Catálogo da BE

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projecto Jornal Escolar


Colegas,



Como sabem, o Projecto Jornal Escolar foi aprovado em reunião do Conselho Pedagógico, Trata-se de (re)lançar um jornal que, em tempos, foi a "marca" deste Agrupamento pela qualidade que apresentava. Assim, esperamos que todos possam contribuir para que este projecto se torne uma realidade de sucesso, revelando as boas práticas que caracterizam o nosso Agrupamento. Brevemente, realizar-se-á uma reunião com a equipa e colaboradores da BE para saber quais são os docentes que estão interessados em colaborar no projecto. Porém, outros professores poderão integrar este projecto, sobretudo aqueles que já pertenceram à anterior equipa do jornal. Pela experiência que já detêm, podem-se apresentar como uma mais-valia. Também necessitamos de um (ou mais) docentes de TIC.


É o jornal do AGRUPAMENTO e não da Escola E.B. 2,3 de Viana do Castelo!


Todos os que desejarem colaborar com trabalhos, textos e outros recursos que caracterizam um jornal, podem fazê-lo, entregando esse material na BE. Podem ser trabalhos dos alunos (individuais ou colectivos), dos docentes e de toda a comunidade educativa.


Esperamos pela vossa receptividade!


Homenagem a Matilde Rosa Araújo | Escola Superior de Educação do Porto



A unidade curricular de Prática Instrumental e Vocal II (Música de conjunto), sob a direcção de Graça Mota, a unidade curricular de Literatura para a Infância e Promoção da Leitura, leccionada por José António Gomes, Ana Cristina Macedo e Ana Isabel Pinto, o NELA (Núcleo de Estudos Literários e Artísticos da ESE do Porto), os alunos de Educação Musical (2.º ano) e alunos de Educação Básica (3.º ano) promovem, no próximo dia 25 de Janeiro, uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo (falecida em 2010), figura inesquecível da nossa literatura para crianças.


-A iniciativa consta de um colóquio (16h, Auditório) – em que participam José António Gomes, Ana Margarida Ramos, Sara Reis da Silva, Maria Elisa Sousa, Jorge Alexandre Costa e Ana Cristina Macedo – seguido de uma audição integral de As Cançõezinhas da Tila, de Fernando Lopes-Graça e Matilde Rosa Araújo (18h, Salão de Música), entremeada de leituras e comentário de textos.

IN http://ainocenciarecompensada.blogspot.com/2011/01/homenagem-matilde-rosa-araujo-escola.html

(20.01.2011, 1:29).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Caminhada Luta Contra o Cancro.



A Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito das suas actividades, organizou uma caminhada de sensibilização visando os seguintes objectivos: i) mudar a atitude da comunidade face à doença - cancro não é necessariamente Morte!; ii) Educar e Informar. A Prevenção é o caminho para a cura e iii) Angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Assim, grupos de pessoas participam numa caminhada simbólica ao longo de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro. Uma vez esta actividade é, acima de tudo, uma reunião da comunidade e não uma prova desportiva, todos podem participar. Família, amigos, grupos profissionais, colectividades… partilhando todos os mesmos objectivos: o acompanhar o doente oncológico e apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


O nosso Agrupamento não poderia ficar indiferente a este apelo e ao convite de um grupo de voluntários que se dirigiu à nossa Escola para apresentar esta actividade. Assim, começou a nascer a vontade de a nossa Escola participar numa caminhada local que se realizaria no dia 19 de Janeiro. A comunidade educativa abraçou este projecto e pretendeu que este dia fosse marcante, no sentido da sensibilização, para os nossos alunos, pais e encarregados de educação, bem como para toda a comunidade educativa. Foi com empenho e zelo que um grupo de professores abraçou este projecto e envolveu os seus alunos no mesmo.


Foi com grande ansiedade que todos aguardaram a chegada do tão esperado dia 19. A tarde apresentou-se sorridente e convidativa a uma caminhada de dádiva. Assim, pelas 14 horas e trinta minutos, uma mancha de solidariedade encheu o recinto exterior da nossa Escola e as ruas da nossa cidade. Os alunos da Escola E.B. 2,3 de Viana do Castelo participaram nessa caminhada promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Como vem sendo habitual, a nossa Escola está sempre disponível a participar em eventos de solidariedade, esta iniciativa teve o apoio de vários grupos disciplinares, Directores de Turma, Unidade de Necessidades Educativas Especiais, do Projecto Saúde e da PSP. Curiosamente também tivemos a participação de um cidadão anónimo que amavelmente nos acompanhou de bicicleta todo o trajecto. No regresso à escola este cidadão deu os parabéns pela forma cívica e segura que a nossa escola participou neste evento.


Foi uma tarde diferente, activa, de intensas e múltiplas aprendizagens para miúdos e graúdos e que terminou alegremente com sucesso na escola.


