Catálogo da BE

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pela primeira vez a nossa escola está a participar no projeto EntrePalavras. Promovido pelo JN, este estimulante fórum, destinado aos alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) vai já na sua 8.ª edição, sempre a formar cidadãos mais esclarecidos e exigentes, capazes de ler o mundo em que vivem, com conhecimentos mais aprofundados e capacidades de argumentação acima da média.
O seu grande objectivo é centrado num tema, debater uma tese suportada em argumentos que, por sua vez, a equipa contrária deverá rebater, estimulando a leitura e a troca de ideias num aceso confronto de pontos de vista entre escolas de Norte a Sul do país!
Para o ano lectivo 2011/2012, o fórum arrancou já no início do 1.º período e o término está previsto para Junho, mantendo a estrutura das últimas edições:

- Debates nas Turmas e Interturmas - a decorrer dentro de cada escola inscrita;
- Campeonatos Distritais - realizados entre as escolas apuradas de cada distrito;
- Fórum da Leitura e Debate de Ideias - grande final a nível nacional que reúne as duas escolas vencedoras de cada distrito.
A 8.ª edição do “Entre | Palavras” contará com uma comissão de honra, mais uma vez apadrinhada pela jornalista Fátima Campos Ferreira e por outras personalidades conhecidas da nossa sociedade. Os temas para este ano são:

  • "Poupança"

tese: "A poupança é uma atitude, uma forma de estar na vida, pratica-se diariamente nos gestos mais simples – no apagar da luz; no uso dos transportes públicos; no tipo e quantidade de alimentação que fazemos, etc."

  • "Honestidade"
tese: "Para quê ser honesto quando à nossa volta tudo é corrupto e parece que os desonestos é que têm sucesso?"
  • "Criatividade".
tese: "A criatividade tem mais a ver com a motivação do que com a inteligência, sendo essencial para a resolução de problemas!"

Assim, no dia 13 de fevereiro, tivemos entre nós uma equipa responsável pelo projeto. Esta sessão foi preparada pela professora Fátima Castro, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Envolveu os alunos do 9.º F e o debate aconteceu no seio da própria turma. O tema escolhido foi a honestidade. tratou-se de um debate animado onde os alunos tiveram a oportunidade de expor as suas ideias e retirar dúvidas acerca da dinâmica do projeto. 
No final, a equipa responsável ofereu um conjunto de JN, um livro a cada aluno e uma coleção de livros à Biblioteca Escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário