Catálogo da BE

sexta-feira, 5 de março de 2010

Maria Teresa Maia Gonzalez



Maria Teresa Maia Gonzalez, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, co-autora da colecção "O Clube das Chaves", da qual já se publicaram 21 volumes, é autora de inúmeras outras obras, incluindo vários títulos premiados. "A Lua de Joana", o seu maior sucesso editorial, já conta com 16 edições e 220 000 exemplares vendidos. O seu livro, "O Pai no Tecto", tem sido igualmente bem recebido pelos jovens leitores e professores.
É uma das mais vendidas e prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes. Inicia com a publicação deste livro na Principia, uma colaboração na área dos livros para crianças e jovens adolescentes, com livros cujo conteúdo pretende transmitir uma mensagem espiritual e um sentido de religiosidade adaptado à idade do público-alvo.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Sempre do Teu Lado.



Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou a leitura com apoio do professor ou dos pais.


Da autoria de Maria Teresa Maia González, autora do bestseller A Lua de Joana, Sempre do Teu Lado é um verdadeiro hino à amizade! Uma carta de Félix, um cão, ao seu dono, Guilherme! Félix acompanha Guilherme desde os 12 anos, nos melhores e nos piores momentos da sua vida. Tornam-se amigos de verdade e grandes confidentes. Mas a vida de Guilherme evolui, este cresce, sai de casa dos pais, e a Feliz resta-lhe esperar que um dia o seu amigo regresse...



Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950, filha mais velha de uma família maioritariamente feminina. A casa estava sempre cheia de tias e primas de todas as idades, gente muito alegre e comunicativa. As crianças ocupavam o primeiro lugar, mas todas se submetiam à autoridade paterna, uma autoridade firme, positiva, criativa. Era o pai quem convidava os amigos, organizava passeios, jogos, piqueniques, viagens. Era também o grande contador de histórias, um permanente estímulo intelectual para as três filhas.


A infância e juventude decorreram portanto num ambiente caloroso e feliz.


Foi aluna do Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário.


Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ainda estudante, casou, teve uma filha e começou a trabalhar na Psicoforma - Centro de Formação e Orientação Profissional. Concluído o curso, ingressou na Direcção-Geral de Educação Permanente do Ministério da Educação, de onde transitou para o Secretariado da Reestruturação do Ensino Secundário em 1975/1976.


Em Setembro de 1976 iniciou a actividade docente como professora de Português e História do 2.o ciclo. Nesse mesmo ano fez o Estágio Pedagógico na Escola Preparatória Fernando Pessoa, em Lisboa, sendo convidada no ano seguinte para trabalhar na Formação de Professores como orientadora de estágio. Nessa qualidade participou em diversos cursos e seminários sobre a didáctica da História realizados no País e no estrangeiro. Mais tarde desempenhou funções no Conselho Directivo da sua escola, acumulando com um cargo na direcção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.


Nos anos lectivos de 1982/1983 fez o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Boston, após o que passou a trabalhar no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério de Educação.


A partir de 1985 integrou o quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde continua a leccionar, acumulando o ensino com a coordenação da Biblioteca-Centro de Recursos.


Em 1987 foi convidada pela Comissão da Comunidade Europeia para integrar uma equipa de especialistas europeus em formação de professores, tendo realizado, em parceria com os técnicos dos outros países comunitários, o estudo Estratégias de Formação de Professores nos Países da CEE. Efectuou a preparação do doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Liège.


No ano lectivo 1995/1996 foi nomeada pelo ministro da Educação coordenadora do grupo de trabalho encarregado de conceber a rede de bibliotecas escolares, e no ano lectivo de 1996/1997 foi nomeada para coordenar a equipa encarregada de estudar a problemática do livro escolar. Em Janeiro de 2001 assumiu o cargo de Administradora da Fundação de Serralves, em regime de voluntariado.


A par desta intensa actividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Ana Maria Magalhães em 1982.


Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.

Ana Maria Magalhães



Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1946, no seio de uma enorme família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A casa albergava pais, avós, uma tia viúva, notável contadora de histórias. Ali eram recebidas também com frequência os muitos tios e primos, que se instalavam para passar temporadas quando vinham do Porto, da Régua, de Moncorvo, trazendo consigo outras posturas, outras histórias, uma linguagem diferente com outras expressões, outras sonoridades. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente alegre, caloroso, rico de experiências humanas.