Foi um deslumbramento ver como só a nossa Escola encheu, literalmente, a Praça da República (foto).



Rosa Maria Costa e Pires de Lima (BE)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Concurso Uma Aventura… Literária 2011


Concurso Uma Aventura… Literária 2011




(promovido pela Editorial Caminho)


Regulamento


O Concurso “Uma Aventura… Literária 2011” tem cinco modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.
Modalidade Texto Original: Um texto original, imaginado pelo concorrente, com personagens originais. Tema livre. (Uma ou duas páginas dactilografadas ou manuscritas.)
Modalidade Crítica: Crítica a qualquer dos livros seleccionados para o concurso. (Uma página dactilografada ou manuscrita.)
Modalidade Desenho: Um desenho que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso – desenhos a preto e branco em papel A4. (Os concorrentes não devem imitar os desenhos dos livros.)
Modalidade Teatro: Adaptação teatral de um episódio à escolha dos livros a concurso.
Modalidade de Olimpíadas de História: Resumo, ilustrado com um desenho ou colagens, de um texto seleccionado num dos livros a concurso. Máximo 3 páginas.
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com o nome do(s) concorrente(s), morada, telefone, idade, ano que frequenta(m), nome e morada da escola e nome do(s) professor(es) coordenador(es). O fornecimento destes dados deve ser feito através do preenchimento de uma ficha fornecida pela Editorial Caminho. Esta ficha estará disponível no site: www.uma-aventura.pt e será enviada a quem a solicitar.


O Júri será constituído por uma equipa da Editorial Caminho.
Os trabalhos concorrentes não serão devolvidos.


Prémios de Crítica, Texto Original e Desenho


Os trabalhos serão divididos por quatro graus de ensino: 1.º Ciclo; 2.º Ciclo; 3.º Ciclo; Ensino Secundário. No 1.º Ciclo haverá três prémios para os alunos do 1.º e 2.º anos e três para os alunos do 3º e 4º anos. Os trabalhos premiados (três por cada grau de ensino e por cada modalidade) serão publicados com o nome e com a fotografia dos autores e com o nome da escola que frequentam, num livro da colecção Uma Aventura.
A cada trabalho premiado corresponderá ainda um cheque-livro da Editorial Caminho (1º Prémio – 50 euros, 2º Prémio – 37 euros e 3º Prémio – 25 euros).
Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem, igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.


Prémios de Teatro


Nesta modalidade, não há distinção por graus de ensino e são premiadas as cinco melhores adaptações teatrais, com 2 tipos de prémios:
Um cheque-livro no valor de 50 euros para os autores do texto e a publicação do trabalho no site www.uma-aventura.pt, com o nome e fotografia dos autores e o nome da escola que frequentam.
Convite para que os autores do texto ou colegas da mesma escola representem a peça numa festa a realizar no Teatro Aberto, em Lisboa, onde serão atribuídos troféus aos melhores actores principais feminino e masculino, aos melhores actores secundários feminino e masculino, ao melhor guarda-roupa e ao melhor cenário.
Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.


Prémios de Olimpíadas de História
Nesta modalidade, além do cheque-livro, os premiados recebem medalhas de bronze, medalhas de prata, medalhas de ouro (por bronze, prata ou ouro entenda-se a cor da medalha)
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com os dados da escola, professor(es) e do(s) concorrente(s).


Menções Honrosas


Os concorrentes distinguidos com Menções Honrosas recebem um livro oferecido pela Caminho (um por trabalho) e um Diploma de Menção Honrosa.


Prémios de Participação
Todos os concorrentes recebem um Diploma de Participação e um autocolante.
Todos os professores responsáveis pelos trabalhos apresentados a concurso recebem um Diploma de Coordenação Pedagógica.
Todas as escolas, que participem, recebem um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 15 euros.


Prazos e Contactos


Os trabalhos devem ser enviados, pelo correio, até ao dia 14 de Fevereiro de 2011 (Data dos CTT) para:
Concurso Uma Aventura… Literária 2011
Editorial Caminho
Rua Cidade de Córdova, n.º 2
2610-038 Alfragide
Para mais informações contactar, em dias úteis das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h, através dos:


telefones: 214272287 e 214272200


telefax: 214272201


e-mail: fantastico@caminho.leya.com


correio para: Editorial Caminho – Rua Cidade de Córdova, nº 2 – 2610-038 Alfragide.


Livros a Concurso


Modalidade de Crítica e Desenho
Todos os livros da colecção Uma Aventura; Todos os livros da colecção Viagens no Tempo; A Lenda das Sete Cidades; O Diário Secreto de Camila; O Feiticeiro Lampeiro; Crocodilo Nini; Rãs, Príncipes e Feiticeiros.


Modalidade Teatro
Os Primos e a Fada Atarantada; Rãs, Príncipes e Feiticeiros; A Raposa azul; Portugal Histórias e Lendas.


