Catálogo da BE

sábado, 7 de janeiro de 2012

História do Dia

Bons Amigos

Por António Torrado | Cristina Malaquias


O coelho e o macaco eram amigos, mas estavam sempre a atazanar-se um ao outro. Sei de outros casos parecidos...
O macaco via o coelho ao longe e começava logo, de pirraça:
- Coelho dentudo, peludo e orelhudo, focinho focinhudo, corpo barrigudo, pernas de canudo, rabo de veludo!
O coelho respondia-lhe, no mesmo tom:
- Olha o macaco macacão, olhos de sabão, miolos de algodão, cara de espantalho paspalhão.
Continuavam assim, que tempos, até chegarem ao pé um do outro. Depois, riam e davam grandes abraços.
A pregar partidas, o macaco era o mais atrevido.
De uma vez que o coelho estava a dormir, muito descansado, o macaco, pendurado de uma árvore, puxou-lhe as orelhas com toda a força.
O coelho acordou dorido e num grande sobressalto.
- Ai desculpa - disse o macaco, a fugir. - Andava a caçar borboletas e julguei que as tuas orelhas eram uma borboleta gigante.
De outra vez, estava o coelho a roer um cogumelo e o macaco gritou-lhe, fingindo um grande susto:
- Cuidado, não comas mais que estás a ficar com as orelhas azuis! Esse cogumelo há-de ser venenoso.
O coelho ficou apavorado. Foi a correr ao rio. Mirou-se e remirou-se. Quando percebeu que era tudo mentira, desatou a perseguir o macaco, mas onde é que já ia!
- Não esperas pela pancada! - ameaçou-o, de longe.
Não esperou mesmo. Numa ocasião em que o macaco estava a dormir num galho, com a comprida cauda dependurada, o coelho muniu-se de um cacete e zás! Deu-lhe uma pancada, com toda a força, na cauda desenrolada. A força do coelho não seria muita, mas o macaco, que gostava de exibir-se em grandes cenas teatrais, deu urros e saltos, como se lhe tivessem arrancado o rabo.
- Porque me fizeste isto, traidor? - gritava o macaco.
- Ai, desculpa - disse o coelho, muito inocente. - Julguei que era uma cobra.
Apesar destas peripécias e facécias, o macaco e o coelho continuam a ser bons amigos.

Passatempo Geronimo Stilton

Ganha jogos para a PSP e livros!

O JOGO GERONIMO STILTON

"Geronimo Stilton - No Reino da Fantasia" mantém o espírito dos livros do famoso rato e proporciona uma aventura gráfica cheia de enigmas, ilusões óticas e desafios mentais.
Está dividido em sete níveis desenhados (dez desafios em cada um) onde os jogadores podem seguir Geronimo Stilton na sua aventura por Reinos de Fadas, Sereias e Dragões.

Como ganhar 4 jogos PSP + 4 livros Geronimo Stilton no Reino da Fantasia?

Para seres um dos sortudos a ganhar esta fabulosa oferta, só tens de aceitar o nosso desafio:

- Imagina que és o Geronimo Stilton e escreve uma pequena reportagem (máximo 10 linhas) sobre uma aventura inventada por ti.

Envia o teu texto para: info.kids@mail.sapo.pt juntamente com o teu nome completo, email do pai e/ou mãe e a morada completa para envio do prémio.

Esperamos pela tua participação até 15 de janeiro.

Boa sorte!

Todos os vencedores serão contactados por email.

Neste dia: 7 de Janeiro - as histórias deste dia

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Banco Alimentar contra a fome

Mais uma vez, vamos fazer do nosso Agrupamento um Agrupamento solidário. Assim, todo o papel que já não serve e tem como destino o caixote do lixo, deve ser colocado em sacos e entregue na Biblioteca Escolar, à D. Lurdes. Toda a comunidade educativa é convidada a participar nesta campanha. Posteriormente, esse papel será recolhido pela Paróqui de Nossa Senhora de Fátima e entregue ao Banco Alimentar.
Participem! Vamos juntar uma tonelada de papel!

