Catálogo da BE

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aprender com a biblioteca escolar.


Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente marcada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social, designadamente na educação e na escola.
Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje, não só de dominar os saberes convencionais, como um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas.
A preocupação face a estas exigências, tem determinado a colocação na agenda das instituições educativas, de novos quadros de referência sobre as aprendizagens dos alunos que hoje cabe à escola garantir, sendo de assinalar a integração curricular nestes quadros, de um conjunto de conhecimentos e capacidades transversais, considerados nucleares no nosso tempo.
Na área específica das bibliotecas, estes referenciais têm também sido abundantes e revelado uma grande evolução no seu âmbito e base conceptual, paralela à confluência da informação com as novas tecnologias, média e ambientes digitais e ao peso crescente das bibliotecas nos domínios da leitura e destas literacias.
As bibliotecas escolares são, pelas condições de acolhimento, acesso à informação e possibilidades de aprendizagem que facultam, um recurso privilegiado das escolas para responder a estes desafios.
Foi esta convicção do papel que as bibliotecas podem desempenhar no desenvolvimento da literacia da leitura, dos média e da informação e no uso crítico e criativo das tecnologias, que motivaram a elaboração, pela Rede de Bibliotecas Escolares, de um referencial de aprendizagens associado ao trabalho das bibliotecas escolares.
O documento, intitulado Aprender com a biblioteca escolarsurge na senda dos movimentos de carácter geral referidos e da publicação, em Portugal, das Metas curriculares, para as quais pretende contribuir, através de um conjunto de indicadores, atividades e estratégias de aprendizagem de carácter transversal, essenciais à afirmação de uma cultura de ensino e aprendizagem que vá ao encontro das necessidades dos alunos do século XXI.
O documento constitui-se como um instrumento de trabalho em aberto, estando prevista a sua utilização experimental, em 2012-13, apenas num conjunto limitado de escolas piloto, já selecionadas.
Paralelamente, procede-se à divulgação geral do mesmo, oferecendo a todos a possibilidade de o explorarem de forma voluntária e livre, caso o desejem fazer.
O Referencial e um conjunto de materiais complementares podem ser acedidos através das seguintes ligações ou, diretamente, na área de conteúdos do portal RBE:
- Aprender com a biblioteca escolar [PDF]
- Aprender com a biblioteca escolar: enquadramento e conceção [PDF]
- Aprender com a biblioteca escolar: apresentação [PDF]

                                                                                                                    in: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/709.html

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Eugénio de Andrade.


Eugénio de Andrade, visto por Valter Hugo Mãe: http://www.publico.pt/cultura/noticia/eugenio-de-andrade-1576024

Feira de livros usados e/ou em saldo.

No dia 14, na Festa de Natal da Escola Sede, realizar-se-á uma Feira de livros usados e/ou em saldo. Assim, se tiverem livros que já leram e estão arrumados nas estantes, podem fazer a sua entrega na Biblioteca Escolar até ao dia 12 de dezembro. Como vivemos em tempo de crise, a BE receberá uma percentagem de 10% sobre o valor da venda de cada livro. Os interessados em vender os livros devem indicar o valor do mesmo.
Que esta época de crise não se configure num momento de crise de boas leituras! 
                                                                                                                          Imagem retitrado do Google Imagens, em 05/12/12
A BE

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

50 livros que toda a gente deve ler

Meia centena de obras literárias e ensaísticas essenciais, para ler na mítica ilha deserta, escolhidas por Ana Cristina Leonardo, Clara Ferreira Alves, Henrique Monteiro, José Mário Silva, Luísa Mellid-Franco e Pedro Mexia.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/50-livros-que-toda-a-gente-deve-ler=f747892#ixzz2E2IC3ACD


Neste Natal oferece um presente à tua BE.

Mais um Natal que se aproxima... Natal é dádiva, amor, partilha... Viver o Natal só tem sentido na medida em que nos podemos "dar" ao outro, independentemente de raça, credo, sexo... O Natal também se vive na Escola, comunidade que nos acolhe todos os dias e contribui para a nossa formação integral enquanto cidadãos participativos e interventivos.
A Biblioteca Escolar (BE) também é um espaço de partilha de saberes, de momentos de lazer, de amor pelo livro e pela leitura. Assim, neste Natal, oferece um presente à tua BE:

- livros;

- DVD;

- CD;

- jogos;

- (...)

Um bom Natal são os votos da tua BE!

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 2012/2013.

Com a intenção de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, promove, no ano letivo de 2012 / 2013, a 7.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura.

Para execução fiel dos princípios que tal intenção pretende, dão-se as seguintes indicações úteis:

1.º Leitura atenta do regulamento para melhor conhecimento dos vários procedimentos do concurso.

2.º O acesso ao formulário de inscrição far-se-á inserindo o código PNL (composto pelo nome de utilizador e por uma palavra-passe) atribuído a cada escola.

3.º Todos os campos do formulário devem ser devidamente preenchidos, com os nomes completos dos alunos e do/a docente responsável pela inscrição.

4.º Os dados pedidos pelo PNL para cada fase do concurso, deverão ser registados no formulário, respeitando rigorosamente os prazos estipulados.

5.º Para maior visibilidade do CNL na escola:

 (1). Elaboração, pelos alunos, de um cartaz para divulgação do concurso que deverá ser afixado em diferentes locais da escola.

 (2). Realização de uma cerimónia de entrega de prémios no final da 1ª Fase do CNL.

6.º É importante que o órgão de Direção assuma a relevância pedagógico – didática deste concurso.

7.º O professor coordenador do CNL deverá ter uma estreita colaboração com a Biblioteca Municipal nas provas distritais.

8.º Devem ser consultadas as informações mais atuais, o regulamento e a calendarização das várias fases do concurso, nos sítios PNL, RBE e DGLAB.

9º Toda a comunicação relativa ao CNL deverá ser remetida para o endereço: concursonacionaldeleitura@planonacionaldeleitura.gov.pt

10.º As Escolas poderão recorrer às perguntas frequentes para preenchimento correto do formulário.

Obs: o Blogue do PNL acompanhará também o desenrolar do CNL nas circunstâncias que achar mais adequadas e de acordo com a natureza própria dos seus mecanismos de divulgação.


Consulte o regulamento do CNL 2012/2013.

Consulte a calendarização do Concurso.