Modalidade Olimpíadas da História
Tempo de revolução – História de Portugal III Vol.; História de Portugal – Portugal no Século das Luzes (8.º Vol.)
Informações em www.uma-aventura.pt e http://www.editorial-caminho.pt/



Colegas,


Vimos por este meio apresentar um novo projecto, lançado pelo Jornal de Notícias, intitulado MEDIA LAB JN.


O MEDIA LAB é um espaço de visita ao JN, proporcionando um conhecimento aprofundado do jornal e da sua criação.


Ao realizarem a visita ao JN, as escolas poderão ter uma experiência no interior do jornal com maior audiência a nível nacional.


A visita está dividida em duas fases: a primeira em que será apresentado um filme sobre o jornal; a segunda, onde os alunos em ambiente multimédia, apreendem o JN nas suas diversas plataformas e são interpelados a “fazer”.


Os workshops abrangem diversos temas, nomeadamente, aprender a criar e enviar notícias para o JN, participar como“cidadão repórter”, criar e publicar um anúncio, criar um blog, criar o jornal da escola.


Existem sessões diárias no Media Lab, a partir do próximo dia 22 de Novembro, de segunda a sexta-feira, ocorrendo uma sessão da parte da manhã pelas 10h00, e uma da parte da tarde, pelas 14h30.Em cada sessão podem inscrever-se no máximo duas turmas.


Para se inscrever basta aceder ao nosso site www.medialabjn.com e preencher a “ficha de inscrição”, ou telefonar para o gabinete de apoio ao projecto 22 619 99 70, ou ainda através do e-mail info@medialabjn.pt


Acreditando tratar-se de um projecto do interesse das escolas e alunos, convidamos a vossa escola a inscrever-se nesta iniciativa.


Pl’a organização,


Mariana Castro Lopes


account@dmp.pt

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dia Mundial da Poesia.



Dia Mundial da Poesia


CONCURSO FAÇA LÁ UM POEMA


2010-2011



Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam o desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.


Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.


A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.



REGULAMENTO



1. O concurso Faça Lá um Poema decorrerá entre Dezembro de 2010 e Março de 2011, destinando-se a premiar poemas escritos por alunos dos seguintes níveis educativos:



1º Ciclo do Ensino Básico


2º Ciclo do Ensino Básico


3º Ciclo do Ensino Básico


Ensino Secundário.



2. A participação no concurso é individual, sendo que não serão contemplados trabalhos de pequeno grupo ou de turma.



3. Calendarização das actividades



A selecção dos trabalhos, devidamente identificados, ficará ao critério de cada agrupamento/escola não agrupada, sugerindo-se, no entanto, que o processo seja dinamizado e coordenado pelo(s) professor(es) bibliotecário(s).



Selecção dos melhores trabalhos pelas escolas agrupadas (máximo de 1 poema por cada nível de ensino) e respectivo envio para a sede do agrupamento – até 21 de Janeiro de 2011.



O Dia Mundial da Poesia é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém com o apoio financeiro do Ministério da Educação.



Submissão do formulário pela sede do agrupamento, com os trabalhos seleccionados (máximo 4 por sede de agrupamento, 1 poema por cada nível de ensino) – até 4 de Fevereiro de 2011.


• No caso de escolas não agrupadas, submissão do formulário com os trabalhos seleccionados (máximo 4 por estabelecimento, 1 poema por cada nível de ensino) – até 4 de Fevereiro de 2011.


4. A submissão do formulário será feita no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp) através do preenchimento dos campos de identificação necessários.


5. Não há qualquer tema obrigatório para os poemas a concurso. No entanto, a extensão máxima de cada texto não poderá ultrapassar os 4000 dígitos (caracteres, espaços).


6. O formulário do concurso deverá ser devidamente preenchido e submetido por um professor responsável (designado pelo agrupamento/escola não agrupada).


7. Só serão consideradas válidas as inscrições com os dados de identificação da escola e dos participantes e submetidas dentro do prazo.


8. Os trabalhos serão avaliados por um júri de cinco elementos, designados pelo CCB e pelo PNL. O júri terá em conta a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem.


9. Os trabalhos que não corresponderem às cláusulas do presente regulamento serão desclassificados.


10. Não haverá recurso das decisões do júri.


11. Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada nível de ensino serão anunciados oportunamente.


12. As escolas dos alunos premiados serão contempladas com um conjunto de livros.


13. Os trabalhos premiados serão divulgados no Sítio dos Concursos no Portal do PNL http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/ e no sítio do CCB em http://www.ccb.pt/


14. Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar em 20 de Março de 2011 (Dia Mundial da Poesia), no CCB – Centro Cultural de Belém - Lisboa.


15. Os encargos com o transporte e o alojamento dos premiados serão da responsabilidade da organização do concurso.