Foi aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria, onde concluiu o ensino secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo acumulado, durante os três primeiros anos, com a frequência do Curso Superior de Psicologia Aplicada no ISPA. O casamento, aos 21 anos, obrigaria a uma opção. Ainda estudante, começou a trabalhar no Cambridge School e depois no Gabinete de Estudos dos Serviços de Apoio à Juventude (FAOJ) do Ministério da Educação.


Iniciou a actividade docente como professora de História de Portugal do 2.º ciclo no ano lectivo de 1969/1970 no Liceu António Enes em Lourenço Marques, Moçambique.


O contacto próximo com crianças africanas, indianas, chinesas e portuguesas foi tão motivante que, de regresso a Lisboa, decidiu enveredar definitivamente pela carreira docente. Encontrou colocação na Escola Preparatória de Salvaterra de Magos, onde teve oportunidade de conhecer o meio rural, experiência muito gratificante, apesar das dificuldades inerentes ao facto de trabalhar longe de casa tendo dois filhos pequenos.

No ano lectivo de 1976/1977 fez estágio pedagógico do 1.º grupo na Escola Preparatória Fernando Pessoa, em Lisboa. Entre 1980 e 1982 desempenhou funções na Formação de Professores de História (delegada com profissionalização em exercício). Em 1982 foi convidada para Técnica do Serviço de Ensino de Português no Estrangeiro. Nessa qualidade preparou e apresentou cursos de formação de professores, visitou escolas em vários países da Europa e nos Estados Unidos da América, participou em seminários do Conselho da Europa em Portugal e no Estrangeiro.


O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2.º ciclo. Nos dois anos seguintes dedicou-se a um estudo sobre os jovens e a leitura no âmbito do Instituto de Inovação Educacional.
Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas.


A par desta intensa actividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Isabel Alçada em 1982.


Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.


Autobiografia (publicada na edição de 31 de Agosto do Jornal de Letras)

Quero Ser Outro, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçado


Alexandre estava farto da escola, farto da família, farto da rapariga que o persegue e de quem não gosta, farto da paixão pela rapariga de quem gosta e que não gosta dele, farto de si próprio.
Uma noite, nas Docas, encontra um rapaz muito parecido com ele que lhe diz andar embarcado ao serviço de um milionário e estar farto do patrão, das viagens constantes e de ver só mar dias seguidos. Resolvem então trocar de identidades por um mês e partem para a grande aventura de ser outro.

Concurso de Leitura: mês de Março



As obras seleccionadas para este mês de Março são:




2.º Ciclo: Quero Ser Outro, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.



3.º Ciclo: Sempre do Teu Lado, de Maria Teresa Maia Gonzalez.



Boas leituras!


terça-feira, 2 de março de 2010

Semana da Leitura 2010




O Plano Nacional de Leitura vem novamente propor, a todas as escolas, que organizem actividades educativas para comemorar a Semana Nacional da Leitura – 2010 que irá decorrer de 1 a 5 de Março.



É tarefa da escola estimular a leitura em si mesma indo ao encontro dos gostos pessoais do aluno, fomentando o prazer de ler. Em suma:, seja qual for a modalidade pedagógica ou estratégia/actividade escolhidas para abordar um texto, o que importa é fazer do aluno um leitor activo, capaz de seleccionar informação, formular hipóteses, construir sentidos, mobilizando referências culturais diversas, comparar/confrontar textos lidos, tornando-se progressivamente mais competente como leitor . Considerando o acto de ler, como processo complexo, ele acciona toda uma série de mecanismos de conhecimentos, reflexões, inferências e relações com outras realidades, outras experiências de vida que estão para lá do texto, são metatexto, resultantes de uma mundividência e mundivivência próprias de cada leitor/aluno: o acto de ler, como acto compreensivo, interpretativo, reflexivo e inferencial deve proporcionar a activação do sentido crítico, proporcionando a criação de novas realidades intra e extratextuais. Ler é sempre um acto criativo de construção e (reconstrução) de sentidos. Assim, conscientes do papel da leitura na importância de celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças e jovens, iremos realizar várias actividades e gostaríamos de poder contar com a participação das famílias e de amigos que tenham disponibilidade para vir à escola. As actividades são as seguintes:



PROGRAMA

2.ª Feira

@ 8:30 - Apresentação do Programa e abertura da exposição: OBJECTOS COM VIANA LÁ DENTRO (átrio da escola.

