nesta época, que antecede os 40 dias que compõem a Quaresma, tudo (ou quase tudo) é permitido. As pessoas saem à rua envergando máscaras que ocultam a sua identidade, vestindo trajes que escondem a sua personalidade e tomando atitudes muito diferentes das que são, geralmente, socialmente aceites.

O Carnaval, como o conhecemos hoje, tem a duração de três dias que vão do Domingo Gordo à Terça-feira Gorda. A quarta-feira seguinte, conhecida por Quarta-feira de Cinzas ou Entrudo (do latim, introitus, que significa entrada), simboliza a entrada no período da Quaresma, que antecede a Páscoa.

Sobre a origem da palavra, não há unanimidade entre os estudiosos. Há quem defenda que a palavra Carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Esta interpretação da origem etimológica da palavra leva-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma, uma pausa de 40 dias nos excessos cometidos durante o ano, excessos esses que incluem, segundo a religião católica, a alimentação. Assim, a Quaresma era, na sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos como a carne.

Outra interpretação para a etimologia da palavra é a de que esta derive de currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval. Esta interpretação baseia-se nas diversões próprias do começo da Primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma e, posteriormente, entre os Teutões.

De qualquer forma, seja qual for a origem da palavra Carnaval, a verdade é que o seu conceito se fundiu completamente na sociedade. Brincar ao Carnaval é já uma tradição que poucos dispensam
!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançaram um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.

O Concurso Faça Lá um Poema procurava incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destinava-se a quatro níveis de ensino, desde o 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderiam participar quaisquer alunos de escolas públicas e privadas.

As escolas participante deveriam seleccionar e apresentar a concurso um máximo de três poemas por cada nível de ensino. Esta selecção ficaria ao critério de cada escola, com autonomia, sugerindo-se, no entanto, que o processo fosse dinamizado pelo professor bibliotecário ou pelo responsável da BE.

A entrega de prémios terá lugar no CCB, em Lisboa, a 21 de Março de 2010 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.

Da nossa escola, foram seleccionados os alunos:

- Cláudia Moreira Araújo, do 7.º ano, com o poema Um desejo de voar.

- Filipe Silva de Matos, do 7.º ano, com o poema O meu amigo esquilo.

- Leonor Domingues Francisco, do 7.º ano, com o poema O caminho da vida.

domingo, 14 de fevereiro de 2010



A Biblioteca Escolar programou actividades que visam a promoção da leitura e o contacto com escritores e/ou ilustradores.



Assim, neste mês de Fevereiro, teremos a apresentação do livro Palavras tuas e minhas, da autoria da escritora La Salette Sá. Trata-se de uma obra que reúne poesias de crianças/adolescentes e da própria autora.


No dia da apresentação, será possível a cada um de nós adquirir um exemplar. No final, haverá também uma sessão de autógrafos.



Esta actividade realizar-se-á no dia 19 de Fevereiro (sexta-feira), pelas 21:30 e será aberta a toda a comunidade educativa.



Contamos com a vossa presença!


Monitores da Biblioteca Escolar


Os Monitores da Biblioteca Escolar já iniciaram funções.

As candidaturas para esta actividade iniciaram-se a 19 de Janeiro. Após a análise das candidaturas, o coordenador da Biblioteca Escolar agendou reuniões com os alunos inscritos para explicar quais são as funções de um aluno monitor e o perfil desejado.



Os Monitores da Biblioteca Escolar colaboram no atendimento, na organização do espaço, na implementação das regras, na preservação dos espaços e recursos e na realização de actividades.

Estes monitores prestam funções nas Bibliotecas de acordo com a disponibilidade do seu horário escolar: período de almoço, horas e tardes livres.

Os Monitores possuem um cartão identificador para que possam ser facilmente encontrados pelos utilizadores
.