Concurso Nacional de Leitura (CNL)

Para esta 1.ª fase do CNL, tivemos 37 alunos, do 3.º Ciclo, inscritos. Destes 37, 31 cumpriram ontem, dia 4 de Janeira, a primeira parte, correspondente à Prova de compreensão e conhecimento, baseada na realização de uma Ficha de Leitura, de escolha múltipla, com vinte questões relativas às obras "Anibaleitor", de Rui Zink, e "O Grito da Gaivota", de Emmanuelle Laborit, e uma Prova de Escrita e Criatividade concretizada na elaboração de um texto sobre os livros em questão. No dia 6, pelas 14:30, terrá lugar a segunda parte do concurso, que contemplará uma Prova de Argumentação e Raciocínio e compreende uma exposição oral, durante cinco minutos, no máximo, em que os alunos terão que apresentar um conjunto de argumentos convincentes à leitura das obras selecionadas.

História do Dia.

Quitério Atrevido

Por António Torrado | Cristina Malaquias


O rapaz era esperto e atrevido. Quando, lá na aldeia, souberam que o rei vinha caçar àquela região, o rapaz decidiu:
- Eu hei-de falar ao rei ou não me chame Quitério.
E pôs-se a esperar pelo cortejo real, à beira da estrada.
Mas o rei, que não era de pompas, apareceu a cavalo, sem escolta, vestido como qualquer um. Vendo o rapaz, que não o reconheceu, perguntou-lhe:
- Vou bem encaminhado para o solar do Conde de Ameal?
- Eu ensinava-lhe o caminho, senhor, se não tivesse à espera do séquito do rei.
- Não esperes mais, rapaz, porque o séquito já lá deve estar. Sobe tu para cima do meu cavalo e orienta-me, até chegarmos ao solar do conde.
Pelo caminho foram conversando. O Quitério quis saber como é que o rei viria vestido.
- Como os outros homens. Nada o distingue - respondeu o rei.
- Então como é que eu sei que é o rei?
- Porque todos, quando o virem, lhe tiram o chapéu.
Assim que os dois, montados no mesmo cavalo, chegaram aos paços do conde, logo criados e fidalgos se desbarretaram à sua passagem. O Quitério estava pasmado.
- Então já sabes, agora, quem é o rei? - perguntou o rei ao rapaz.
- Hei-de ser eu - respondeu o atrevido Quitério. - Vossemecê não tem cara de ser rei e eu conservo o chapéu na cabeça, porque o sol está bravo.
O rei achou graça e a história acaba bem.





terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CNL

Resultado Final do Concurso Cherub.

Artistas Digitais - XI edição

Esta edição dos “Artistas Digitais” tem como tema central o desporto e os valores olímpicos e realiza-se numa parceria com Plano Nacional para a Ética Desportiva, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude em parceria com a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário, o Comité Olímpica e a Academia Olímpica de Portugal.
Celebrando a realização dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, apresentamos-te o desafio de elaborares um ou mais desenhos da tua modalidade olímpica preferida. Para além do tema genérico os alunos e alunas do 2.º CEB (5.º e 6.º Ano) poderão também apresentar desenhos que representem a ética desportiva e os valores olímpicos.
Concorre até final de Junho e poderás ganhar, para além de um bonito trofeu, um computador portátil, livros, máquinas fotográficas digitais e não só. Se for o vencedor da tua categoria todos os alunos, professores e funcionários da tua escola e agrupamento receberão um livro em homenagem ao teu trabalho e criatividade.
Pede ajuda aos teus professores, aos teus pais e aos teus amigos e concorre.


Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) lançou recentemente um prémio anual, o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, que será atribuído pela primeira vez em 2012 e pretende promover o conhecimento e reconhecimento público do sector da economia social e das suas organizações, em particular, entre a juventude.
Este prémio inclui uma categoria de Trabalhos Escolares, que visa premiar trabalhos da comunidade escolar, ao nível dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário e profissional, envolvendo alunos e professores na vivência e difusão de teorias e práticas de Economia Social.
Serão admitidos nesta categoria projectos de criação de cooperativas ou associações escolares, assim como projectos de difusão comunitária da teoria e práticas de economia social, de carácter anual ou plurianual, realizados por turmas ou grupos de alunos.
As candidaturas devem ser enviadas à CASES, pelo órgão executivo do estabelecimento, durante o mês de Março de 2012. Os trabalhos serão avaliados por um júri nomeado para o efeito, sendo atribuído à escola vencedora um prémio pecuniário no valor de 6000€.Mais informação sobre o prémio, incluindo o Regulamento Geral e o Regulamento de Candidaturas, está disponível na página web da CASES em http://www.cases.pt/sobre-nos/premioantoniosergio