@ 9:00 – Abertura da mini-feira do livro (na BE/CRE).

@ 10:00 – Abertura da exposição sobre a leitura e os mais célebres escritores do séc. XX.

3.ª Feira

@ 8:30 – Apresentações, em power point, relativa a vários escritores (BE/CRE, Sala dos Professores e Cantina/refeitório).

@ 10:15 – Leitura de Poemas com Viana lá dentro: 8.º A lê poemas de autores vianenses (BE/CRE)

4.ª Feira

@ 8:30 – Apresentações, em power point, relativa a vários escritores (BE/CRE, Sala dos Professores e Cantina/refeitório).

@ 10:15 – Leitura de Poemas com Viana lá dentro: 8.º C lê poemas de autores vianenses e um poema sobre Viana (BE/CRE).

@ 14:30 – Conversa com a escritora Manuela Monteiro (BE/CRE).

5.ª Feira

@ 8:30 – Apresentações, em power point, relativa a vários escritores (BE/CRE, Sala dos Professores e Cantina /refeitório).

@ 14:30 – Projecção de vídeos sobre leitura e escritores portugueses (BE/CRE, SALA DOS Professores e Cantina /refeitório).

6.ª Feira

@ 8:30 – Apresentações, em power point, relativa a vários escritores (BE/CRE, Sala dos Professores e Cantina/refeitório).

@ 10:15 – Leitura de Poemas com Viana lá dentro: 8.º F lê poemas sobre Viana escritos por alunos do 8.º ano. (BE/CRE).

@ 14:30 – Projecção de vídeos sobre leitura e escritores portugueses (BE/CRE, SALA DOS Professores e Cantina /refeitório).






A Biblioteca Escolar programou actividades que visam a promoção da leitura e o contacto com escritores e/ou ilustradores. Assim, no mês de Fevereiro, tivemos a apresentação do livro Palavras tuas e minhas, da autoria da escritora La Salette Sá. Trata-se de uma obra que reúne poesias de crianças/adolescentes e da própria autora.


Antes do início da actividade, o grupo de repórteres da BE/CRE (Rui Lima e Simón, do 7.º E), fizeram uma breve entrevista à escritora convidada. Pelas 21:30, deu-se início à actividade, tendo feito o Coordenador da BE/CRE uma breve apresentação da escritora, sua ex-professora e de quem guarda gratas recordações. Seguidamente, intercalaram-se sessões de declamação de poesia das diferentes obras da poetisa, com momentos musicais (guitarra, violino e violoncelo). As declamações foram feitas por vários alunos da nossa escola, bem como as sessões musicais que também contaram com a colaboração da Academia de Música de Viana do Castelo. Deixamos o nosso agradecimento ao professor Cristiano e professora Manuel Marques pela perfeita articulação levada a efeito entre as duas instituições de ensino. Pelas 22 horas, a Dr.ª Cecília, Directora do nosso Agrupamento, fez a apresentação da obra da escritora, num momento de excelente eloquência, transmitindo, dessa forma, o pensar, agir e sentir de uma escritora sensível, mas que, por isso, nos transmite uma nostalgia de criança que nos transporta nas asas do sonho, não de uma infância perdida, mas de uma infância vivida que ultrapassa os insensíveis efeitos de um tempo passado. É toda uma poesia que nos conduz a um tempo criança que se perpetua num presente vivido e num futuro ansiado. Também, pela primeira vez, a irmã da escritora, a nossa colega Natividade Sá, fez uma breve descrição sentida da mulher escritora, mãe, professora e irmã protectora atenta.

No final da apresentação, foi possível a cada um de nós adquirir um exemplar. Houve, também, uma sessão de autógrafos.
Esta actividade realizou-se no dia 19 de Fevereiro (sexta-feira), pelas 21:30 e contou com a participação de muitos alunos, Encarregados de Educação e alguns professores.

Obrigado, La Salette Sá, pela magnífica noite que nos proporcionou.