Ana Saldanha



Nasceu em 1959 no Porto, tendo-se licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Tem o mestrado em Literatura Inglesa pela Universidade de Birmingham e é actualmente leitora de Português na Universidade de Glasgow. Ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada com o seu romance Círculo Imperfeito e tem-se também dedicado à tradução. Mas é sobretudo conhecida como autora de livros para jovens, domínio em que se afirma como uma das vozes mais seguras e promissoras do panorama português contemporâneo.


O Romance de Rita R



Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Um computador portátil usado, a preço irresistível. Não resisti. Só passados dias o liguei. Estava a transbordar de documentos! Não abri nem um. Se encontrasse um diário também não o leria. Eu tenho princípios.
Tentei encontrar o vendedor, sem resultado. Que fazer? Não tinha alternativa: ouvi o áudio-diário da Rita. Era um diário típico de uma adolescente. Li também as receitas, as tentativas de escrever um romance, olhei para as fotografias, li os e-mails. E o pequeno mundo que me apareceu à frente era sólido e completo.
Enviei tudo ao meu editor. Com dificuldade, consegui convencê-lo de que, desta vez, a ficção era uma história real, realmente contada pela sua protagonista. Tenho a esperança de um dia vir a conhecer pessoalmente a Rita R.


António Alves Redol (n. 1911-12-29 - f. 1969-11-29), foi um dos iniciadores do movimento neo-realista em Portugal e o primeiro a conseguir ampla aceitação. A sua obra, que alterna momentos de grande intensidade lírica com quadros de descrição precisa e minuciosa, evoluiu de uma análise social fortemente documental para uma fase mais pessoal e afastada dos preceitos da escola, a partir dos finais dos anos 50. Tomou como motivos centrais os dramas humanos vividos na sociedade ribatejana e, com o Ciclo Port Wine (1949-53), também na região duriense. Autor de uma vasta obra, para além dos textos das suas conferências e artigos para os jornais, escreveu romances, contos, peças de teatro e estudos de etnografia.

A Vida Mágica da Sementinha, de Alves Redol


Quando a noite chegou, a nossa amiga Sementinha procurou um torrãozinho de terra, deitando nele a cabeça para adormecer. E sonhou com o rouxinol vagabundo, a cantarolar para lhe trazer o sono, enquanto os dois chapins azuis a embalavam na teia doirada da aranha; depois vinham mais pássaros, todos os que viram no ensaio do bosque, e que traziam no bico o Amarelo de Barba Preta, o Serrano, o Rubião, o Mocho de Espiga Branca e os outros seus companheiros bagos de trigo.
Acompanhando as aventuras da Sementinha, é a fascinante história do trigo que Alves Redol conta às crianças.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula no 6.º ano - Grau de dificuldade I

Concurso de Leitura


As obras seleccionadas para este mês de Fevereiro são:


2.º Ciclo: A Vida Mágica da Sementinha, de Alves Redol.

3.º Ciclo: O Romance de Rita R, de Ana Saldanha.

Boas leituras!

Dia dos namorados

A Biblioteca Escolar/CRE, em colaboração com a professora Rosa Costa, organizou uma exposição alusiva ao Dia dos Namorados. Foi intenção da equipa celebrar este dia a partir de uma visão histórica, cultural, regional e etnográfica dos usos e costumes do povo alto-minhoto que, sendo tipicamente português, cultivava o amor como expressão máxima do sentimento humano. Assim, a arte de enamorar era vivida pelos nossos avós de forma intensa, mas sempre de acordo com os bons costumes da sua época. Os trajes, os lenços, a ida à fonte e à romaria são expressão do modo de vivenciar esse amor. Assim, nesta exposição, podemos contemplar uma visão tipicamente minhota da arte de namorar traduzida naquilo que está exposto. Como não há Dia dos Namorados sem cartas de Amor, o visitante poderá encontrar a caixa do amor, na qual poderá depositar as suas missivas amorosas, que, posteriormente, serão entregues aos seus destinatários. A BE/CRE deseja a toda a comunidade educativa um óptimo dia de namorados. E, mais uma vez, viva o amor!