Catálogo da BE

sábado, 19 de junho de 2010


O caixão com os restos mortais de José Saramago saiu hoje, entre aplausos de muitos anónimos, da câmara ardente instalada na Biblioteca com o nome do escritor para a sua transferência para o Aeroporto de Lanzarote de onde viaja para Lisboa.

O féretro saiu da câmara ardente às 09:28, hora local (mesma hora em Lisboa), carregado pela viúva do escritor, Pilar de Rio, o seu cunhado, Javier Pérez, o filho de Pilar de Rio e a sua mulher, o presidente da Fundação César Manrique, José Juan Ramírez e a sua mulher e o biografo do escritor, Fernando Gómez Aguillera.



Cerca de 50 pessoas acompanharam a curta viagem entre a câmara ardente -- visitada por mais de mil pessoas -- e o carro fúnebre.



O avião com os restos mortais de José Saramago, um C130 da Força Aérea Portuguesa, partiu às 10:25 locais (mesma hora em Portugal) do aeroporto de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias com destino a Lisboa.



A bordo viajam, entre outros, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, a viúva do escritor, Pilar del Rio; Maria e Miguel del Rio, irmãos da viúva; Juan José, filho de Pilar del Rio, seis amigos pessoais e o biógrafo do escritor, Fernando Gómez Aguilera.


Sem comentários:

Enviar um comentário