Catálogo da BE

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Em gramática portuguesa.

Em gramática portuguesa
(Mário da Conceição)


Em gramática portuguesa
O que são adjectivos?
Consoantes, vogais
Pronomes demonstrativos?

O que é a morfologia
A nível gramatical?
O pronome pessoal
Sintaxe e filologia?


O que é a ortografia?
Diz-me lá com clareza
Para ter nisso a certeza
Eu andarei em observatório
O atributo ou sucessório
Em gramática portuguesa

Quais são as palavras sinónimas
Que hoje a nossa língua tem?
Dá-me um exemplo também
Das homógrafas e parónimas
Das homófonas e antónimas
Dos pronomes possessivos
E ainda temos os relativos
Quando traduzido na prática
Diz-me lá: em gramática
O que são adjectivos?

O que são proposições
O sujeito, o predicado
Apóstrofo ao continuado
Advérbios, conjunções?
O que são interjeições
Artigos e numerais?
E com tal ditongos orais
As letras do alfabeto
Quais são elas concretas
Consoantes, vogais


Dividir uma oração
Nem todo o leitor o sabe
Pela parte que me cabe
É preciso muita atenção
Fixar bem a lição
São os principais motivos
E dos modos afirmativos
Eu pergunto aos mais atentos
O que são complementos
Pronomes demonstrativos?

Sem comentários:

Enviar um comentário