Catálogo da BE

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ebooks gratuitos de Júlio Verne


Comemora-se hoje o 185.º aniversário do nascimento de Júlio Verne, um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
Para assinalar a data, deixamos aqui edições em português de três das suas principais obras:

Concurso "Jovens autores de Histórias Ilustradas"



A Nissan Portugal lança no ano de 2012 / 2013, pela primeira vez na Europa, um concurso a nível nacional, designado “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Leya e destinado aos alunos do Ensino Secundário (consulte o regulamento).

Sendo a primeira vez que se realiza na Europa, esta iniciativa enquadra-se no conceito de “Cidadania Azul” da Nissan e tem como objectivo estimular as competências dos adolescentes, com vista à identificação de potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal.

A temática desta primeira edição é a Mobilidade Sustentável e os destinatários são os alunos do Ensino Secundário, a quem é proposto o desafio da criação de uma história original e da sua posterior ilustração no âmbito do tema do concurso.

PRÉMIOS 
Os melhores trabalhos desta 1ª edição do Concurso serão publicados em livro.

Os autores dos trabalhos e os seus professores  farão uma visita ao Nissan Design Center (Londres) com fim-de-semana livre na capital britânica (viagens aéreas  e alojamento incluído).

Para além das melhores histórias ilustradas, o júri nacional nomeará ainda a “Melhor História” e a “Melhor Ilustração”, cujos Autores, para além de receberem os prémios acima mencionados, terão a possibilidade de criar uma nova história original e que será editada em livro exclusivo, com um máximo de 60 páginas, durante o ano lectivo 2013/2014. No que respeita aos Agrupamentos / Escolas não agrupadas dos autores premiados, receberão um significativo apoio em livros para as bibliotecas, em colaboração com a LeYa.

METODOLOGIA
O concurso “Jovens Autores de Histórias Ilustradas” decorre em duas fases:

-a nível de cada escola [que seleccionará uma obra para concurso nacional]

-a nível nacional [um júri escolherá os vencedores em simultâneo com a comunidade do Facebook da Nissan Portugal que escolherá, também, uma obra entre as propostas pelas escolas.

Para participarem, as escolas devem nomear um (ou mais) professor(es) que serão  os contactos privilegiados entre a organização do Concurso e a escola e proceder à formalização da inscrição da escola através do envio do formulário de inscrição anexo para o endereço electrónico historiasilustradasnissan@gmail.com
JÚRI NACIONAL 
O júri nacional é composto por personalidades e instituições de reconhecidas competências:

Alice Vieira, escritora / Bárbara Wong, jornalista / Paulo Buchinho, ilustrador / António Torrado, escritor, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores / Eurico Gonçalves, pintor, em representação da Sociedade Nacional de Belas Artes / Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura / Miguel Pais do Amaral, Chairman do Grupo LeYa / Marco Toro, Director-geral da Nissan Ibéria SA – Portugal
Consulte o CALENDÁRIO


 ENVIAR TRABALHOS PARA



PRÉMIOS:
Edição de um livro com a história original escrita e ilustrada
Visita ao Nissan Design Center com fim-de-semana livre em Londres (alojamento incluído)

Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina


O Plano Nacional de Leitura apoia o Museu Nacional da Imprensa na promoção de atividades de enriquecimento cultural e de valorização da criação de textos, em prosa e em poesia, junto dos nossos jovens.

Neste quadro, no âmbito da 13ª edição do Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina, iniciativa do MNI enquadrada na comemoração do Dia dos Namorados e destinada aos apaixonados de todas as idades, convidam-se todos os jovens dos ensinos básico e secundário das redes pública e privada a participarem neste concurso com textos de amor originais.

Os textos concorrentes deverão ser registados num impresso próprio, disponível no sítio oficial do MNI(www.museudaimprensa.pt), entre 11 e 17 de fevereiro de 2013.

Para mais informações, consulte:
Regulamento do Concurso;

Mensagem Clube Caminho Fantástico n.º 222


"Do Rato Mickey a Andy Warhol" - exposição na Biblioteca de Viana do Castelo



Pode visitar a exposição de livros de artista "Do Rato Micky a Andy Warhol!", na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, até ao 13 de abril de 2013.


Do Rato Mickey a Andy Warhol permitirá aos adultos redescobrirem várias referências da infância e às crianças descobrir um novo mundo — de cores, formas e linguagens — e familiarizarem-se com o processo criativo de alguns artistas contemporâneos. Os livros expostos testam limites, subvertem regras, despertam o sentido lúdico e apelam a um exercício de enorme liberdade criativa". [Via Biblioteca Municipal de Viana do castelo]

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

“O Hóspede de Drácula”, de Bram Stoker


O Hóspede de Drácula é um pequeno conto de Bram Stoker, o autor do famoso Drácula, que conta a história de um inglês que sai de Munique e, apesar dos avisos, acaba por se dirigir a uma antigo vilarejo considerado assombrado. No meio de uma nevasca, abriga-se num cemitério…
Uma edição em pdf da editora brasileira Darkside, especializada em livros de terror, fantasia e suspense.

Concurso Cherub: "República Popular" - resultado final


A entrega dos prémios do Concurso Cherub far-se-á no dia 08 de janeiro, pelas 12 horas, na Biblioteca Escolar. Os prémios serão entregues por um representante da Porto Editora.